O Que Acontece em Londres é o segundo volume da trilogia Bevelstoke, da autora de romances de época mais amada do Brasil, Julia Quinn. Os três livros já foram publicados pela editora Arqueiro, o primeiro com o título de História de Um Grande Amor e o terceiro com o título Dez Coisas que Eu Amo em Você

Olivia Bevelstoke é a moça mais cortejada do momento, toda semana ela diz não para pelo menos um pedido de casamento. Ela sabe que uma hora vai ter que casar, mas no momento não consegue achar ninguém interessante a esse ponto. Para piorar, sua melhor amiga, depois que casou, foi morar longe dela, com isso ela está se sentindo só. Então volta e meia ela se encontra com outras moças da cidade. É e em um desses chás da tarde que Olivia fica sabendo mais sobre seu novo vizinho, Harry Valentine. Ao que tudo indica ele matou sua própria noiva.

Em um primeiro momento Olivia fica descrente dessa fofoca, contudo ela resolve que pode espioná-lo. A janela de seu quarto fica de frente para a janela do escritório de Harry, assim Olivia passa os dias atrás da janela vendo seu novo vizinho. Ela logo percebe algo de misterioso nele, que passa o dia todo dentro daquela sala. Mas o motivo de ele ficar o dia todo em seu escritório é profissional, Harry trabalha para o Departamento de Guerra Inglês, traduzindo documentos. Além disso, ele tem treinamento de espião, e por isso, logo percebe que está sendo observado constantemente pela vizinha. 

Ao conhecê-la, Harry percebe que não há perigo vindo de Olivia e logo se tranquiliza, contudo sua preocupação dura pouco. Um príncipe Russo, suspeito de conspirar contra a Inglaterra chega a cidade e começa a cortejar Olivia, que obriga Harry a espionar a moça. Essa aproximação vai mostrar a ele que Olivia é muito mais que uma linda bisbilhoteira.

Que Romeu e Julieta, que nada. Olivia estava mais para A megera domada.

Essa é minha sétima leitura de livros da Julia Quinn. Eu leio poucos romances de época, mas gosto muito do gênero. Julia tem uma criatividade enorme nos livros dela, e isso que me atrai. Aqui em O Que Acontece em Londres, ela vai apresentar uma trama com muitos elementos legais: a fofoca de que Harry matou sua noiva, o fato dele só vestir preto, o estranho comportamento dele que passa o dia todo, e, às vezes boa parte da noite, dentro de seu escritório, as tardes em que Olivia passa atrás da cortina espiando o vizinho e o estranho príncipe russo que chega a Londres. Todos esses acontecimentos juntos deixaram a história mais dinâmica e interessante, pois sempre tem algo peculiar acontecendo. A escrita da autora é muito fluida e gostosa de ler, como sempre. Eu gostei muito da forma prática que ela desenvolveu a narrativa, pois como os diálogos são engraçados, a trama evolui muito bem.

O que eu mais gostei no livro, sem dúvidas, foi do protagonista. Harry Valentine é o tipo de homem que vai além de um rosto bonito (risos). Ele é um homem inteligente, cheio de assuntos, engraçado e muito interessante. Olivia, que eu já conhecia do livro anterior, também é uma mulher inteligente. Ela adora ler as notícias e está sempre por dentro do que está acontecendo. Se eu não tinha gostado tanto do casal do primeiro livro, esse aqui eu adorei. 

Era uma situação bastante inusitada, estar sentado no peitoril da janela, lendo um livro horroroso para lady Olivia Bevelstoke, a donzela mais desejada da alta sociedade.

Olivia Bevelstoke e Harry Valentine fazem o típico casal apaixonante e perfeito. As cenas fofas entre o protagonistas me tiraram sorrisos, pois achei a todo momento que eles faziam um belo casal. Eu só queria uma coisa, que eles falassem mais deles, eu senti falta de um desenvolvimento, principalmente de Harry, pois ele tocou em um assunto interessante envolvendo sua família. O tema é muito importante e poderia ter sido mais explorado. Através de Harry somos apresentados a seu primo, Sebastian Grey, que serpa o personagem principal do último livro da trilogia. Mas adianto que em um primeiro momento gostei dele, estou curiosa em ver como ele vai se comportar em Dez Coisas que Eu Amo em Você.  

Como normalmente acontece nas continuações de romance de época, este segundo volume segue a linha cronológica dos acontecimentos do primeiro, mas pode ser lido como uma história independente caso você não se importe com spoiler do final do livro anterior. Os personagens de História de Um Grande Amor não aparecem nesse, são somente citados.

O Que Acontece em Londres é uma continuação superior, pois é mais gostosa e divertida. Como sempre falo sobre os romances de época que leio, o livro é perfeito para os fãs do gênero. Julia Quinn sempre vai ter lugar entre minhas leituras.

  • What Happens in London
  • Autor: Julia Quinn
  • Tradução: Thaís Paiva
  • Ano: 2020
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 288
  • Amazon

rela
ciona
dos