Star Wars é uma série de filmes que superou as telas de cinema e que ganhou diversas outras vertentes, uma delas obviamente, foi o mundo literário. Os filmes geraram diversos livros e quadrinhos inspirados na eterna luta entre Resistência e Império, alguns considerados cânone a história original ou outros não.

Sendo assim, não é muito simples entender a sequência das obras que enchem nossas livrarias, histórias que abordarão as mais diversas sagas em épocas diferentes, e é sobre uma dessas histórias paralelas que se trata a trilogia lançada pela Universo Geek, a história do temível Darth Bane, único sobrevivente da Última Batalha de Ruusan.

A trilogia se inicia com Caminho de Destruição, mostrando como o império estava enfraquecido e como não havia ninguém para comandar a liderança dos Siths, surgindo assim um garoto, que se destacava entre os servos do lado sombrio como um ótimo guerreiro, cheio de força e engajado nas causas maléficas de perpetuação do império na galáxia.

No segundo livro Regra de Dois, Darth Bane já está estabelecido como líder dos Siths e procura inserir na sua “turma” as suas regras, formando a sua equipe para as batalhas. A já estabelecida regra de dois, que nasceu através da filosofia que determinava que apenas dois Sith poderiam existir em um mesmo momento do tempo, eliminava assim as lutas internas pelo poder. Ou seja, só poderia existir um mestre e um aprendiz, um exemplo conhecido é Darth Sidious, mais conhecido como Palpatine e Darth Vader.

Sendo assim, pronto para colocar sua política em prática, ele encontra a aprendiz ideal para seus planos. Zannah possui uma ligação muito forte com o lado sombrio da força, se mostrando como um elemento-chave na luta para destruir os Jedis e dominar a galáxia.

Neste livro acompanharemos também Johun Othone, padawan do mestre Jedi Lorde Hoth, morto pelo próprio Bane, que deseja provar seu valor indo atrás de quem matou seu mestre, mesmo que todos acreditem que os Sith já não existem mais.

Sendo Regra de Dois uma obra de meio e transicional, ela é mais arrastada, com menos ação de fato, apesar de ainda apresentar Siths e Jedis buscando conhecimento e novos poderes. O próximo volume, Dinastia do Mal, lançado a pouco tempo pela editora, retratará o fim desta história, mas o que posso adiantar que é repleto de ação, cheio de reviravoltas e permeado de confrontos, encerrando então a trilogia em grande estilo.

Esta história completa faz parte da série de livros de Star Wars denominada “Legends”, que respeitam o universo criado pelos filmes, mas criam histórias a parte dele, que não têm nenhuma ligação direta ou responsabilidade em manter o cânone cinematográfico.

Os três livros lidam pouco com a disputa entre lado negro e a resistência pela galáxia, se atendo ao confronto interno pelo poder do Império e dos Siths, mas isso não significa que não existam batalhas épicas e lutas de sabres de luz ou blasters. A ação está extremamente presente nos livros, com descrições dignas das versões cinematográficas, fazendo o leitor terminar as obras desejando que um filme sobre essas histórias seja também lançado pela Disney.

Além da história de Darth Bane, a série “Legends” conta ainda com livros sobre Han Solo, Leia e até outras histórias sobre diferentes Darths presentes nessa galáxia mega distante. Atualmente os livros estão distribuídos entre a Universo Geek e a Aleph, que recentemente perdeu os direitos sobre as obras. Ainda não temos informações para onde estas obras foram ou se foram realmente adquiridas por outra editora, mas o que nos resta é torcer.

Apesar de todas as histórias que conheci com as leituras dos livros sobre Star Wars, com a trilogia de Darth Bane consegui sentir a essência da série original, as batalhas épicas, as lutas interplanetárias, a galáxia completamente fora de ordem e todos os lugares conhecidos e amados que conhecemos através dos filmes. Se tornando assim, uma das minhas séries preferidas!

Star Wars: Darth Bane é escrito por Drew Karpyshyn, ele é canadense, responsável por grandes roteiros de jogos de vídeo game, o que o deixa com uma enorme experiência para escrever livros nesse estilo, além de outras obras sobre Star Wars ele também é responsável por livros de Mass Effect. Talvez por esses motivos ele tenha sido o autor de livros de Star Wars que mais gostei de ler.

E você, gosta da saga de Star Wars? Estão ansiosos para o novo filme?

  • Rule of Two (Star Wars: Darth Bane, #2)
  • Autor: Drew Karpyshyn
  • Tradução: Felipe C. F. Vieira
  • Ano: 2018
  • Editora: Universo dos Livros
  • Páginas: 304
  • Amazon

rela
ciona
dos