O Estranho Mundo de Jack | Crítica

The Nightmare Before Christmas

Lançamento: 24 de dezembro de 1993
Com as vozes de: Chris Sarandon; Catherine O'Hara; William Hickey; Ken Page
Gênero: Animação; Fantasia

Lembro como se fosse ontem da noite em que, passando pelos pouquíssimos canais existentes na televisão de minha avó, me deparei com uma animação totalmente diferente de tudo aquilo que minha breve existência possuía conhecimento, ou poderia vir a compreender. Aquele filme que só viria a finalizar e aprender a amar anos no futuro, com todas as suas figuras sombrias, músicas curiosas e esqueletos falantes, deixou uma marca em minha mente, abrindo as portas para um mundo onde o assombro não precisa representar sentir medo, onde figuras sombrias recebem a oportunidade de contar sua história, onde seres diferentes tornam-se queridos e o estranho pode ser adorável.

Muito provavelmente você já ouviu falar, caso não seja uma daquelas pessoas que conhecem todos os detalhes da história, de um curioso e carismático esqueleto que, após deparar-se com um mundo completamente novo repleto de magia, cores, luzes e presentes, decide abandonar as festividades do Halloween e transformar o Natal em sua marca registrada.

Talvez você conheça os eventos que sucederam o encontro entre Jack e nosso querido Papai Noel, o caos que assolou a Terra do Natal quando seu mentor desaparece repentinamente, o assombro de crianças ao descobrir que seus presentes continham nada mais nada menos do que seus maiores pesadelos, ou mesmo, aquele admirável esqueleto que, à sua própria maneira, decide realizar uma tarefa única que, com boas intenções, acaba por transformar-se na pior noite na vida de muitas crianças.

A clássica narrativa de Tim Burton, fortemente presente no imaginário de tantas crianças e adultos que se deixaram encantar pelas confusões, pensamentos e sentimentos de personagens icônicos, representa de forma clara e cativante algo que já havia mencionado ao longo de minha crítica para a adaptação de Coraline (confira aqui). Estamos tão acostumados a pensar o terror, o assombro ou sombrio como elementos voltados para o público adulto que esquecemos, ou negamos o fato de que crianças também podem sentir medo e, em diversos casos, como aquele da pequenina Izabel que descobriu um mundo novo ao deparar-se com um filme sobre um esqueleto falante, muito mais do que assustar ou aterrorizar, acabou por destacar um universo onde o diferente também é apreciado e não causa qualquer espanto ou desconforto, mas torna-se amado.

Juntamente a outros pouquíssimos exemplos de animações com detalhes característicos do terror, O Estranho Mundo de Jack integra pequenas lições e mensagens a um filme cujo aspecto visual encanta e surpreende justamente por estarmos tão acostumados a acompanhar princesas encantadas ou objetos inanimados ganhando vida. Aqui as boas intenções podem levar ao caos, mas saber que erramos faz parte da trajetória, e reparar nossos erros torna-se ainda mais importante do que admitir que erramos. É o que fazemos com nossos erros que conta e, ninguém pode negar que Jack, embora criador do maior caos que o Natal já viu, foi sincero e humilde o suficiente para buscar uma forma de reparar seu erro.



A animação também representa o característico estilo de Tim Burton, algo que acredito ainda não ter se perdido em meio a necessidade de produzir filmes comerciais e coloridos. Os olhos expressivos, cores escuras, ambientação e cenário sombrios, além da valorização do estranho, peculiar e esquisito integram-se com perfeição a narrativa, equilibrando com perfeição tudo aquilo que poderia ser considerado sombrio demais para um público infantil à delicadeza de mensagens, graça de personagens cativantes e desenvolvimento de uma história que para sempre estará em nosso coração.

Uma vez que o Mês do Terror é uma forma de celebrarmos o melhor do gênero, transformo esta crítica em tradição, buscando destacar a cada edição, obras únicas que, com sua graça, delicadeza e cuidado, apresentam elementos do terror aos pequenos, comprovando que sustos e esquisitices não são apenas para adultos e, além de tirar mensagens destas histórias cativantes, percebemos a importância de valorizar o diferente, aquilo que à princípio pode nos causar espanto.

Participe do mês de terror

40 comentários

  1. Ah!!!Assim meu coração não aguenta!!!
    Tenho um xodó todo especial por esta animação, aliás, depois de mergulhar na indicação acima, vou é rever hoje ele novamente! E de quebra, ver também A Noiva Cadáver. Sei lá, sempre achei que estas duas animações andam de mãos dadas. Parece doido, mas é sempre assim que vejo!
    Um clássico de Tim Burton, que não somente trouxe uma nova visão sobre "terror",mas que também trouxe um tantinho bom de ternura!
    Mais do que recomendado, não só para velhinhos como eu, mas para todas as gerações!
    Meu sábado ficou feliz depois deste post!!
    Obrigada =)

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Estranho Mundo de Jack tem essa coisa de deixar todo mundo apaixonado né ?! Esse é um dos meus filmes preferidos da vida !!! Amo o Jack com todo o meu coração !!!
      Depois de escrever tantas resenhas e críticas para as outras edições do nosso Mês do Terror, já estava na hora de trazer esse filme né ?!
      Fiquei muito feliz por saber que gostou de ver ele por aqui !!!

      Excluir
  2. O que mais me agrada nessas animações, é a humanização que se da a personagens inusitados. Quer mais nojinho, na verdade um nojinho fofo ( se é que isso e possivpo ahaha) do que dezenas de rato numa cozinha ajudando um cozinheiro todo atrapalhado? Pois o mesmo acontece nessa história de terror que chega a despertar mais risadas do que medo. Adoro a noiva cadavec e o estranho mundo de Jack deve seguir essa linha, tamanhos elogios que tu despejou sobre eles. Esses desenhos, um por um dever ser assistidos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Noiva Cadáver é um amorzinho, mas sempre achei que ela possuí um ar mais melancólico do que O Estranho Mundo de Jack ... não sei explicar o que acontece, mas sempre fico tristinha quando assisto esse filme, hehehe
      Mas se tu curtiu o filme, com certeza vai gostar de Estranho Mundo, afinal, estamos falando de uma das melhores fases do Tim Burton !!!

      Excluir
  3. Acho que sou a única que não sabia dessa animação kkk. Escolheu bem o post e na data certa, escolheu um filme sobre Halloween no mês das bruxas.
    Já ouvi falar de Tim Burton, não sou muito fã de animações, mas fiquei curiosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Estranho Mundo de Jack é a coisa mais amadinha desse mundo !!! É uma animação em stop motion que vale a pena ser conferida. ;)

      Excluir
  4. Já ouvi falar desse filme, mas ainda não assisti e agora quero assistir o quanto antes, parece ser uma graça mesmo com esses personagens diferentes, é uma maravilha esses desenhos que passam mensagens e que nos deixam refletindo sobre elas e também nos ensinam, sem falar na diversão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se existe uma palavra capaz de expressar bem a existência desse filme nos dias de hoje é: inusitado. Com tantos filmes de princesas (mas não se engane, eu amo um filme de princesa) e mesmo os lançamentos da Pixar, sempre acho que essas animações diferentes, com uma pitadinha de terror, fazem falta.
      Por isso, nada melhor do que indicar para vocês um dos meus filmes preferidos da vida, que, de quebra, se encaixou perfeitamente no Mês do Terror !!! XD

      Excluir
  5. Oi Bel, tudo bem?
    Nunca consegui assistir esse filme até o fim, ele não me prende. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaaa, sério Priih ?!
      Que triste, rsrsrsr, mas faz parte né ?! Cada pessoa tem uma preferência e, assim como eu sou apaixonada por esse filme outras pessoas podem não se interessar tanto por ele !!!

      Excluir
  6. Ahh essa animação virou tradição por aqui.
    Todo mês de Halloween assistimos Jack e Coraline.
    Amo demais esse filme. <3
    Engraçado que, quando o assisti pela primeira vez foi com outros olhos. Só queria ver o que ia acontecer... Depois de adulto a gente consegue enxergar outras questões,né? rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coraline também é um amoooooor !!! Foi a primeira crítica de "filme de terror para crianças" que eu fiz aqui no Estante Diagonal !!!
      Isso que tu disse é a mais pura verdade, muitas mensagens ou relações a gente só consegue estabelecer quando cresce. Até porque, precisamos de um pouco mais de vivência para entender certos elementos né ?! Acho que é por isso que amo tanto esse filme, pois assisti quando era muito pequena e desde então sempre percebo algo diferente nele.

      Excluir
  7. Olá, eu já ouvi falar muito desse filme e do quão brilhante ele é, mas ainda não pude conferi-lo. Tim Burton é um visionário no que se refere a filmes visualmente chamativos, e nesse longa o produtor mostra um trabalho fenomenal, usando de uma fotografia sombria para capturar os melhores ângulos dos personagens. Como adoro assistir filmes de natal na época do natal, vou ver se consigo incluir este na grade. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ter realizado alguns filmes que não me agradaram tanto quanto gostaria, faz parte também né ?! O Tim Burton ainda é um dos meus diretores preferidos. Gosto muito das ideias dele e, como ele sempre tem um pezinho no terror, tinha que dar um jeito de trazer um filme seu por aqui !!!
      Espero que consiga assistir esse filme !!! E vou ficar torcendo para que goste dele tanto quanto eu !!!

      Excluir
  8. Izabel!
    Primeiro que acho o Tim Burton um gênio e já tive oportunidade de assistir essa animação gráfica que tem um certo humor áccido e não seja tão aterrorizante assim, porém serve de entretenimento.
    Vale a pena assistir.
    Desejo uma semana feliz!
    “Algumas quedas servem para que levantemos mais felizes.” (William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA OUTUBRO - 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um filme que todo mundo deveria assistir né Rudy ?!
      É um dos meus filmes preferidos da vida !!! ❤

      Excluir
  9. Revi este filme recentemente e amo muito! É aquele tipo de filme que podemos rever e será lindo igual à primeira vez! <3
    Sou apaixonada com a história e com os personagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwwwwwwn, adoro quando vocês comentam que também amam os filmes que compartilho por aqui !!!
      O Estranho Mundo de Jack é um amorzinho só né ?! Todo mundo deveria dar uma chance pra ele !!!

      Excluir
  10. Nunca vi este filme, apesar de ter curiosidade em conhece-lo. Preciso ver ele, tipo agora!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a chance de conferir o filme Caroline. ;)

      Excluir
  11. Preciso dizer, nunca vi este filme! Hahahahah eu sei, é vergonhoso! Gosto muito da visão de Tim Burton das coisas, seu olhar sombrio me agrada bastante. Eu não sei porque ainda não assisti. Você mencionou Coraline, e foi um livro que eu li quando menina, e que me fez sentir sim, muito medo. gostei de como Jack quer tornar o Natal sua noite especial, ainda que isso traga muitas confusões. Acho que vou dar um jeito de assistir logo! Obrigada pela dica!

    Bjoxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por saber que ficou ainda mais curiosa para conhecer esse filme Aline !!!
      O Estranho Mundo de Jack é um dos meus filmes preferidos da vida, não poderia deixar de comentar sobre ele aqui. E o lado bom é que vi muitas pessoas dizendo que querem dar uma chance para o esqueleto !!!
      Vamos torcer para que todo mundo curta o filme, rsrsrs

      Excluir
  12. O Jack é a coisa mais linda!! Adoro essa imaginação do Tim Burton!! Através do mundo de Jack podemos ver as coisas por outro lado, pois nem tudo são flores, nem tudo é lindo. É bom as crianças enxergarem o outro lado das coisas, pois isso ajuda na construção de seu caráter!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dizer que não é um dos melhores filmes desse mundo ?! ❤

      Excluir
  13. Amo esse filme!!!
    Assisti novamente a pouco tempo em HD e o filme é lindo demais!! Os detalhes são impressionantes.
    Uma das minhas animações preferidas, junto com Coraline e a Noiva Cadáver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Estranho Mundo de Jack é puro amor !!!
      ❤
      E Coraline também é uma graça, inclusive, esse foi o primeiro "filme de terror para crianças" que eu resenhei para o nosso Mês do Terror !!!

      Excluir
  14. Oi, Izabel!!
    Conhecia sim essa animação, mas infelizmente ainda não assisti, sinceramente a primeira vez que vi esse filme não consegui prestar atenção na história e conseguintemente deixei de lado o filme e parei de assisti. Mas quem sabe se no futuro não consiga vê esse filme, e espero que desda vez consiga assisti até o fim.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa dar outra chance para o filme Marta !!! Tomara que ele te prenda na próxima vez que for assistir !!! ^-^

      Excluir
  15. Eu amo o Jack, essa animação é fantástica, Tim Burton é demais, gosto de todas as animações dele e tenho o livro desse ai que comprei na Bienal passada, muito lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para tudooooooo ... como assim existe um livro de O Estranho Mundo de Jack ?!
      Eu não sabia disso !!! Oo
      Preciso ir atrás dele agora !!!

      Excluir
  16. Já ouvi muito falar, mas confesso que nunca assisti a essa animação. Agora vejo que estou perdendo em não conhecer este clássico que parece ser maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a chance de conferir esse filme !!! ;)

      Excluir
  17. Eu amo esse filme, é sensacional ♥
    Já perdi as contas de quantas vezes já vi o filme, acredita que deu vontade de fazer uma pipoca e correr pra ver o filme? hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sei dizer quantas vezes já assisti esse filme !!! Mas é exatamente assim, é só começar a falar sobre ele que já fico com vontade de assistir de novo !!! XD

      Excluir
  18. Oi Izabel!
    Amoooo esse filme, amoooo outubro por ser o mês que comemora o horror, dou vidrada nesse gênero.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Estranho Mundo de Jack é amoooooor !!!
      ❤

      Excluir
  19. Amo esse filme me da uma nostalgia que nem eu memso acredito lembro sempre de minha infância jack,coraline, noiva cadaver todos maravilhosos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse é o trio de ouro né ?! Jack, Coraline e Noiva Cadáver andam praticamente de mãos dadas !!!

      Excluir
  20. Assisto todo ano! Tanto no Halloween quanto no natal, já que dá pra usar nos dois :p

    ResponderExcluir