Já falei aqui, em outra resenha, o quanto eu admiro a escrita de Valter Hugo Mãe. Neste ano, a Globo Livros publica pela primeira vez um livro de contos do autor. Eu curto muito ler contos, então estava ansiosa para ver o que Mãe tinha para apresentar nesta obra, e só posso falar que a grandeza do que li é indescritível.

São onze contos, que conversam sobre os mais diversos assuntos, desde sonhos, amor aos livros e animais até amigos imaginários. Adorei todos, são textos que falam muito da essência do ser humano e do que há de mais profundo em nossos sentimentos. Mas eu preciso destacar dois deles O Rapaz que Habitava Livros e Bibliotecas, nesses dois Valter faz uma declaração de amor aos livros e a tudo que tiramos de uma leitura. Eu fiquei tão apaixonada que não consegui destacar uma frase só neles. os contos são perfeitos do início ao fim.

O livro é bem fininho e muito rápido de se ler. São poucas páginas para cada conto, mas os textos são cheios de sentimentos e possuem muita profundidade em seu conteúdo. O livro possui ilustrações, que são simples, porém cheia de significados e uma introdução, escrita pelo maravilhoso Mia Couto. A escrita de Hugo Mãe é simples, mas profunda, bonita e poética. Uma leitura cheia de metáforas sensíveis e delicadas. É sempre muito complicado para mim falar sobre a escrita do autor, pois é muito difícil descrevê-la, Mãe é sutil e original, e tem um modo próprio de contar uma história simples, tornando-a bela e comovente.

Sabia perfeitamente o que acontecera. Tinha um pássaro no coração. Era, assim mesmo, o lugar mais decente para aprisionar um animal de estimação.

Contos de Cães e Maus Lobos é um livro para quem ama contos e o fato de que podemos tirar muito deles em poucas páginas. Aqui temos a prova de que para se absorver uma leitura não precisamos de muitas palavras, mas sim de um texto completo em seu objetivo. Os fãs do autor precisam obrigatoriamente ler esta obra, pois Hugo Mãe, através de seu tom poético, toca os mais profundos e bonitos sentimentos.

  • Contos de cães e maus lobos
  • Autor: Valter Hugo Mãe
  • Ano: 2019
  • Editora: Biblioteca Azul
  • Páginas: 96
  • Amazon

rela
ciona
dos