Pela Lente do Amor é meu primeiro contato com as obras da autora Megan Maxwell. A autora ficou conhecida por aqui, primeiramente por sua série erótica Peça-me O que Quiser, depois do sucesso, saíram diversos livros de sua autoria. Hoje vamos conhecer Pela Lente do Amor, lançado pela Essência, selo da Editora Planeta.
Ana Elizabeth é uma fotografa nascida em berço de ouro britânico, atualmente morando na Espanha, é apaixonada pelo trabalho. Apesar disso, do status em que foi criada, Ana leva uma vida simples, sua posição social é a última coisa que a preocupa.
Em uma noite Ana resolve extravasar, resolve deixar de lado todas as expectativas que foram colocadas em suas costas, inclusive um namoro arranjado com um legítimo cafajeste. Ana vai a um bar e acaba conhecendo um turista sueco com quem passa apenas uma noite e engravida. Um choque! De maneira alguma ela estaria preparada para comunicar sua família sobre o ocorrido. Paralelamente a toda esta confusão, em outro dia há um início de incêndio no mesmo prédio onde o estúdio fotográfico de Ana funciona. Neste dia ela conhece Rodrigo, o bombeiro responsável pelo resgate de sua vizinha.

Na vida tropeçar é permitido, e levantar é obrigatório.

Mesmo grávida de outra pessoa, Ana se encanta por Rodrigo, um sujeito extremamente amável, lindo, mas completamente mulherengo. Ela resolve investir no herói por qual se apaixona, os dois estabelecem uma troca de favores, uma loucura ela sabe, mas por amor, parece valer a pena. Com todos estes acontecimentos de uma só vez, com um segredo que cresce nela a cada dia, Ana cria uma rede de mentiras e ela está prestes a envolver não só ela, mas Rodrigo e sua família.

Todo este contexto acaba virando uma grande confusão neste livro e apesar de ser um romance aparentemente previsível, eu gostei do que li, por ser surpreendente com todas suas reviravoltas. Megan soube me envolver muito bem como leitora, fazendo que por diversos momentos eu duvidasse do destino dos personagens, e é claro, tudo isso regado da dose certa de humor, fazendo com que a leitura fosse muito divertida.
Adorei que a autora trouxe problemas comuns de muitas famílias e que, às vezes, o amor sempre dá um jeito, mesmo que aos trancos e barrancos. Toda a diversão do livro não seria possível se não fosse também por alguns personagens secundários que são divertidíssimos e bem inseridos, como a melhor amiga de Ana, Nekane e sua querida vizinha Encarna. Sobre os protagonistas eu confesso que me irritaram por uns momentos, mas suas atitudes foram compreensíveis no final. Toda esta irritação era devida a quantidade de mancadas que os personagens faziam, com isso Megan criou personagens palpáveis, humanos suscetíveis a erros, o que para mim torna a história mais real.
Outro ponto interessante que a autora abordou foi uma questão muito presente em minha vida atualmente. A que as pessoas devem fazer aquilo que amam e não aquilo que se sentem pressionadas a serem ou a fazerem, as expectativas errôneas que as famílias colocam em seus filhos, a pressão psicológica que pais e mães projetam nos sonhos dos filhos. Neste ponto eu amei que tanto Ana, quanto Rodrigo são bem posicionados. Apesar de terem uma especialização acadêmica eles trabalham com aquilo que realmente amam, com aquilo que realmente os fazem felizes.
Eu recomendo a leitura, o livro apesar de todas suas páginas, nenhuma sequer e desperdiçada. A leitura flui de maneira rápida e eu adorei o estilo de narrativa da autora, com certeza pretendo conferir suas outras obras. Pela Lente do Amor é um romance que surpreende, que encanta, emociona e alegra. A fórmula ideal para quem quer iniciar o ano com ótimas leituras. Prepare-se para cenas ótimas, um romance contemporâneo arrasador e até certo ponto original. Recomendo!

  • Melocotón Loco
  • Autor: Megan Maxwell
  • Tradução: Sandra Martha Dolinsky
  • Ano: 2015
  • Editora: Essência
  • Páginas: 432
  • Amazon

rela
ciona
dos