A morte é interpretada de diversas maneiras pelos diferentes povos e culturas ao redor do mundo. Com isso, temos uma diversidade de datas e celebrações dedicadas aos nossos entes queridos já falecidos. Aqui no Brasil, no dia 2 de novembro é celebrado o Dia de Finados. Entretanto, na nossa cultura, esse momento tende a ser melancólico e de visitas aos cemitérios.

Confira a resenha de Para Toda a Eternidade

De modo contrário, outras culturas entendem a morte como uma dádiva e a visita a seus entes como um momento de alegria na vida das pessoas. Devido a isso, as celebrações costumam ser alegres, regadas a muita música e fartura de comidas. Um caso bastante conhecido é o Dia dos Mortos, que ocorre no México entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro. 

Entretanto, outro festival muito interessante, que está relacionado com o tema, mas poucas pessoas conhecem é o Festival dos Fantasmas Famintos, que ocorre em alguns países asiáticos. De origem chinesa, a tradição afirma que ao sétimo mês do calendário lunar, as almas dos mortos retornam do submundo e vem para Terra. 

Dentre as comemorações realizadas no Festival dos Fantasmas Famintos, ou Yu Lan em Chinês, os principais eventos são a queima de incenso e de papel. Além disso, há também a queima de dinheiro representativo, altares, rituais, shows e bastante oferta de comida e de jantares. Segundo a tradição são coisas que agradam aos fantasmas. 

O intuito das oferendas são de amenizar as angústias e sofrimentos que possivelmente essas almas podem ter, pois, acredita-se que eles vivem num mundo intermediário, entre o mundo dos vivos e o mundo dos espíritos. 

O evento é reconhecimento pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. E aqui no Brasil, como há uma forte influência da cultura asiática e em algumas localidades, como na cidade de São Paulo, existem inclusive bairros de famílias asiáticas tradicionais, o evento é comemorado nos templos budistas. 

Infelizmente, apesar da beleza do festival e da sua importância para a cultura oriental, o evento ainda é pouco conhecido e divulgado. Caso você tenha ficado curioso e se interesse, vale a pena dar uma pesquisadinha e conhecer um pouco mais sobre esse festival. Quem sabe não participar de uma comemoração?

Viva – A vida é uma festa (2018)

Bom, e como estamos falando de fantasmas, em pleno clima de Halloween, não poderia deixar de mencionar umas dicas de filmes, com esses que são nossos queridinhos do mundo do terror, para curtir o feriado!

Ícone clássico do tema, Os Caça-Fantasmas é um filme famoso de comédia americana, que foi lançado inicialmente em 1934, e que já possui uma nova versão, e que promete agradar a todos. Para aqueles que preferem filmes infanto-juvenil, temos o famoso Casper (Gasparzinho, O Fantasminha Camarada), de 1995, e Viva – A vida é uma festa, que foi lançado recentemente pela Disney.

Este último, inclusive, venceu o Oscar de Melhor Canção Original, com Lembre de Mim, música que falará sobre o papel da memoria na manutenção do afeto. O filme, atravez do menino MIguel e sua família irá destacar que o amor deve estar na lembrança de quem cuidou de nós e não obrigatoriamente na presença física que temos com nossos parentes. A ideia fortifica a ideia de estarmos próximos de nossos antepassados mortos. É um filme infantil, mas que fala tanto sobre o luto, nossa relação com a morte e cultura mexicana através do Dia dos Mortos.

Enfim, para quem é fã de filmes de terror mais adultos, vale a pena também dar uma conferidinha em Personal Shopper (2017), Hotel da Morte (2011), Os Espíritos (1996) e Ainda Estamos Aqui (2015)Depois conta pra gente o que você achou! 😉

rela
ciona
dos