Onde Dorme o Amor é o segundo volume do coletivo literário TCD, que teve seu início nas redes sociais e que hoje ganha as prateleiras de todo o Brasil. O primeiro volume nasceu após a tendência que se seguiu dos textos curtos somados a ilustrações, mas que se apresentaram como mensagens extremamente poéticas e profundas. Alguns exemplos já lançados por aqui são os livros Tudo Nela Brilha e Queima, Outros Jeitos de Usar a BocaA Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro.

Confira a resenha do primeiro volume

Neste segundo volume, focaremos no amor, não só o romântico, mas demonstrando todas as complexidades das relações humanas, seja entre amigos, namorados ou entre familiares. A sensibilidade mantida no primeiro volume se preservou neste novo livro e aqui haverá espaço para que além do amor, os autores trabalhem também sentimentos como o perdão e a cura, também em seus diversos aspectos.

Eu acabei lendo estes volumes fora de ordem, iniciei pelo segundo e depois disso, por curiosidade, acabei escutando o primeiro depois que soube do lançamento dele no Ubook, um aplicativo de áudio livros. Acabei me afeiçoando mais ao primeiro volume e acredito que vocês entenderão os meus motivos. É notável que os textos, por serem escritos por jovens, atingirá um público maior dentro desta faixa etária. Eu, como já passei por muitas das situações compartilhadas, não me senti tão tocada. Talvez o sentimento certo seja causado pela nostalgia que os textos me transmitiram, da certeza de que aproveitei meu tempo em que as maiores dores eram causadas pelo coração.

Acho que a gente vai ficando mais velho e acaba ficando sem graça, mas muitas das situações compartilhadas nos textos de Onde Mora o Amor, para mim não fizeram tanto sentido. Mas é importante ressaltar isso, o livro e os escritos contidos aqui vão conversar com os leitores de diferentes formas e está aí a mágica da poesia. Você pode fazer a releitura desse livro em momento muito específicos da sua vida e as reações serão as mais variadas, tenho certeza.

Funcionando ou não para mim, existe muita verdade nesses textos e por isso destaco a essência diversificada das palavras. Neste segundo volume, diferentemente do primeiro onde apenas o Igor Pires contribuiu, contamos com a presença de mais duas autoras, Letícia Nazareth e a Malu Moreira. A Gabriela Barreira continua assinando o design do livro, assim como no primeiro, e o que mudou foi o ilustrador da vez. Neste quem assina as ilustrações que acompanharão os textos é Julio Almeida.

Por fim, finalizo esta resenha dizendo que independentemente da sua identificação com a leitura, a mensagem de Onde Dorme o Amor é uma só e isso é compartilhado em cada detalhe da obra. Este é um manifesto em prol do amor próprio a da aceitação acima de qualquer coisa. Tendo isso como enfoque, os escritores, minuciosamente, compartilham com o leitor momentos especiais, íntimos e reveladores, explorando todas as nuances que provamos (ou provaremos) em um relacionamento.

Destaco muito os textos do Igor que irão abraçar aquele leitor que busca apenas ser. Sem dúvidas, seus escritos foram os que mais me emocionaram.

  • Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente - Onde Dorme o amor
  • Autor: TCD
  • Ano: 2019
  • Editora: Globo Livros
  • Páginas: 256
  • Amazon

rela
ciona
dos