Você conhece os fatos que ajudaram o nosso país a ser como é hoje? E os problemas pelos quais nossos antepassados passaram para que nossa pátria funcionasse da maneira como funciona hoje?

Sim, eu sei, essas histórias são contadas em salas de aulas dos colégios ou em algum livro muito chato e didático. E é por causa disso que a Editora Planeta está trazendo uma série de livros que recontam as passagens mais importantes da história do Brasil de uma maneira menos cansativo, mais sucinta e de fácil absorção.

Como a própria citação da capa do livro diz, esta é uma história prática e descontraída desse país doido. E sim, o livro consegue entregar aquilo que promete, abordando nada menos que 45 assuntos, que aqui são tratados em capítulos. A divisão é objetiva e a maioria tem menos de 10 páginas, dando uma dinâmica maravilhosa para a obra, se desenvolvendo rapidamente, sem que o ponto levantado se torne maçante e sem perder o nível de importância que as informações passadas têm para o conhecimento.

Entretanto, o primeiro capítulo foi o mais difícil de ser absorvido por mim, é uma parte que sempre considerei mais chata da nossa história e falará sobre a colonização. Aliás, o livro é construído de maneira cronológica, começando no passado mais distante de nosso país, como o descobrimento, e chegando aos dias atuais, o que é um ponto positivo da construção. Mas depois do primeiro capítulo a leitura flui mais e ganha rapidez. A obra é cheia de ilustrações e a sua diagramação é bem variada, destacando partes mais importantes do texto, fazendo-o perder um pouco da roupagem didática que livros com a temática normalmente possuem.

O capítulo mais longo da obra de Walter Solla e Ary Neto é o que trata a “Era Vargas” e tem 21 páginas. Nesta sessão o tema é dividido em subcapítulos, que falarão de pontos específicos deste período. Desta maneira, mesmo o trecho mais longo, consegue ser absorvido com mais facilidade pelo leitor.

Porém, como nada foi muita novidade pra mim, este viés didático do livro fez eu me sentir de volta aos tempos de escola enquanto o lia, já que ele traz informações bem estudantis e uma visão extremamente neutra sobre cada um dos assuntos, mesmo se utilizando de uma estrutura de enredo completamente leve e diferente da que nos apresentavam na época de escola. O que está ali, se você é o público adulto, é sim conteúdo que já vimos em nossas vidas, sem nenhuma novidade e sem se aprofundar muito em cada assunto, opinando ou mostrando efeitos bons e ruins do que está sendo relatado.

O fato é que Se Liga Nessa História do Brasil tem um público alvo bem definido, os adolescentes que estão aprendendo sobre a história do Brasil na escola, e para eles esse livro se torna muito importante, por que ensina a história de uma maneira bem mais descomplicada e até com um certo bom humor, diferente do método utilizado por muitas escolas. Essa dupla de escritores consegue com sucesso deixar bem mais leve a árdua tarefa de estudar.

A edição é ótima, uma capa diferente, colorida e chamativa. Outro Planeta é o selo juvenil da editora, com tem enfoque em romances nacionais e internacionais e títulos de não ficção como guias e livros de fãs. Por este selo já saíram livros de autores já conhecidos do público adolescente, como no caso do livro Você Sabia? da dupla de apresentadores Daniel Molo e Lukas Marques. Outro exemplo é o livro Como Sobrevivi aos Anos 90, de Danilo Nogy. Walter Solla e Ary Neto, são fundadores do canal Se Liga Nessa História, são professores e tentam passar para os alunos uma forma diferente de aprendizado.

E aí, está pronto para saber a história do Brasil de uma maneira diferente? Este será o livro ideal para você!

  • Se Liga Nessa História do Brasil
  • Autor: Walter Solla e Ary Neto
  • Ano: 2019
  • Editora: Outro Planeta
  • Páginas: 296
  • Amazon

rela
ciona
dos