Em De Volta Para Casa fomos apresentados aos diversos portas existentes no universo da série Crianças Desajustadas e entendemos que cada criança tem uma experiência única no mundo do qual realmente pertence. Após conhecer diversas dessas crianças no primeiro volume, agora chegou a vez de começar a conhecer mais profundamente cada uma delas e o local para onde foram levadas uma vez, antes de chegarem ao Lar de Eleanor.

Confira a resenha de De Volta Para Casa

Assim somos levados para a história das gêmeas Jack e Jill. Jacqueline sempre foi a filha perfeita para sua mãe, ensinada de forma rígida, se preciso, a ser extremamente educada e silenciosa, ela sempre estava vestida da forma mais pomposa possível. Jillian era a aventureira e a corajosa e sempre estava vestida com roupas masculinas. A mãe queria a filha perfeita e o pai queria um menino, por isso as criavam assim. A verdade é que logo nas primeiras páginas percebemos que a família de Jack e Jill tem problemas, e que seus pais projetavam desejos nas filhas que só descobriram o que era afeto de verdade quando a avó estava por perto.

Elas só tinham cinco anos quando perceberam isso e aos doze, enfim, encontraram um caminho que as levou diretamente para seu mundo ideal, um mundo mágico chamado Charneca do qual se sentiriam completas, mas que também estavam repletos de provações.

Assim que conheci o mundo de Jack e Jill percebi que dificilmente um outro se sobressairia sobre este, um mundo permeado de mistério, criaturas perigosas e referências a muitos clássicos do qual sou apaixonada. Claramente Seanan se inspirou nos clássicos de terror para criar o mundo das gêmeas, como Frankeinsten e Drácula, assim as Charnecas são habitadas por cientistas, criaturas, morte e escolhas difíceis. Aqui a desunião entre as irmãs criada pelos próprios pais, irá se perpetuar, mas de uma forma muito mais cruel.

Gostei muito da forma como é trabalhada o amor fraterno neste volume e o fato da autora continuar priorizando personagens representativos, sem precisar haver um motivo para isso. Mesmo sendo gêmeas, elas são opostas e isso se reflete em seu mundo e em suas escolhas, é um contraste interessante de perceber e a forma como a autora encontra para inverter os papeis durante a narrativa dá um tom mais instigante para o leitor. Logo no primeiro volume da série, ambas me chamaram a atenção e agora lendo suas histórias, isso dá sentido ainda mais para a minha avaliação.

Mesmo numa história tão breve, a autora trata sobre o amadurecimento das personagens, sobre o olhar que elas próprias possuem sobre si e o que realmente buscam. A relação familiar será outro tópico fundamental para o desenvolvimento do enredo e como isso é a base para a nossa formação como humanos. A família que tanto nos agrega, também pode causar danos irreparáveis e é mais ou menos isso que teremos debatido aqui.

Falando sobre a ambientação, a descrição das Charnecas é muito vivida para o leitor. É impossível não imaginar o castelo do Mestre e a casa do dr. Bleak, a vila e toda a paisagem assombrosa que permeia estes elementos. A narrativa de Seanan é implacável nisso e se destaca quando temos uma história que brinca entre o mundo contemporâneo e o mágico criado por ela.

Se no primeiro volume temos a porta de entrada para este universo (evitando qualquer trocadilho aqui com a história), os próximos volumes expandirão ainda mais o universo criado por Seanan McGuire, ira trazer complexidade para personagens tão interessantes e a profundidade da qual cada um merece, assim aquela sensação de que “faltava” alguma coisa da primeira leitura logo vai embora.

Entre Gravetos e Ossos é mais uma aventura mágica, de leitura fluida, com algumas reflexões e parte de um universo mais do que amplo. Foi uma experiência ainda melhor e me vejo fisgada totalmente por esta história. Estou louca para conhecer ainda mais sobre os outros personagens dessa aventura.

  • Down Among the Sticks and Bones
  • Autor: Seanan McGuire
  • Tradução: Cláudia Mello Belhassof
  • Ano: 2019
  • Editora: Morro Branco
  • Páginas: 192
  • Amazon

rela
ciona
dos