Na medida em que a humanidade progride, avança de maneira incansável para o encontro de conhecimentos científico e tecnológicos que veem a ser encarados como formas de melhorar sua qualidade de vida, ou até mesmo, garantir a solução de problemas criados por sua própria jornada pelo sucesso, algumas certezas se tornam mais fortes e esmagadoras do que ousamos expressar.
Quanto mais essa sociedade global avança por realidades possíveis e futuros promissores, mais degrada o planeta, destrói a vida daqueles que não possuem os recursos necessários para manterem-se firmes nos jogos de poder, vindo a elevar de maneira preocupante a população global e, a título de exemplo, torna o acesso a alimentos e água potável cada vez mais escasso. É através desse contexto, por intermeio deste pano de fundo, que a história de Onde Está Segunda irá se desenvolver.
Quando confrontados com desafios absurdamente similares aos que estamos enfrentando na atualidade, a sociedade lança mão de uma estratégia peculiar. Para garantir a perpetuação da espécie, o acesso a alimentos, água e moradia. E, de quebra, garantir o desenvolvimento da sociedade como um todo, a comunidade europeia estabelece-se a partir de um projeto promissor. Por meio de sua implantação, todas as famílias deverão obedecer as mesma regras, estas, ditando o limite de uma criança por família.

Caso um círculo familiar viesse a produzir gêmeos, ou mesmo, venha a decidir por conta própria gerar ou manter três ou quatro filhos em sua prole, o Centro de Controle e Realocação de Crianças assumiria os irmãos mais novos, direcionando-os para o que, ironicamente, poderíamos assimilar como centro de armazenamento. Uma vez transferidas, as crianças seriam dispostas em cápsulas e postas sob os efeitos do Crio-Sono, uma tecnologia capaz de manter o corpo e vida das crianças até o momento em que as condições na terra se tornassem otimistas o bastante para que todas as crianças pudessem ser trazidas de volta.Terrence Settman, surge no contexto dessa sociedade regrada e, assim como tantos outros indivíduos provenientes desta nova forma de comando e controle, viu sua filha perder a vida para que suas netas tivessem alguma chance de futuro.

As sete crianças recebem por nome os dias da semana. Vindo, a partir dos nomes que receberam ao nascer, a criação de um plano arriscado e inusitado, capaz de mante-las em segredo e seguras de um a realidade que as aniquilaria em prol do “bem maior”. Por possuírem por nome os dias da semana, as meninas receberão um único dia em que sua verdadeira identidade é escondida sobre a personalidade de Karen Settman, a figura que o mundo enxerga quando as garotas interpretam seu papel na sociedade. Sua liberdade passa a ser contada através das horas do relógio, e é assim que Terrence consegue manter sua família.
Durante anos seu avô foi capaz de manter sua liberdade condicional, sua segurança em um apartamento em que tudo aquilo de que poderiam precisar era garantindo, porém, onde os sonhos eram medidos pelo avanço e crescimento da mentira que sempre foi Karen Settman. Tudo avança como o planejado, as crianças crescem e se transformam em mulheres fortes, diferentes em suas personalidades únicas, unidas pela família peculiar e disfuncional que formam. Sua rotina segue de maneira impecável até o momento em que Segunda desaparece.

A falta de informações, o isolamento, a própria existência em uma sociedade que nunca as acolheria verdadeiramente, transforma o desaparecimento de Segunda em uma caçada pelas seis irmãs, vindo, por meio de eventos intimamente conectados, a descoberta da existência destas sete vidas que, por muito tempo foram mantidas em segredo. É a partir desse ponto que a narrativa se transforma em uma caçada, na luta pela sobrevivência em uma sociedade com um sistema falho, e na busca por respostas pelo desaparecimento enigmático de um membro da família.
Onde Está Segunda, aposta de nossa querida Netflix, nos apresenta uma realidade que, apesar de fictícia, poderia se transformar em nosso próprio futuro. Através da extrapolação de desafios reais de nossa sociedade globalizada e tecnológica, o filme estabelece um contexto simples que, por meio de um breve mistério, direciona-se para uma jornada de seis irmãs pela sobrevivência.
As cenas de ação são o ponto forte do projeto que contém explosões, lutas, perseguições e personagens se deslocando a todo momento em busca de proteção ou aniquilação. O contexto e mistérios iniciais logo abrem espaço para uma caçada e busca pela solução de um mistério que, para os mais acostumados com suspenses e ficção científica, será desvendado sem grandes impedimentos. Admito que é um pouco frustrante ver todas as suas previsões se concretizando conforme a trama se desenvolve, porém, o ritmo do filme garante que, apesar dos pesares, mantenha-se o nível que o elenco merece, mesmo quando este elenco não é capaz de desenvolver os personagens que interpretam.

É verdade que Noomi Rapace recebe a possibilidade de explorar todo seu talento, assim como o fez, de maneira tão bela e encantadora, a incrível Tatiana Maslany em Orphan Black. Porém, apesar de sete personalidades únicas, o que percebemos neste filme é muito mais o direcionamento da atriz para com as cenas de ação do que uma abordagem mais profunda nos trejeitos e maneirismos de cada personagem que interpreta.
Onde Está Segunda destaca a tendência da Netflix em se arriscar por projetos únicos, ligados aos mais diversos gêneros e gostos de seus usuários. O que encontramos aqui é um ótimo filme de ação, cuja contextualização ganha destaque por fazer transparecer desafios contemporâneos vivenciados pela sociedade, pecando apenas na previsibilidade dos eventos e resultando em um desfecho facilmente compreendido pelo espectador. Com seus altos e baixos, o filme pode conquistar ou desagradar, mas não deixa de ser uma ótima indicação para quem gosta de um bom filme de ação, com uma trama interessante que nos transporta para um futuro possível.

  • What Happened To Monday
  • Lançamento: 2017
  • Com: Noomi Rapace; Glenn Close; Willem Dafoe; Marwan Kenzari
  • Gênero: Ficção Científica, Suspense, Ação
  • Direção: Tommy Wirkola

rela
ciona
dos