Primeiro de tudo, acredito que seja necessário contextualizá-los sobre do que se trata Máscaras e de qual universo ele pertence. Máscaras compõe a Trilogia Não Pare! lançado lá atrás de forma independente (o primeiro livro) na Amazon e depois publicada pela Editora Valentina.

Na história acompanharemos Nina, uma garota a princípio normal, mas que sempre levou uma vida de cigana com a mãe. A verdade é que Laila sempre escondeu um grande segredo de Nina, mas que após um terrível acidente é revelado e Nina descobre que a vida que sempre julgou ser sua, não passava de uma farsa, um disfarce, uma tentativa falha de fugir do real perigo, da personificação da sua própria morte. Mas… o que fazer quando você se apaixona pelo seu ceifador?

Lembrar da trilogia Não Pare! e da autora FML Pepper e lembrar um pouco da jornada do Estante Diagonal. E como lá atrás, ele dava os primeiros passos para ser um pouquinho do que ele se tornou hoje. Acho que quando fiz a resenha do primeiro livro eu não imaginava duas coisas, que o blog viraria algo tão fundamental na minha vida e nem que a história da Pepper caminharia e cresceria tanto, conquistaria fãs por todo o canto e que proporcionaria uma certa nostalgia sempre que eu voltasse para estas páginas e para o mundo de Zyrk.


Máscaras, são histórias da trilogia Não Pare!, mas mais do que contos, é um presente para os fãs que acompanharam tudo de perto desde o início. São pequenos fragmentos de personagens esquecidos, detalhes que podem ou não fazer toda a diferença para você, mas que também guiarão o leitor para novos rumos e quem sabe, despertarão um sopro de esperança para a história e vida desses personagens.

Não se engane caso ache que teremos mais apenas de Rick e Nina. Teremos claro, mas a autora foca muito mais em outros personagens da trama. Na perspectiva dos mesmos, no decorrer da trilogia e como ficaram depois de tudo. E para você fã da trilogia, lembra do fatídico episódio na Catacumba de Malazar? Aposto que você, assim como eu, ficou morrendo pra saber o que viria depois naquilo. Bem, aqui você saberá um pouco mais e este foi o primeiro agradecimento que fiz a Pepper, pois muita coisa ficou martelando a minha cabeça após Não Fuja!

Personagens como Guimlel, Samantha, Ismael e Kaller terão seus momentos aqui e até o próprio Van der Hess. Então preparem-se! As histórias são curtinhas e bem sinalizadas pela autora quanto a cronologia dos fatos e em que fatia tal episódio se encaixa na história. Aqui temos a verdade por trás de cada segredo, de cada palavra não dita e de cada atitude desses personagens e nossa, como é bom receber isso do autor.

A verdade após tudo isso, é que a autora abre muitas outras portas, que podem ou não ser abertas, mas também fecha outras, mas eu acho que isso é só um pouquinho do que significa todo este universo que a Pepper criou, como ele é grandioso e o quanto pode ser explorado. Nem tudo foi respondido e talvez nem devesse, o que só contribui para que o leitor fique sedento por mais. É uma narrativa que foi pensada do início ao fim por Pepper, desde a ordem dos trechos até o final.

O mesmo acontece com a edição, que como as anteriores, está incrível. Mas confesso que nesta a Editora Valentina caprichou. A edição possui uma capa soft touch, com detalhes em dourado que se destacam no fundo bordô. Na diagramação é possível ver as fases na lua conforme as páginas viram e isso é mágico. É um detalhe simples, mas que traz um significado sútil à leitura e as histórias que são contadas aqui.

Vale ressaltar, caso não tenha ficado claro, que esta é uma leitura completamente dependente da trilogia e por este motivo também, que optei por não detalhar o cunho das histórias. Mas se serve como incentivo, uma menção honrosa para os capítulos narrados por Samantha, uma guerreira que provavelmente não foi completamente compreendida, mas que lutou por sua posição num mundo onde mesmo as mortes, são machistas. Confesso que após conhecê-la melhor criei uma certa empatia e admiração por ela e vibrei por conhecer seu desfecho e por ser ao lado de quem foi.

Mas de forma geral, comentar detalhadamente sobre todos os narradores é dar muito spoilers e não haveria sentido algum. Mas se você já leu Não Pare!, Não Olhe! e Não Fuja! você pode optar por ler ou não este livro, mas se você terminou o terceiro volume assim como eu, desejando por mais e por explicações, tenho certeza que Máscaras será um deleite. e é. A leitura permite mais aprofundamento e todas as revelações serão recompensadoras, eu juro.

Agora só basta pedir, Pepper que tal escrever mais heim?

  • Máscaras
  • Autor: FML Pepper
  • Ano: 2018
  • Editora: Valentina
  • Páginas: 274
  • Amazon

rela
ciona
dos