Frozen: Uma Aventura Congelante - Crítica

Frozen

Lançamento: 3 de janeiro de 2014
Com: Kristen Bell, Idina Menzel e Jonathan Groff
Gênero: Animação - Aventura

Fazia muito tempo que a Disney não me prendia em uma animação musical. Para ser sincera, já nem me lembro a última vez que me desloquei até o cinema para ver um filme desse gênero e tenho que falar a verdade, aos plenos 25 anos de idade eu sai no cinema com borboletinhas na barriga!

Além de ter uma mensagem bem diferenciada - ele deixa de lado o famoso clichê dos contos de fadas que se baseia no amor a primeira vista entre o príncipe e a princesa e o viveram felizes para sempre. O filme foca em outro tipo de amor, o fraterno.

Baseado originalmente (não muito) no conto de fadas de Hans Andersen, A Rainha da Neve, Frozen levou para casa duas premiações do Oscar, a de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original. Canção esta executada com louvor pela interprete de Elza no filme Idina Menzel e mais tarde integrando a trilha sonora do filme por Demi Lovato com a música Let it Go (Livre Estou, por Ana Encarnação, em Português).

No reino de Arendel, Elsa e sua irmã mais nova Anna, são melhores amigas e se adoram. Elsa é dotada de poderes mágicos e pode criar gelo e neve. Sem muito controle sobre eles, em uma de suas brincadeiras, Elsa acaba acertando Anna acidentalmente que acaba se machucando gravemente. O Rei e a Rainha do reino resolvem isolar as duas irmãs para o bem e integridade de Anna. Criadas há anos no mesmo castelo e separadas, ambas crescem solitárias e tristes.


Com a morte dos seus pais e Elsa atingindo a idade necessária para a sua coroação como rainha, Anna se enche de entusiasmo em ver o castelo cheio de gente novamente. Enfim poderá ter uma vida normal ao lado de sua irmã. Empolgação esta que não atinge Elsa que ainda tem muito medo de machucar alguém.

Em sua coroação algo acontece e Elsa acaba congelando todo o reino e se isola no alto da montanha. Mesmo sozinha, lá Elsa pode usar sua mágica livremente. E é ai que encontramos a outra mensagem do filme, aquela que todo o ser humano busca não é mesmo? A liberdade de poder ser e agir como realmente somos.

Com fé na mudança da sua irmã, Anna decide ir buscar Elsa no alto da montanha, pois acredita que ela pode sim controlar seus poderes e trazer de volta o verão para o seu reino. No meio desta aventura ela consegue a ajuda de Kristoff um homem das montanhas, seu alce Sven e o queridinho boneco de neve Olaf, este que irá te tirar muitas risadas ao decorrer do filme. O personagem é dublado no Brasil pelo ator e humorista Fábio Porchat.

Como qualquer sucesso de bilheteria mundial, Frozen nos garante muitas diversão e entretenimento para todas as idades, além da uma mensagem super positiva. A única coisa que me deixou chateada foi saber enquanto preparava esta resenha que nos créditos finais no cinema (bem no final) apareceram cenas adicionais do filme.

17 comentários

  1. Oi, Flor! Tudo bom?
    Amei Frozen de verdade. Muitos do meus amigos ficaram semanas falando do filme e nada de eu assistir. Ou seja, acabei criando AQUELA expectativa com o filme, e ela não foi atendida. Achei que o filme iria falar da Elsa, mas conforme fui assistindo, achei que ele falaria da Ana e no fim, não falou nem de uma nem da outra. Mas gostei muito, como você disse é super fofo, adorei as músicas que de fato, pegam rapidamente e isso é de tirar o sono.
    Ando muito triste com a Disney pois a qualidade caiu muito de uns tempos para cá, as personagens tem os mesmo traços, e os traços de paisagens, de tudo perdeu muito a qualidade. Um filme que saiu a pouco e que achei maravilhoso tanto em história quanto detalhes foi A Origem dos Guardiões, que é meu preferido e sempre que posso, assisto! Adorei você ter trazido Frozen com sua opinião e para discussão também! <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê! tudo bem?

      Nossa não conhecia esta nova animação, estou por fora, mas vou dar uma procurada e se possível assistir.

      Eu amei Frozen, concordo em certos pontos mas mesmo assim fiquei toda boba e feliz com o resultado final e mensagem do filme.

      Volte sempre. Bjs

      Excluir
  2. Frozen me prendeu de um jeito que eu nem sei explicar. Como você, eu também não lembro qual foi o último musical da Disney que me cativou de verdade, apesar de AMAR animações.
    Como diz lá no trailer "sincero", "for the first time in forever it's as good as lion king".
    Acho legal porque ele traz diversos assuntos à tona, como você citou acima, principalmente mostrando a relação das irmãs e o fato de que uma princesa consegue ser autossuficiente, e isso é retratado por todo o filme.
    Enfim, amei ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oinnn <3 meu amor muito feliz em ver você por aqui! Realmente, e como era de se esperar nossas ideias batem hahaha!

      Frozen me deixou toda boba amei muito =)
      Volte sempre Thaina

      Beijos Joi - Lori

      Excluir
  3. Esse filme vai ficar marcado na minha vida pra sempre. Eu assisti ele todo em inglês na Inglaterra, ainda bem deu pra entender ele direitinho. Mas o que marcou foi o fato de eu ter assistido só eu e minha irmã que eu não via faz 1 ano e meio. A gente foi assistir sem ter a mínima ideia do que se tratava o filme, eu saí emocionada haha Foi lindo.
    Enfim, adorei seu post, seu blog, tudo.

    Beijos,

    Luana Tenório - http://ameninadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sem mentira quando li seu comentário me arrepiei hahaha, muito legal saber que te tocou o filme, por se tratar de um amor fraterno não teria companhia melhor pra você vê-lo né?!
      Impossível Frozen não ter deixado uma marquinha pra você e para a sua irmã tbm!

      Lu obrigada pela visita volte sempre viu?!
      Bjs

      Excluir
  4. Eu amei esse filme, assim como você, me vi com plenos 24 anos tão empolgada quanto as criancinhas que estavam na sala de cinema! Eu vi dublado (o que aumenta o número de crianças presentes) e adorei a dublagem do Fábio Porchat! Sei de gente que não curtiu muito, mas eu adorei e ri horrores com o Olaf

    Sem falar naquela parte que a Elza samba na cara das outras princesas falando "Você não pode casar com cara que você acabou de conhecer!". Amei! Ri litros

    Beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Babi hahaha samba na cara mesmo! EU amei! E o Fabio ficou perfeito como Olaf ^^
      Beijos

      Excluir
  5. Oiee, tudo bem?

    Eu adorei esse filme. Mas achei que as canções deixaram um pouco a desejar, Claro que Let it Go é single, mas normalmente as músicas da Disney ficam na sua cabeça sabe? Senti um pouco de falta disso em Frozeen. O filme é bem diferente daquele padrão, Disney, né? Mais que o casal o que prevalece é o amor de irmãos e isso foi o mais legal!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel realmente até esqueci de comentar achei até a parte musical excessiva demais com letras fracas mas Let it Go foi perfeita, e deixou as outras de lado!

      Eu amei Frozen, e ainda me pego cantarolando o single =)

      Beijos Joi

      Excluir
  6. Oi Joi, tudo bem?
    Esse filme é muito lindo, sério. Quando assisti pela primeira vez fiquei com uma vontade enorme de ter uma irmã. Fazia muito tempo que a Disney não acertava, espero que as próximas animações continuem no mesmo nível.
    Flor, só corrigindo uma coisa na sua resenhas: Hans é aquele energumino metido a príncipe encantado, a rena se chama Sven.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda!! Vou arrumar, troquei os nomes! Que vergonha!

      Beijos Joi

      Excluir
  7. Já ouvi falar tanta coisa linda desse filme que não vejo a hora de assistir ;p
    haha

    bjss

    www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jessica! Nossa corra para ver, Frozen com certeza vai te passar uma mensagem ótima!

      A Disney depois de muito tempo esta de parabéns!

      Beijos Joi

      Excluir
  8. Ainda não vi esse filme.. mas se é dos criadores de Wreck It Ralph, com certeza vou amar!

    http://prologuesepilogues.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Miriam! é sim!

      Tenho certeza que vai amar!

      Beijos Joi

      Excluir
  9. Para minha Frozen é um dos filmes de maior sucesso que a Disney tem tido nos últimos anos. Um dos meus personagens favoritos é Olaf, na voz do ator Josh Gad, que como vemos no recente filme Padrinhos Ltda. Sem dúvida, essa história veio para conquistar os corações de crianças e adultos.

    ResponderExcluir