O Amor Não é Óbvio é uma história que foi publicada originalmente no Wattpad, plataforma que muitos autores usam para publicar seus trabalhos de forma independente e gratuita. Elayne Baeta conta aqui a história de Iris Pêssego, uma adolescente que vive às margens da sociedade escolar, sem chamar a atenção de ninguém. Mas ela é apaixonada por Cadu Sena, o menino mais popular da escola, que namora a garota mais popular, Camila Dourado. Ela só não esperava que Cadu e Camila, o casal perfeito, terminasse. E muito menos que Camila aparecesse namorando uma menina: Édra Norr. Iris fica obcecada por descobrir a razão pra Camila ter feito isso, e começa um “experimento científico”: ela vai estudar Édra Norr de perto para entender por que Camila trocou o Cadu por ela.

Esse livro tem coisas boas e coisas não tão boas. Acho que o ponto alto é ter um protagonista lidando com suas descobertas sexuais de uma maneira bastante natural. Iris foi criada dentro de um “padrão”, então ela tem certeza de que é apaixonada pelo Cadu, tem certeza de que é hetero. Mas ela começa a se sentir cada vez mais confusa enquanto conhece mais Édra, e essa evolução acontece de maneira muito natural. Não é forçada, nem apressada. Ao longo da história, a Iris vai conhecer mais pessoas e mais do mundo LGBTQ+ da cidade em que ela mora, e gostei da preocupação da autora de incluir personagens bastante diversos num romance adolescente.

O problema (ou talvez a sorte) em se despedir de algumas pessoas, é que elas vão, mas elas ficam.

A Iris é uma protagonista muito fácil de se apegar: ela é engraçada e genuína, não parece uma personagem. Ao mesmo tempo que vive o clássico clichê de ser apaixonada pelo garoto mais popular, uma das melhores amigas é sua vizinha de 68 anos, Dona Símia, com quem ela passa as tardes vendo a novela Amor em Atos. Esses detalhes fazem com que ela seja muito autêntica. Édra Norr também é uma personagem interessante, mas um pouco estereotipada. Na verdade, acho que a autora pensou em fazer exatamente isso: pegar o clichê de bad boy com bom coração e passado conturbado, que rouba o coração da protagonista inesperadamente. Só que aqui o bad boy é uma menina, o que torna o clichê não óbvio!

Mas tem algumas coisas que me incomodaram durante a leitura, porém. Uma delas é o ritmo da história, que às vezes foi muito arrastada para mim. E eu mencionei que a história foi publicada no Wattpad porque acho que isso fica bastante visível na construção dos detalhes dessa história. Os nomes dos personagens, a relação deles na escola, algumas situações, tem bastante a cara de filmes americanos de High School, e isso me incomodou um pouco, porque não é muito próximo da realidade brasileira.

Meu maior problema foi com relação à melhor amiga da Iris, a Poliana. Ela é completamente obcecada em perder a virgindade. É o único assunto com o qual ela conversa com a Iris, basicamente, e isso me irritou por dois motivos: primeiro, porque queria ter visto uma amizade feminina mais bem construída, e segundo porque não acho que isso reflita a realidade dos adolescentes no ensino médio. De novo, parece muito uma coisa de filme de Hollywood. Felizmente, o primeiro problema é resolvido mais para o fim da história, o que me deixou bastante contente.

De maneira geral, acho que é um bom livro para um público mais jovem, mas que poderia ter um ritmo um pouco mais bem distribuído para cativar ainda mais o leitor. Mesmo assim, é uma história necessária, cheia de representatividade, e que pode ser muito divertida para os leitores jovens.

Nota: existem algumas passagens no livro que foram apontadas como transfóbicas pela comunidade LGBTQ+. A autora veio a público explicar que escreveu a fala citada com base na experiência dos seus amigos trans, e que não pretendia cobrir todas as experiências de pessoas trans possíveis.

  • O Amor Não é Óbvio
  • Autor: Elayne Baeta
  • Tradução: -
  • Ano: 2019
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 392
  • Amazon

rela
ciona
dos