O livro é uma ótima base para quem precisa conhecer os principais acontecimentos históricos ao longo da construção do Brasil. Começando com a expansão comercial e marítima na Europa, impulsionada por uma possível crise nos portos devido a tomada de Constantinopla, passando pelo período colonial quando Portugal buscava por lugares que pudessem prover riquezas. Depois falando um pouco também sobre o período monárquico e terminando no período republicano.
A História do Brasil para quem tem Pressa é uma obra didática e de fácil compreensão que, ao contrário de muitos livros de história, apresenta os fatos de forma simples e objetiva. Dá ao leitor as principais informações e encorpora a história do país de maneira objetiva e ilustrada. O leitor tem assim, a oportunidade de se aprofundar mais na história e fica a cargo do mesmo decidir quais épocas do Brasil ele deseja saber mais. É claro que por ser um livro tão sucinto e direto, algumas coisas acabam ficando de fora. Porém, o livro dá ao leitor uma base dos acontecimentos e uma referência do que pesquisar, caso queira obter mais informações a respeito de determinado fato histórico.
Acho que essa é uma obra que ajuda as pessoas a se inteirarem mais sobre história de uma maneira que não seja massante. Além disso, é uma forma de incentivo a conhecer nossas origens e como a história nos levou ao ponto em que estamos hoje. É sempre importante lembrar os erros e acertos do passado para construir um novo e melhor futuro.

A parte editorial do livro também facilita para o leitor a manipulação do mesmo. Na capa encontramos algumas das figuras históricas que foram de suma importância e que de alguma maneira na jornada do país. As páginas são brancas e no interior do livro encontramos algumas ilustrações que ajudam a visualizar melhor o que está sendo passado.
Outro ponto interessante é que os capítulos são divididos em subtítulos, então, fica mais fácil achar um ponto específico da história que você queira saber mais. O volume possui poucas páginas, então é uma leitura rápida. O autor Marcos Costa, é formado em história pela UNESP e atualmente é professor universitário, historiador, pesquisador e escritor. Já escreveu, inclusive, inúmeros artigos em revistas acadêmicas e outros livros relacionados a história.
Enfim, essa é uma obra para quem esteja interessado em conhecer mais o Brasil e sua história de forma rápida e simples, por meio de uma escrita compreensível e acessível para todos os públicos.

  • A História do Brasil para quem tem Pressa
  • Autor: Marcos Costa
  • Ano: 2016
  • Editora: Valentina
  • Páginas: 193
  • Amazon

rela
ciona
dos