Hey Guys! Estou sumida, eu sei, mas tem dois especiais por ano aqui no Estante que eu sempre me organizo para participar: Oscar e Halloween. Esse ano estou aqui para trazer para vocês uma breve listinha indicando os 5 melhores filmes ou séries de 2018 e 2019. Vamos nessa?

Marianne

Sinopse: De volta à cidade natal, uma famosa escritora de livros de terror descobre que o espírito que atormenta seus sonhos está provocando o caos no mundo real.

Confesso que até agora esta foi a melhor surpresa do ano. Sempre que estreia algo de terror e afins na Netflix já aparece nos lançamentos, por algum motivo, essa não apareceu! Estava eu pesquisando algo novo para olhar, quando me deparo com Marianne. Comecei a assistir sem nenhuma expectativa, esperando mais do clichê de terror, mas me surpreendi, e bastante. É uma série de terror que tem um enredo muito legal e original, o que convenhamos, está escasso nos dias atuais. Se você é como eu, amante de um bom e velho terror, tanto em livros quanto em séries e filmes, vai ter uma grata surpresa no enredo dessa série, e claro, nos sustos! A primeira temporada tem 8 episódios e a Netflix ainda não se pronunciou se haverá segunda temporada. Ficaremos na torcida!

A Maldição da Residência Hill 

Sinopse: Entre o passado e o presente, uma família dividida confronta memórias assustadoras do antigo lar e dos eventos aterrorizantes que os expulsaram de lá.

Ano passado, nesta época do ano, era lançada uma das melhores séries de terror já produzidas (na minha humilde opinião, claro). A série com 10 episódios, inicialmente apresenta-se como a clássica história de casa mal assombrada, mas no decorrer dos episódios, os personagens vão sendo aprofundados e visualizamos como um mesmo passado sombrio pode refletir de diversas maneiras no futuro de cada um. Diversas perspectivas da mesma história vão sendo apresentadas ao espectador até o êxtase dos episódios finais. Tudo regado com sustos e aflições! A segunda temporada já está sendo produzida, com lançamento previsto para 2020. O criador deste universo amedrontador já mandou um recado para os fãs: “…já acho que está muito mais assustador que a primeira temporada, então estou muito empolgado.” Preparados? Eu não vejo a hora de conferir!

Um Lugar Silencioso

Sinopse: Em uma fazenda nos Estados Unidos, uma família do Meio-Oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.

Um Lugar Silencioso chegou ano passado fazendo um estardalhaço. Só se falava nele, o filme em que nenhum personagem falava nada! Este com certeza é o ponto chave desse filme, mas não só isso, e sim tudo que envolve. A tensão desenvolvida pela completa ausência de sons (com sua vida dependendo disso), a trilha sonora impecável e atuação de Emily Blunt colocam este filme na minha singela listinha de melhores de 2018 e 2019! Apesar de todos os elogios, este filme foi indicado em somente uma categoria para o Oscar 2019 (Melhor Edição Som), perdeu para Bohemian Rhapsody. Se você não conferiu ainda, fica a dica!

It – Capítulo 2 

Sinopse: Vinte e sete anos depois dos eventos que chocaram os adolescentes que faziam parte do Clube dos Perdedores, os amigos realizam uma reunião. No entanto, o reencontro se torna uma verdadeira e sangrenta batalha quando Pennywise, o palhaço, retorna.

Eu sou louca por Stephen King. Já falei em outros posts que fiz aqui (já faz tempo, eu sei), e ando meio parada nas leituras, mas lançou um livro/filme/série do King, pode apostar que estarei lá gastando meus reais! Com It – Capítulo 2, não foi diferente. Apesar de ser uma  King Lover, sou bem pé no chão, e tem algumas adaptações e até mesmo livros que eu não gosto muito (exemplo mais recente: In The Tall Grass). Ainda bem que com as duas produções recentes de It não aconteceu isso! Tanto o primeiro como o segundo filme tem um tipo de terror trash, e achei o segundo filme mais pesado que o primeiro. Considerei muito bem pensada a ideia de fazer a parte 1 do filme das crianças e a parte 2 deles enquanto adultos. Permite que quem não leu o livro consiga entender com facilidade a história.

Além disso, outro aspecto que foi muito bem acertado são os atores escolhidos para os personagens adultos. Todos talentosíssimos e coerentes com as crianças (meu queridinho McAvoy que dispensa comentários). E claro, é impossível não falar do sempre impecável Bill Skarsgad com seu inconfundível sorriso Pennywise.

OBS: Minha irmã não é muito parâmetro, mas ela foi comigo no cinema assistir ao filme, e no primeiro terço desistiu. Colocou os fones de ouvido e ficou olhando um desenho sobre cegonhas no celular (ela vai me matar por isso)!

Halloween

Sinopse: Quatro décadas depois de escapar do ataque de Michael Myers em uma noite de Halloween, Laurie Strode precisa confrontar o assassino mascarado mais uma vez após ele escapar de uma instituição. Mas, agora Laurie está preparada.

Para fechar esta lista, não podia deixar de fora a continuação deste clássico do gênero terror/horror. Halloween – A Noite do Terror foi lançado em 1978 e a ideia inicial não era que fosse uma franquia. Apesar disso, outros 9 filmes foram lançados, sendo o do ano passado, o décimo da lista. Como os filmes 2 a 9 acabaram sendo mais do mesmo, nesse décimo filme eles desconsideram tudo que se passou entre estes e conectaram-se direto com os fatos ocorridos no filme original. Sempre que tem um remake ou uma continuação de um clássico, todo mundo fica atordoado pra saber como vai ser, e, na maioria dos casos, não fica muito bom. Felizmente, não foi o que ocorreu em Halloween. Tem alguns aspectos bem comerciais, e também não gostei muito das partes focadas em tentar entender a “mente” de Myers, mas no geral foi um bom filme de terror/suspense, com bons sustos e algumas tomadas diferentes do convencional. Se você é um amante dos clássicos vai amar, mas quem não viu o filme de 1978 também pode assistir que vai entender sem problemas.

Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado desta singela listinha e aproveitem!
Partiu halloween!

rela
ciona
dos