Love is | Puuung

06 ago, 2019 Por Joi Cardoso

Puuung, ou Dami Park, é uma ilustradora sul-coreana e Love is é uma série criada por ela lançada semanalmente através do Grafolio, uma plataforma on-line onde ilustradores do mundo inteiro podem divulgar e compartilhar seus trabalhos. A ideia é dar suporte a novos ilustradores independentes que estão buscando um espacinho neste meio. Legal né?

A ilustradora de Love is, é a artista mais popular atualmente do Grafolio e posta desde 2014, todas as terças e sextas-feiras na plataforma. Mas afinal, o que é Love is?

O projeto nasceu da vontade de Puuung de provar para si mesma que poderia ser uma boa ilustradora. Já na faculdade de animação, ela começou a fazer um desenho por dia para ela mesma. Os desenhos pairavam entre as coisas que ela gostava, pessoas ao seu redor e até peças de arquitetura.

Segundo ela, o amor é algo que todos são capazes de entender, então por que não ilustrar pequenos fragmentos desse sentimento e compartilhar com as pessoas? É o sentimento que inspira Puuung a retratar coisas do seu cotidiano e experiências, mas não necessariamente coisas que realmente acontecem com ela, mas que facilmente você poderá se identificar.


Durante a leitura isso e perceptível e é muito legal encontrar nas ilustrações da artista momentos tão corriqueiros entre um casal. Tudo compartilhado com o leitor, seja um momento de diversão, o fato de dividir uma leitura, a companhia confortante dos nossos bichinhos ou o fato de assistir um filme juntos. Aqui Puuung ilustra diversos momentos do amor e do que é o companheirismo.

Eu achei muito bonito o traço da artista, lembra um pouco quadrinhos mais retrôs, mas o que realmente me chamou a atenção foi o modo como ela cria o cenário ao redor dos personagens. É impossível você terminar a leitura não querendo morar em um chalézinho de dois andares. Acho que é meu sonho! As ilustrações são divididas por páginas e contam com uma legenda, que acaba agregando a imagem.

Acho que a ideia de Puuung apesar de parecer simples, consegue captar nos pequenos detalhes o que é escolher dividir uma vida, se doar, ser dois. Suporte, parceria, amizade e amor são coisas que devem caminhar juntos para que um relacionamento funcione, tendo isso certo é só aproveitar todos os pequenos e grandes momentos felizes. Afinal, o amor não se encontrar nas grandes declarações, mas também nas pequenas atitudes, nos lugares que as vezes estamos muito dispersos para nos darmos conta.

Eu terminei esta leitura com o coração quentinho, adorei a sensibilidade que encontrei nesses quadros e se pudesse compartilharia com o mundo. Aliás, você pode entender o que tô falando através das redes sociais da autora. Eu tenho certeza que você vai querer garantir a sua edição depois de conhecê-la melhor e se gostar, recomendo também a leitura de Soppy, também da Editora Rocco!

Love is é uma leitura rápida, mas cheia de significado. Um livro que ilustra a essência do amor, que acaba se escondendo nos pequenos gestos do nosso dia a dia, independentemente da situação.

  • Love is
  • Autor: Puuung
  • Tradução: Gustavo Figueiredo
  • Ano: 2019
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 208
  • Amazon

rela
ciona
dos