Resenha: Uma Duquesa Qualquer

Título Original: Any Duchess Will Do
Autora: Tessa Dare
Ano: 2017
Editora: Gutenberg
Páginas: 272

Uma Duquesa Qualquer é o quarto livro da série Spindle Cove da autora Tessa Dare lançado pela Gutenberg aqui no Brasil.

Griffin, já fora libertino, mas a sua relutância em se casar está muito além disso. Marcado por um passado, Griffin está decidido em extinguir sua linhagem e o 8º Duque de Halford seria o último. Para convence-lo do contrário, sua mãe, a duquesa, decidiu levar o filho até Spindle Cove, o paraíso das jovens belas e solteiras. Lá ele seria obrigado a escolher a dama que desejasse. Se ela não transformasse a jovem em uma duquesa em uma semana, ela desistiria do plano de atormenta-lo com um casamento. Decidido a acabar com os planos sem fundamentos da mãe, Griffin não escolhe uma nobre dama, mas sim a atendente da taverna local, Pauline Simms. Tudo que Pauline almeja para sua vida é conseguir dinheiro o suficiente para tirar ela e sua irmã das garras abusivas do pai. Diante a oportunidade, o duque e Pauline chegam a um acordo, ela partiria por uma semana com eles para Londres e transformaria o plano da duquesa num verdadeiro desastre. Se tudo ocorrer como deseja, Griffin pagaria uma generosa quantia para Pauline enfim alavancar sua vida.

Acontece que uma semana é suficiente para dois corações colidirem. Pauline não só agita a vida da duquesa, mas sim, e completamente, o coração do duque que se surpreende com cada nova descoberta em relação a dama e também com a possibilidade de se sentir transformado novamente. Em uma sociedade moldada por aparências e riqueza, poderiam uma atendente de taverna e um duque se apaixonarem?

"A cabeça de Pauline não conseguia lidar com tudo isso ao mesmo tempo. Ela precisava dividir a informação em blocos menores. Aquele homem incrivelmente atraente, autoconfiante e cheiroso era o 8º Duque de Halford. Dentre todas as mulheres daquela sala, ele escolheu a atendente, ela própria, para ser sua futura duquesa."


Uma Duquesa Qualquer é meu primeiro contato com a autora Tessa Dare e lamento profundamente não ter a conhecido antes. A escrita da autora contém tudo que me faz adorar uma leitura. Personagens carismáticos, uma mocinha voraz, um lorde decidido, diálogos inteligentes e um enredo divertido, mas também profundo. Foi uma surpresa e tanto perceber que eu devorava cada página e ansiava para saber o que iria acontecer com estes personagens.

Fazendo uma breve comparação com tudo que já li do gênero até agora, percebi que nunca tinha lido nada igual. Achei o máximo a autora, que apesar de criar um romance de época, não se preocupar muito com as firulas na escrita e se aproximar mais da narrativa contemporânea. Gosto também da possibilidade de que um livro pode ser mais quente em suas cenas sensuais sem perder todo o encanto do gênero e nossa... Tessa Dare faz e cria cenas sensacionais e de tirarem o fôlego. 

Falando um pouco sobre os personagens, a duquesa me fez morder a língua logo no início da leitura. Eu jurava que seria mais uma personagem que a autora iria me obrigar a não gostar, a surpresa veio quando percebi que na maioria das vezes, a duquesa parecia estar do meu lado, torcendo junto comigo pelo casal protagonista. Pauline é completamente fora dos padrões, diferente da maioria das mocinhas deste tipo de história. Ela se prova perspicaz e ambiciosa, sabendo exatamente onde estava se metendo quando aceita a proposta de Griffin, sabendo das intenções do duque, ela resolveu entrar no jogo em prol dos seus próprios objetivos. A garota mostra também não ser nada ingênua, que mesmo inexperiente conseguiu deixar o duque de cabelo em pé com cada tirada cômica, seja com sua curiosidade sem vergonha ou com seu longo vocabulário de palavrões.



Griffin, por outro lado, trouxe mais profundidade para o enredo com seus traumas e passado sombrio. Marcado por um triste acontecimento, logo nas primeiras páginas sabemos que há algo por trás de suas decisões e só para o fim temos a verdade. A autora conseguiu manter o ar de mistério em cima do personagem e em sua relutância em não se casar, escolha gravíssima para um duque importante da época. Juntos, o casal demonstra a química perfeita. Os dois funcionam como um casal, se atraem e se completam. É como se sentíssemos do lado de cá as faíscas que rolam quando se olham.
Para quem não leu os livros anteriores assim como eu, fique tranquilo que você, na medida do possível, não pegará qualquer spoiler. Você irá perceber que irão surgir alguns personagens na trama e que ganharão um certo enfoque da autora, mas nada que seja extraordinário no livro. Como toda a série acontece em Spindle Cove, acredito que todos os personagens se conheçam, porém não é o tipo de coisa que me atrapalha nas séries do gênero, portanto, há como ler os livros fora de ordem se assim desejar.

Eu fico extremamente feliz por ter começado por esta história, pois me encantei completamente e com certeza irei acompanhar o restante da série, ansiando que todas sejam tão envolventes e gostosas de ler quanto esta foi. Com certeza Tessa Dare ganhou mais uma fã, daquelas que não vê a hora de colocar as mãos em um novo livro. Uma Duquesa Qualquer irá explorar o que há de melhor dentro do gênero, nos apresentará personagens inesquecíveis numa trama igualmente envolvente. Tenho certeza que esta história tocará o coração de qualquer leitor que se aventure por estas páginas. Preparem-se para algo divertido, sensual e extremamente inteligente, a formula perfeita para os apaixonados pelo gênero.

Ao final do livro, a autora se preocupa em esclarecer em uma pequena nota alguns acontecimentos da trama, provando que se preocupa em tornar tudo possível diante dos olhos dos leitores, seja com pequenas citações ou acontecimentos históricos da época em que Uma Duquesa Qualquer se passa. Percebo que de seu modo, Tessa Dare inova com os pequenos detalhes, aqueles que diante o resultado final, fazem toda a diferença. Adorei e recomendo!

17 comentários

  1. Adoro um romance de época, ainda mais quando traz personagens tão bem construídos e sem aquele ar que as mocinhas da época traziam, ao contrário, trazem personagens dinâmicos e moças que mostram a que vieram.
    Julia faz isso com maestria! E já li estes dias, sobre a comparação entre Tessa e ela,mas não posso afirmar por mim, afinal, ainda não conheço as letras de Tessa.
    Mas por tudo que li acima, só posso pensar que ambas são maravilhosas. Com seus jeitos únicos de conduzirem não só um romance, mas todo um enredo.
    Vou por o livro na lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada desta autora, mas pretendo ler a série Spindle Cove, pois gosto muito de livros do gênero de romance de época.
    Seus diversos comentários positivos referentes a este livros me deixaram bem curiosa para ler Uma Duquesa Qualquer, pretendo começar a ler esta série em breve.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Joi. Minha relação com a autora é de amor e ódio, porque o primeiro livro dessa série eu detestei, então fiquei receosa de ler outra coisa dela, até que conheci a trilogia Castles Ever After da mesma, que amei! Agora fico mais animada para dar continuidade a série desse livro.
    beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Joi!!
    Gostei muito da indicação do livro, ainda não li nada da Tessa Dare mais já li algumas resenha falando super bem dos livros dela. Adoro um romance de época e sem dúvida vou comprar alguns livros dela para ler agora na BF!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma historia que encanta, fiquei imaginando a mocinha que não se comporta como uma tentando estragar os planos da duquesa, deve ser bem engraçado, fiquei intrigada com o motivo que leva ao duque não querer se casar, pois isso é muito valorizado na época, espero que o motivo surpreenda.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nada da Tessa Dare, mas só vejo resenhas positivas! :)
    Esta série ainda não havia visto resenha, só a a série do Romance com o Duque, que não me lembro o nome agora... hahahaha
    Mas bom saber que você gostou e deu 5 estrelas! <3

    ResponderExcluir
  7. There are many packers and movers companies in Indirapuram. But Dealkare is one of the best and reliable movers and packers. For more information visit www.dealkare.com

    Packers and Movers Indirapuram

    ResponderExcluir
  8. Eu tava ansiosa por essa leitura, tava com saudade de Spindle Cove e da Tessa, já tinha lido os livros anteriores e amado todos <3 Vale a pena cada leitura e agora que a autora te ganhou também, espero que você gostei tanto dessa série quanto eu :D
    Amei essa história e seus personagens que conseguiram me surpreender positivamente, A Duquesa mãe, o Duque e seu mistério, as poucas pistas que a autora foi soltando ao longo das páginas não me fizeram saber o segredo Duque e achei diferente e até emocionante e Paulinne sim, é totalmente fora dos padrões e perfeita pra história, tudo se encaixou lindamente. Amei a resenha e livro :)

    ResponderExcluir
  9. Só essa capa já me deixou apaixonada e desejando ler este livro, e com essa sinopse mais ainda, eu ainda não comecei a ler essa série apesar de ter os dois primeiros livros e gostar de romances, na verdade amar romances.
    https://biahhysilva.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia este livro, mas parece ser uma ótima pedida de uma leitura mais leve e fluida!
    Esta capa ficou encantadora.
    Um romance com um bom tema que vou querer conferir.

    ResponderExcluir
  11. Oi! Eu tenho um leve azar pois, além de não curtir romances de época, eu sempre me deparo com resenhas do gênero sobre a continuação de uma determinada série, e nunca sobre o primeiro volume hahah Vou dar uma procurada no primeiro livro para pelo menos saber melhor do que se trata, mas é bem provável que eu não vá me interessar. Porém, achei legal saber que a autora escreveu algo diferente dos outros livros do gênero. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Acho que já comentei aqui que romances não são o meu forte. Recebi boa sindicações da referida autora. Quem sabe um dia...

    Só uma dúvida: todos os romances de épocas tem romances um pouco mais quente? Digamos assim rs. Vi uma enquete e isso era uma das coisas que parecia fazer a alegria de diversos leitores.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gostei da resenha, o livro é muito clichê e fiquei curiosa por ele.ja tinha visto ele em várias livraria mas nunca tive a oportunidade de ler a resenha. Fiquei bem curiosa em saber de como será esse romance do dois. Já coloquei em minha lista de compras!

    ResponderExcluir
  14. Joi!
    É verdade! A autora é uma das melhores no gênero romance de época, por ser mais objetiva e trazer personagens mais delineados e de personalidade forte.
    Não li esse livro ainda dela, na verrdade acredito que é uma série, né?
    E gosto demais quando os problemas e dramas do passado afloram e tudo vai sendo desvendado.
    Gostei.
    Desejo uma semana maravilhosa e florida!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  15. Oi Joi :)
    Eu ainda não li nada da Tessa, mas tenho muita vontade. Tem tudo que eu gosto em um bom romance s2
    Personagens fortes como protagonistas me atraem muito. Já li vários tipos de livro que existe um acordo entre os personagens e eles acabam se apaixonando. Nada de novo no gênero, mas mesmo assim a história é envolvente.
    Curiosa pra saber o que aconteceu no passado do Griffin!
    Obg pela inidcação ;)
    Abc

    ResponderExcluir
  16. Adoro a Tessa Dare e esse livro está na minha lista de desejos desde o lançamento, mas ainda não comprei.
    Ontem, vi um vídeo seu em que você você mostra ele e fiquei com mais vontade ainda de ler, por isso vim aqui conferir a resenha. Amei! Não vejo a hora de ler!
    :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Sua resenha me deixou com muita vontade de ler esse livro. Não conheço essa autora ainda mas tô com uma boa expectativa.

    ResponderExcluir