Se Eu Ficar - Crítica

If I Stay

Lançamento: 4 de setembro de 2014
Com: Chloë Grace MoretzMireille EnosJamie Blackley
Gênero: Drama

Lembram na resenha do livro Se Eu Ficar da autora Gayle Forman? Cliquem aqui para lembrar! Então, nesta resenha eu disse que voltaria para contar o que eu achei sobre o filme. Demorou mas eu assisti e agora vou contar tudo que senti.

Não falarei nada sobre o enredo pois já falei tudo na resenha que por sinal, não consegui dar mais do que nota três. Para mim, o livro se limitava a ser apenas bom, ele não conseguiu me emocionar da maneira que imaginei, coisa que o filme fez e muito bem.

Primeiramente, eu não poderia imaginar atores melhores para o papel de Mia e Adam. Sem dúvidas, Chloë Grace Moretz foi perfeita no papel, ela conseguiu passar exatamente as expressões, passar toda a intimidade com o violoncelo (a atriz aprendeu a tocar) e conseguiu refletir todo o drama da personagem em sua decisão crucial. Os flashbacks não foram maçantes como no livro, e graças a Deus os dilemas repetitivos dela ficar ou não, estão na medida certa.


Se Chloë foi perfeita, Jamie Blackley foi predestinado para viver Adam, Jamie desde pequeno teve contato com a música e no filme ele canta e toca de verdade, o que torna toda sua atuação real demais para mim. Foi ele o responsável de ressuscitar a minha simpatia por Mia, simplesmente a chamando de Hall, durante todo o filme ♥ Ambos atores se entregaram de corpo e alma para esta história, e se sentir tocado por tudo isso foi apenas consequência.

Tudo isso acompanhado por uma bela trilha sonora, que emociona por si só, criada e composta exclusivamente para o filme. Willamette Stone, no livro Shooting Star existiu e gravou as seis músicas presentes no filme, com direito a videoclipe e tudo, inclusive a música que Adam compõe para Mia no final, chamada Heart Like Your. Chorei muito mais que no livro, me emocionei muito mais, sofri junto com os personagens, senti seus impasses da maneira que o livro não conseguiu. Pela primeira vez, a adaptação superou a obra.

E o final? Não sei se a Warner fará ou não a continuação da história de Adam e Hall, mas notei que no enredo preferiram deixar de fora um gancho importante no discurso final de Adam para Mia, que justifica o início do livro Para Onde Ela Foi, mas eu entendi, caso não houver um próximo filme, o público pode entender qual foi o verdadeiro final do casal.

Como não se sentir agradecida pelo diretor R. J. Cutler e seus produtores? mantendo a mesma conclusão, deixando o final totalmente aberto para o público que acompanhou a obra e para aqueles que estavam assistindo a história pela primeira vez, a mensagem maior foi passada com maestria, e o melhor foi, agora, sentida por mim. Sim, eu mordi minha língua. A música definitivamente, é a terceira protagonista, o personagem que faltava no livro para me emocionar.

53 comentários

  1. Oiii Joi!
    Não li o livro mas chorei horrores assistindo ao filme.
    Antes eu estava com um preconceito bobo, pela história ter se popularizado muito, achei que eu não ia gostar. Mas como você, mordi a língua também e curti demaais o filme!
    Já tive a experiência de namorar um cara que tem banda e é exatamente o que acontece com a Mia, o cara tem que ir pra outra cidade e tem a coisa das meninas sempre em cima.. E foi bem nessa hora que o filme mais me emocionou porque lembrei de todas as coisas que eu passei e tal...
    Agora quero muito ler o livro!
    Além do que eu amo a atriz desde que ela fez Kick Ass haha

    Beeijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rai, deixa te falar, ficar com "pré-conceitos" em cima de livros/filmes modinhas é pura bobagem, se é modinha é por que é BOM e vale a pena! ;)

      Excluir
  2. Olha primeiramente tenho que dizer que tive o privilegio de ler os dois livros, sinceramente amei os dois, mas o meu preferido mesmo foi o segundo livro que foi o que mais me encantou por ter sido no ponto de vista de Adam e também por ter tido muitas explicações durante as páginas. Já no livro SE EU FICAR eu achei que a personagem me passou pouca emoção. Aquelas partes que ela ficava no hospital ficou um pouco estranho seila, pois queria que acontecesse mais coisas sabe? Ai quando eu assisti o filme eu acabei me surpreendendo, porque achei que foi MELHOR. Adorei como a atriz protagonizou a personagem e de como ela soube lidar com cada detalhe. Simplesmente maravilhoso. Eu amei. Até vontade de chorar em algumas partes eu tive quando ela tava reunida com a familia numa fogueira cantando aquela musica que agora n me lembro o nome. Mas tipo, simplesmente lindo. Agora torço para que eles fazem sim a continuação de PARA ONDE ELA FOI para os cinemas, porque adoraria ver eles juntos novamente. Seria muito bom. Mas vamos aguardar né? A gente não sabe hehehehe

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh ainda não li Sil, mas só vejo elogios e dessa vez confio, me apaixonei tanto pelo ator que baixei todas as músicas! Amei o filme e quero o segundo também! Beijos

      Excluir
  3. Eu ainda não li o livro, e se eu for assistir ao filme com certeza vou ler o livro primeiro...
    Adorei o post!
    É a primeira vez que passo por aqui, adorei o blog, já estou seguindo
    Estou recomeçando meu blog, gostaria que você visitasse e seguisse de volta se gostar.
    Muito obrigada e muito sucesso
    http://femmefilles.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Joi!

    O livro está nas minhas próximas leituras, dessa vez eu assisti o filme primeiro e me apaixonei, ele é muito lindo né? Estou ansiosa para começar a leitura, tenho certeza que ela não irá me decepcionar, assim como o filme não me decepcionou!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kétrin, sinto lhe dizer =/ o livro vai te decepcionar, não se compara ao filme =/

      Excluir
  5. Olá Joi...
    Adoro ler seus comentários sobre filmes, ainda mais sobre aqueles que ainda não assisti, como é o caso de "Se eu ficar". Mesmo tendo uma história com bons momentos, ainda não me fez sentir aquele "feeling" para assistir. Não sei como explicar, mas ainda não me deu aquela vontade de sentar e assisti-lo, sabe? Quem sabe mais pra frente...

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que quando tiver a oportunidade tu possa ver Fer é lindo...o filme OK?!

      Excluir
  6. Oi Joi, tudo joia?
    Então mulher, na época que ele entrou em cartaz no cinema, não veio para o daqui da minha cidade, fiquei bem chateada, mas uma amiga baixou ele e estou aqui no meu computador para ver, eu adorei o livro por incrível que pareça, pois não sou muito fã do gênero, e estou lendo comentários super positivos sobre o filme. Estou bem curiosa rs',

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Adorei a sua resenha do filme. É muito difícil o filme ser melhor que o livro, e esses é um dos motivos que me faz querer assisti-lo. Espero conseguir ler o livro em breve, pois prefiro ler o livro antes de assistir o filme.
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é difícil, mas este é uma exceção! Beijos

      Excluir
  8. Só vi o filme, e já ouvi falar que ele é melhor que o livro. Minha avaliação não foi tão positiva, infelizmente. Vai sair resenha no blog, onde explico melhor!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou lá conferir e entender seus motivos! Beijos

      Excluir
  9. Oie,
    eu li o livro, mas ainda não vi o filme.
    Gostei bastante. Tinha lido sem expectativas e me surpreendi.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me surpreendo Vanessa, o livro para mim foi bem mais ou menos

      Excluir
  10. Eu li o livro e quero muito ver o filme, eu não estava tão empolgada porque quando vi as fotos do filme eu não achei o Adam muito legal, não era nada do que eu tinha imaginado mas a sua resenha me fez repensar um pouco, espero que eu goste dele quando assistir ^^

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você,Chloë foi a escolha perfeita pra interpretar a Mia.
    E o Jamie também foi uma escolha boa pra interpretar o Adam.
    Se nós choramos com o livro,imagine com o filme (eu ensopei meu cobertor).
    Tomara que façam a continuação,mas se não fizerem pelo menos tem o livro.
    Amei a resenha do filme.
    Abraços
    Bruna do blog: Cantinho da Bruna -
    @blogcantinhoBL



    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    eu não li o livro nem assisti ao filme. Mas, li milhares de resenhas sobre os dois com as mais diversas opiniões. Alguns adoraram, outros nem tanto. Mas a maior parte das opiniões é que o livro é bom, mas que o filme é melhor. Que engraçado né? Haha.
    Não pretendo mais ler o livro nem ver o filme.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Roberta, justamente por ser um enredo cheio de opiniões já faz da leitura algo curioso, tomara que você mude de ideia! Beijos

      Excluir
  13. Oi Joi, tudo bem?
    Estou escrevendo meu comentário ao som dessa música deliciosa que você postou <3
    Eu adorei o filme, talvez até mais que o livro.
    A adaptação deu mais enfoque ao romance e me comoveu em diversos momentos.
    Espero, sinceramente, que haja continuação.
    Os atores foram perfeitos, não poderia haver escolha melhor ;)
    Beijo grande ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda né Thati é a música que ele compõe para a Mia! Ainn preciso da continuação também, o final é aberto demais no filme, já no livro temos mais ou menos uma noção né?! Beijos

      Excluir
  14. Amiga não li o livro e não sei se leria, sei que tem a continuação, mas o filme é simplesmente lindo! A sua trilha, é bom saber que os atores cantam e tocam, o melhor é o romance, seu problemas e sua intensidade.... Espero que filmem a continuação também hehehe

    Pri ;*
    http://closettgarden.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li o livro e por isso não vi o filme, mas espero gostar do filme :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. AHHHHHmmm A cada postagem lida só penso: Ok! Tenho que ler logo para finalmente ver esse filme!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Adorei o livro e não vejo a hora de assistir ao filme, não deu pra r no cinema então vou esperar o DVD, sua resenha me deixou animado em assistir!.
    Beijos
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha te influenciado positivamente Gui! Beijos Joi

      Excluir
  18. Também achei os atores perfeitos para os papéis. Conseguiram interpretar de forma que a gente acreditava de olhos fechados no amor deles!
    O que que tem de diferente no discurso? Eu não li o livro :( e nunca entendi a existência de uma continuação, muito provavelmente por isso mesmo.
    E ah, as músicas são maravilhosas! Eu vivo ouvindo Today, ficou melhor que a original, ainda mais com aquela voz <333

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "O Desafio de Ferro", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, no livro o Adam da outra "alternativa" contando que ela volte, ele diz que ela pode querer nunca mais olhar pra cara dele, por que entende que olhar para ele seria relembrar de toda a família dela...mas que mesmo assim ele queria que ela ficasse...enfim o gancho do segundo livro.
      Beijos!

      Excluir
  19. Oiee ^^
    Não sei quem me fez chorar mais, se foi o livro ou o filme. Adoro os atores e acho que eles fizeram um ótimo trabalho ♥ esperando ansiosamente notícias de Para onde ela foi *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiii Joi!

    Ainda não vi o filme! Acho que como não gostei muito do livro fiquei desanimada em ver o filme, e tudo o mais. Não sei quando verei mas sua resenha me animou um pouco sim! Acho que os atores acrescentam bastante a adaptação e vai conseguir emocionar bem mais que o livro, e nos envolver.. é o que espero!

    Vou ver o filme e espero gostar tanto quanto você! Torcendo hahaha

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que sim Caah! Fui surpreendida!

      Excluir
  21. Ai, caceta! Tinha escrito um comentário GIGANTE e quando dei "publicar" minha internet caiu ¬¬

    ENFIM, concordo totalmente com você, o livro deixou a desejar e antes mesmo de chegar na metade eu já estava pensando "acho que essa história vai ficar melhor num filme" e bom, ainda não vi. Mas com certeza vou correr para ver (e em breve vou fazer resenha do livro lá no blog)

    Beijão, Joi!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainnn vou ler com certeza Babi e com certeza a adaptação ficou mil vezes melhor! Beijos Joi

      Excluir
  22. Oi Joi

    Realmente o filme é muito melhor que o livro e o ator que faz o Adam é um gatinho rsrs

    Quero muito o segundo filme que vai ter mais Adam rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oii, Joi! Eu vi "Se Eu Ficar" há um tempinho, sem ter lido o livro e não gostei do filme :( Talvez por não conhecer o trabalho do Jaime Blackley, talvez por ter achado que a Clhoe Moretz fez caras e bocas demais e por ter detestado aquele final rs Mas ainda assim não foi uma experiência extremamente ruim, adorei a relação da Mia com a música e com os pais, por exemplo.
    Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tici, vc fez errado menina, ao ler o livro tu entende o enredo, no filme você tem a emoção que no livro não pode ter! ;) Leia o livro e veja o filme novamente tu vai entender...

      Excluir
  24. Joi o que você disse na sua resenha resume quase tudo o que eu senti quando assisti o filme !!!
    Eu chorei como uma pobre coitada, rsrsrs, tudo por causa desse filme !!!
    A Chloë é uma graça !!! Eu busco assistir todos os filmes que ela fez, e a cada novo filme eu percebo que ela cresce mais e mais como atriz, nunca me decepcionando !!!
    Até hoje eu não li o livro, eu comprei quando ele chegou nas livrarias, mas decidi esperar a poeira baixar e todo o fala-fala que rolou em torno da história diminuir, para que quando eu me sentisse livre e motivada eu pudesse ler o livro com calma !!! Pretendo fazer isso em breve !!! Afinal, é para isso que servem as férias, rsrsrsr
    Adorei a sua resenha, e fiquei muito feliz de saber que gostou do filme !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  25. Particularmente me emocionei mais com o livro, porém isso não tirou o brilho da adaptação, que realmente foi muito bem trabalhada em todos os quesitos e me deixou muito satisfeito, também pela atuação da Chloë - concordo quando diz que ela foi perfeita. O tipo de adaptação em que sentimos prazer em assistir, o que poderia acontecer com todas.
    Acabei percebendo que muitos os leitores de "Se Eu Ficar" gostaram do filme, mas quem conhecia a história apenas pelo filme não sentia o mesmo. Achei isso no mínimo curioso.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho Ricardo eu não peguei o feeling do livro, faltou a emoção, e no filme foi a flor da pele. Beijos

      Excluir
  26. Olá Joi,

    Eu gostei do livro, mas espera bem mais, creio que o livro seja muito bom, pois a escrita facilita muito a adaptação....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Joi!!
    Nossa eu não li o livro ainda, mas ni o filme e chorei horrores, horrores, ficou tudo muito bem encaixadinho, a fotografia do filme é linda, os flashbacks são ótimos e acima de tudo a trilha sonora é realmente fantástica, as músicas cantadas por Adam são maravilhosas e até hoje estou tentado a importar a soundtrack só para ter ela em minhas mãos! Não vou negar que como fã de Beyoncé amei que Halo entrou na trilha sonora me arrepiei na hora que comecei a ouvir a música!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Há algum tempo li o livro Se eu ficar, mas como não gostei muito(é meio cansativo,na minha opinião), não me interessei pelo filme.Mas com essa resenha, com certeza vou procurar assistir ao filme.
    Parabéns pela maravilhosa resenha!><

    365 Dias Literários

    ResponderExcluir