Quarteto Fantástico - Crítica

Fantastic Four

Lançamento: 6 de agosto de 2015
Com: Miles Teller, Kate Mara, Michael B. Jordan, Jamie Bell
Gênero: Ação, Fantasia

Depois de 10 anos do lançamento do último Quarteto Fantástico, temos finalmente o reboot. Mas antes de qualquer crítica, vamos as apresentações certo?

Quarteto Fantástico é pela terceira vez adaptado dos quadrinhos de 1961, enquanto a primeira adaptação contava com nosso atual Capitão América, Chris Evan e Jéssica Elba em seu elenco, a adaptação de 2005 também contava com um ponto em seu favor. Na época não existiam muitos filmes de super-heróis, tendo apenas Batman Begins como sua única preocupação. Já em sua nova adaptação o jogo mudou, em uma época em que os super-heróis de consolidaram nos cinemas, é fácil ficar com as expectativas lá no alto. Ainda mais, depois de tantos anos e com a adaptação tão caricata que tivemos no passado. 

A primeira coisa que gostei da nova adaptação, foi a forma que a origem dos heróis foi contextualizada. Agora temos adolescentes prodígios, superinteligentes, que juntos foram integrar um projeto comandado pelo Dr. Franklin Storm (Reg E. Cathey), pai de Sue Storm (Kate Mara) e Johnny Storm (Michael B. Jordan). O projeto tinha como objetivo desenvolver com perfeição a invenção que Reed Richards (Miles Teller) vem trabalhando durante toda sua vida. Uma viagem interdimensional, de ida e volta. Ideia esta que já tinha sido em partes desenvolvida por Victor Von Doom (Toby Kebbell), porém sem sucesso.


Com o sucesso do projeto, era obvio que os créditos da descoberta não ficariam em cima de quatro jovens estudantes. Antes que a NASA se apropriasse de todo o estudo, os quatro jovens e mais o melhor amigo de Reed, Ben Grimm (Jamie Bell) resolvem ser os primeiros a pisarem no planeta descoberto. O Planeta Zero. Nesta viagem, obviamente, algo dá muito errado e a partir disso todos sofreriam consequências com isso.

Eu gostei bastante da origem dos personagens, gostei do drama que se seguiu a partir disso e também da forma que cada personagem lidou com isso. Diferente do filme anterior, não houve a aceitação imediata de todos diante às alterações corporais dos estudantes. É legal ver o quanto alguns acham aquilo totalmente errado, a forma com que se veem como aberrações. Mas também é totalmente compreensível ver e entender o entusiasmo do Tocha Humana com seu novo "dom".


Comparando as duas adaptações, acredito que o filme de Josh Trank se superou em quase tudo. As atuações principalmente, o roteiro, a fotografia, a construção e as motivações de cada personagem, e o figurino muito mais realista. Porém em duas coisas o filme peca e para mim, quando o filme seguia em um nível alto, teve uma decaída grande, tudo por que resolveram colocar no primeiro filme um vilão, o que foi totalmente desnecessário, e como consequência, desperdiçado.

Os efeitos especiais também deixaram muito a desejar, mas não todos, principalmente nas cenas em que a Mulher Invisível está voando. Para mim ficou nítido que ela estava suspensa por cabos, com movimentos rígidos e cautelosos, e eu nem vou falar sobre a peruca da atriz na segunda parte do filme né. Os efeitos em fogo do Tocha Humana também não estão dignos, ficou igual ou muito semelhante ao Tocha de 2005. Já o Coisa está de parabéns! Mas o pior, o que foi a maior decepção do filme, foi a motivação principal do vilão e a participação dele em si na trama.



Assim como ele apareceu, ele foi facilmente combatido por quatro "heróis" que mal tinham controle sobre seus poderes, visto que o vilão, aparentemente, tinha um poder superior. Sério mesmo?! Sei lá, nitidamente conseguimos ver uma decaída grande no filme quanto ao desfecho do vilão, que a propósito, está muito bem caracterizado. O que é uma pena pois senti muito potencial no mesmo. Dizem que isso aconteceu devido a intromissão da FOX no resultado final da produção do filme, mas isso nunca saberemos. Desabafo que o próprio Josh chegou a escrever no twitter e apagando logo depois.

É como se o filme tivesse gastado muitos minutos no começo com teorias e agora tinham pouco tempo para termina-lo com ação. Como resultado, o filme que tinha um início promissor e que prometeu muita coisa através dos trailers, acabou virando mais um filme mediano. Bom para entreter, interessante de se ver, mas só. Em pleno 2015, numa época em que os heróis vêm dominando as telinhas, O Quarteto Fantástico passou despercebido.

47 comentários

  1. Acho que sua crítica foi uma das melhores que li desse filme porque as outras, bem... Melhor deixar pra lá.
    Ainda vou assistir esse filme qualquer dia ou quando o Netflix disponibilizar hahahah
    Beijos
    http://balaiodebabados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi muitas críticas não muito boas sobre esse filme, pra falar a verdade, não estou com muita vontade de assistir, mas valeu a resenha e sua opinião sobre o filme, beijos...

    ResponderExcluir
  3. Oi Joi, tudo bem? Não gosto de filmes de herói, mas gostei muito da sua crítica, foi bastante honestada ressaltando as falhas, mas não deixando de reconhecer os pontos positivos. Gostei dessa receptividade quantos aos poderes, realmente, não dá para achar que é uma coisa normal assim de uma hora para a outra, pena que os efeitos especiais não foram bem trabalhados... é muito ruim quando acontece isso de percebermos os efeitos, e as vezes não consigo entender como alguns personagens conseguem derrotar de forma tão fácil um vilão.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rafa, pra tu ver o efeito de fogo do Tocha é o mesmo que o feito a anos atras. Assim não dá né, estamos em 2015!

      Excluir
  4. Oie Joi, tudo bem?
    Sou fã do Quarteto Fantástico, já tinha assistido todos os outro filmes deles, mas ainda não tive a oportunidade de ver esse, porém confesso que o novo elenco não me agrada muito, e minhas expectativas já estão bem baixas em relação a este novo filme.
    Mas irei assistir.
    Sua crítica foi excelente.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, comparando o primeiro e este, este ainda é melhor.

      Excluir
  5. Oi, Joi! Tudo bem? Ainda não vi o reboot do "Quarteto Fantástico" e não sei se irei conseguir fazer isso por causa da faculdade (:/), mas assim que as primeiras reviews super negativas saíram, desanimei completamente. E depois vieram as reviews mais sinceras e comecei a lidar com a ideia de que o diretor fez um filme bacana que não necessariamente precisava ser o "tradicional filme de super herói", mas a FOX quis meter o bedelho no meio disso tudo e cagou com a produção. Triste isso, porque o Quarteto nem é necessariamente um grupo de heróis, mas uma família e eu queria ver isso sendo explorado. Curti a sua resenha, já estava tão cansada de ler posts cheios de ódio contra o filme e foi bacana ver uma perspectiva mais positiva! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive houve um desabafo do direto no twitter né?! uma pena =/ e um total descaso com os fãs!

      Excluir
  6. Filme ótimo, até o final.
    Fox tentando mudar, fudeu o filme kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo uma contradição em seu comentário hahahaha

      Excluir
  7. Eu estava bem animada pra assistir, mas as críticas me desanimaram. Li tanta coisa ruim que fica pra próxima haha

    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que nesta altura do campeonato você tenha visto em casa Lud ^^

      Excluir
  8. Amo Quarteto Fantástico cada personagem é especial para mim... Li algumas críticas sobre esse filme que me desanimaram muito, contudo, após ler a SUA crítica acedeu-se uma luz no fim do túnel e realmente me instigou novamente.

    ResponderExcluir
  9. Oi Joi, tudo bem?

    Só assisto filmes de super heróis por causa do Bruno, Realmente não sou muito de cinema, exceto se o filme em questão for alguma adaptação de livro que eu curto, contos da Disney, e coisas do gênero. Quarteto Fantástico não chama a minha atenção. E parece que esse foi o pior filme do Quarteto que já fizeram, né? Tenso.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kel, ainda prefiro este filme do que o antigo, mas mesmo assim deixou a desejar!

      Excluir
  10. Ainda não vi o filme, mas ao ler seu post percebi o que ja esperava do filme. Bom saber pois assim não fico tão empolgada pra depois ficar desapontada.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. adorei essa sua critica, concordo com tudoo dela, o filme tinha tudo para ser bom, mas peca naquele vilao desnecessario!.. para mim, tem alguns pontos positivos nesse filme que nao tiveram no outro, assim como tem alguns pontos positivos no outro que nao tiveram nesse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que por ser rum reboot colocaram muitas expectativas no filme, e acabou sendo apenas mais um.

      Excluir
  12. Gostei muito de como você descreveu o filme. Já assisti á todos os outros, mas ainda não surgiu a oportunidade de ver esse, que possuem personagens novos.
    Quero assistir o mais breve possível, e depois de sua crítica posso saber o que esperar dele, com seus pontos positivos e negativos. Adorei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Joi.
    Depois da avalanche de críticas, acabei não assistindo ao filme. Fiquei com os dois pés atrás. Sem falar que o Quarteto não estão na lista dos meus heróis favoritos.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  14. Oi Joi! Eu ainda não me animei para assistir esta nova versão, isso porque o quarteto antigo era tão perfeito na minha opinião, especialmente o Tocha. Quem sabe uma hora dessas dou uma chance.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa mas O Chris é ainda melhor de capitão américa não é mesmo?!

      Excluir
  15. Oi Joi!

    Nossa fiquei tão desanimada para ver esse filme =/
    Eu só vi critícas negativas, eu não sei, se é porque é um remake, e o pessoal gosta mais dos primeiros filmes, ou se é porque ele realmente não foi tudo isso que estavamos esperando. Pelo que eu li da sua resenha, acho que está mais para a segunda opção, o que é uma pena, porque com essa onde de super heróis em alta, eles podiam ter feito uma coisa mais parecida com os quadrinhos! Vamos esperar para ver o que vai acontecer agora né?!

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandi, reboot é sempre expectativas lá no alto. QUem sabe se o filme fosse inédito agradasse, mas como não foi, não teve nada de surpreendente.

      Excluir
  16. Eu estava apostando todas as minhas fichas nesse filme, achei que seria um sucesso e tanto. Entretanto, depois de tantos comentários negativos, com certeza vou esperar sair no telecine. Uma pena que tenha criado umas expectativa tão grande e o filme tenha decepcionado.

    ResponderExcluir
  17. Bom, como não curto filmes relacionados e super heróis, não me interessei nem um pouco por este filme, e também, vi muitos comentários negativos.

    ResponderExcluir
  18. Antes do lançamento do filme, eu realmente estava ansiosa para o Reboot de um filme de super-herói que marcou a minha infância (acho que passava na sessão da tarde, ou algo assim).. Mas, com todas as críticas negativas que o filme vem recebendo, estou com medo de gastar meu dinheiro à toa... Infelizmente, duas coisas que você diz terem te decepcionado (a má construção do Vilão e os Efeitos Especiais) são EXTREMAMENTE importantes para mim...
    Talvez eu resolva assistir um dia, mas por enquanto eu prefiro ficar com o Chris, a Jéssica e o meu 2005 kkk ;)
    Bjs, Juh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHhaha mas prefiro o Chris como capitão américa, muito mais a cara dele. hahaha

      Excluir
  19. Adorooo filmes de super herois, mas o quarteto fantástico eu nunca gostei mto.... nem na epoca com a Jessica Alba eu gostava. Fiquei sabendo desse novo filme e nao tive vontade de ver, sei que os efeitos podem ser melhores do que o filme anterior, mas nao gosto da trama.
    Depois da resenha entao, nao penso em ver mesmo.... odeio qdo o filme tem tudo para ser otimo e começa a desandar.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Adorei sua crítica por que, com toda certeza esse é um dos filmes que já estou marcando para assisti. Não por adorar filmes de super heróis, mas por que o Quarteto Fantástico faz muito parte da minha vida! Estou muito ansiosa para ver, muito mais agora que você disse que é bacana.

    Abraços
    http://www.oraculodeelfos.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie!

    Bom, sou fã de heróis em geral, leio HQs e não perco uma estréia nos cinemas. Porém, sempre tem o dedo podre, e considero O Quarteto esse dedo podre entre os filmes. Uma pena, porque são heróis muito legais, interessantes e poderia dar um excelente filme. Mas, desde a produção ja estava fadado ao desastre, por alguns fatores como escolha do elenco e produção.

    Não assisti ainda porque não pagaria, e depois de ver o maravilhoso Homem Formiga sairia do cinema em coma de tanta tristeza com Quarteto UHAUHSAUH E tédio. Todos os colegas nerds falaram muito mal, e até tentaram gostar, e apontar os pontos positivos, como em sua resenha. Acho que começou bem e foi decaindo até você querer sair da sala do cinema hahaha.

    Triste né? Quem sabe um dia a Marvel pega de volta os direitos e produz algo digno!
    De qualquer forma adorei a resenha e sua opinião.

    Beijo!
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bem isso Cami, até o meio é muito bom tudo. Depois é um pesadelo hahaha

      Excluir
  22. Oi Joi, sua linda, tudo bem
    Desde que vi o lançamento eu não quis ver, porque sou fiel, risos... É que gostei tanto da primeira versão, me acostumei com os atores, não conseguiria ver a mesma história sendo interpretada por outras pessoas. Mas pelo o que falou, até essa parte do vilão e dos efeitos, eles se superaram, o que é bom. Sua crítica ficou ótima!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Cila, convenhamos que o primeiro filme é mais comédia né?! Este tem uma pegada mais ficção, portanto mais a minha cara ^^

      Excluir
  23. Desde que eu vi a escolha dos personagens que eu fiquei com um pé atras sobre esse filme, é uma pena que os efeitos especiais estejam ruins em algumas partes. Se eu assistir vai ser mais por curiosidade. Eu adorava a versão antiga com o chris evans.

    ResponderExcluir
  24. A maioria das resenhas que li desse filme foram negativas, mas ainda tenho vontade de assistir, nem que seja na internet mesmo.
    Mas dos filmes de super heróis que já assisti, acho que esse não é dos melhores...

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu confesso que minhas expectativas para esse filme, que eram altíssima, haviam baixado muito depois de ler a maioria das críticas, que apontavam defeitos imperdoáveis na trama. Apesar de concordar que todo filme tem seus pontos negativos, depois de ler teus comentários acho que darei uma chance a ele. Primeiro porque adoro os atores e os personagens em si, e segundo porque esse negócio de origem realmente me ganhou rs

    ResponderExcluir
  26. Oi Joi!!
    Esse filme foi bombardeado né? Ele conseguiu se sair pior do que o Lanterna Verde, eu pretendo vê-lo amanhã e quero tirar minhas próprias impressões dele, mas já vou com os pés no chão sem esperar muita coisa!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  27. Oi querida,
    Pois é esse ano é um ano de super herois...e confesso que eu e meu excelentissimo não ficamos muito animados em ir assistir essa versão no cinema.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é a era do nerd não adianta e a tendencia é só aumentar!

      Excluir
  28. Oá Joi!
    Não é a primeira crítica que eu leio/vejo que falaram que o filme é muito bom de início, começaram muito bem, mas depois decaiu drasticamente com a entrada do vilão e, inclusive, falaram também que ele não estava muito bem caracterizado.
    Eu ainda não vi. Fiquei curiosa, mas quero assistir ao Os Vingadores: Era de Ultron primeiro.
    Abraços! | Blog Saphy | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assistiu Divana, Os Vingadores é muito superior

      Excluir
  29. Olá Joi, tudo bom?
    Eu li muitas críticas do filme que acabaram me decepcionando e me deixando sem nenhuma vontade de ir assisti-lo, mas antes de tomar qualquer decisão, acho melhor eu ir assisti-lo mesmo rsrs.
    Beijos,

    Paula Santos- http://leitoraneurotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Joi.
    Até que gostei do filme e da forma que recriaram a origem, mas perderam muito tempo nisso e no drama entre os adolescentes.
    Eu entendi como um filme de introdução para outras sequências.

    abraços

    ResponderExcluir