No vídeo que lancei nesta semana no canal falei um pouco sobre alguns livros, denominados para o público infantil, mas que conseguem cativar uma conexão com pessoas de todas as idades, seja através das camadas por trás da história central, detectável pelas crianças, mas também pelas lições transmitidas ou pela identificação que a pessoa possa ter com a obra.

Separei alguns desses livros para falar mais com vocês, mas o restante você pode conferir no vídeo abaixo. Aproveita e se inscreve no canal, isso me ajuda muito e você ainda pode ficar por dentro de tudo que ando criando paralelamente com o conteúdo do site.

Jumanji e Zathura

Eu fiquei bastante surpresa ao descobrir que Jumanji e Zathura eram histórias infantis. Talvez a impressão tenha vindo dos filmes que apesar de apresentarem personagens crianças, tem uma pegada de aventura, envolvente para toda as idades. Jumanji já tinha sido lançado aqui no Brasil pela finada Cosac Naif e agora a Darkside Books relançou numa edição ainda mais bonita.

Ambos são livros ilustrados pelo autor Chris Van Allsburg. E Jumanji irá apresentar um jogo de tabuleiro encontrado num parque pelos irmãos Judy e Peter, o jogo se apresenta sendo algo mágico, pois os perigos que os jogadores enfrentarão ao longo das casas que percorrem para venceram, como animais reais e outros elementos da selva, se provam reais. O livro foi adaptado em 1995 para os cinemas e expandiu o universo do livro, onde apresenta novos personagens e uma aventura ainda mais desafiante. Pode-se dizer que Jumanji irá transmitir uma mensagem de trabalho em equipe, união entre irmãos e amizade.

O mesmo acontece com Zathura, onde Danny e Walter, que aparecem ao final de Jumanji, encontram um jogo, mas desta vez com a temática do espaço. Aqui os efeitos do jogo também ganham vida, revelando um universo mais perigoso, visto que a aventura se passará no espaço e os personagens irão interagir com uma raça alienígena, com chuvas de meteoros e até buracos negros. A história também foi adaptada para os cinemas em 2005 e neste livro fica ainda mais evidente a mensagem de união entre irmãos, visto que Danny e Walter iniciam a história já em conflito, e sendo dois meninos, um mais novo que o outro, conseguimos perceber ainda mais as diferenças entre ambos. Eu acho muito bonito o fato que admiração do irmão mais novo, Danny, cresce ao longo da história, quando através da sua coragem e proteção, Walter se mostra como um heroi para o irmão.

Além disso, na minha opinião, a história e o filme de Zathura de mostram visualmente mais bonitos.

Amiga Ursa

Foi lançado mês passado e apresenta um traço fofo e colorido, de autoria de Guilherme Francini. Apadrinhado por Rita Lee, no livro a vovó Ritinha vira um personagem e ensina para as crianças a importância de possuir responsabilidade e respeito com a natureza e com os animais. O livro apresenta a história real da ursa Marsha, rebatizada de Rowena após o resgate dela como um primeiro passo para o seu recomeço. A história da “ursa mais triste do mundo” virou notícia nacional e depois de muita luta, acabou vivendo dias mais felizes no Rancho dos Gnomos, um santuário para animais que sofreram maus tratos em circos e zoológicos.

A editora ainda enviou duas máscaras para a criançada brincar, uma de Ritinha e uma de Rowena. Se você tiver a oportunidade, folheie este livro nas livrarias, eu tenho certeza que as cores e a história irão lhe encantar, assim como eu, que já conhecia a história desta linda ursinha, mas que ganhou ainda mais meu coração.

Além de apresentar uma história muito bonita para as crianças, ao adquirir o livro você pode ajudar o Rancho dos Gnomos, já que parte das vendas será direcionada a instituição.


Tem mais alguma dica de livro infantil que pode contribuir com esta lista? Deixe nos comentários!

rela
ciona
dos