Hoje chego aqui no Estante com uma missão muito especial. Indicar para vocês cinco dos meus thrillers favoritos (Que missão difícil!). Mas antes, o que são thrillers?
Conforme o Wikipédia, thriller é um gênero que usa o suspense, tensão e excitação como principais elementos do gênero. Tanto o ato de esconder informações importantes do leitor como cenas de perseguições são características comuns em todos os subgêneros de thrillers, embora cada gênero tenha características próprias. Outra grande característica do thriller são os clímax criados para prender os leitores.

Sabendo disso, preciso dizer que não faz muito tempo que comecei a me aventurar por esse gênero literário. Sempre tive receio, confesso que ficava com um pouco de medo, coisas que colocamos na cabeça, ou melhor, pré-julgamos sem antes dar uma chance. Mas superado isso, resolvi me jogar e olha… tem sido surpreendente e muito gratificante. Hoje me considero uma apaixonada e viciada nessa temática e a cada dia busco conhecer novos autores e viver novas experiências.
Enfim, chega de conversa, vamos de fato ao que interessa que é compartilhar com vocês cinco thrillers que amei conhecer e que gostaria muito que vocês também dessem uma chance.

1 – A MULHER NA JANELA – A. J. Finn | Editora Arqueiro

Senhor, o que foi essa leitura! Ainda hoje sinto resquício do seu efeito sobre mim. A Mulher na Janela é muito mais que apenas um thriller psicológico, o livro aborda diversos temas e os entrelaça com sabedoria e sutileza. É importante ressaltar a riqueza de detalhes, o enredo é muito bem construído, nada aqui é aleatório ou impensado, a impressão que tive é que tudo foi muito bem calculado, planejado e posicionado de maneira perfeita no intuito de persuadir, de levar o leitor para as mais diversas direções, questionando não apenas a sanidade da protagonista como a dele próprio e isso foi realmente sensacional.A obra aborda temas como violência doméstica, relações familiares, automedicação, abuso de bebidas alcoólicas, agorafobia e outros que com certeza não posso mencionar aqui, pois seria um grande spoiler. É de fato um livro muito completo e que não deixa nada em aberto e sem respostas. Ficou curioso? Quer saber um pouco mais sobre o livro? Então leia a resenha AQUI.


2 – NÃO CONFIE EM NINGUÉM – Charlie Donlea | Faro Editorial

Um minuto para que minhas emoções parem de ferver em minhas veias e minha sanidade retorne. O que foi esta leitura? Juro, só de recordar já arrepia. Não Confie em Ninguém me levou do céu ao inferno, me fez amá-lo e odiá-lo na mesma intensidade e ainda assim, se tiver que o definir em uma única palavra seria, genial. Isso porque nem mencionei que quis lhe dar cinco estrelas ao mesmo tempo em que queria dar duas. totalmente contraditório eu sei, e isso é mérito total de uma narrativa envolvente, surpreendente e chocante.
Não Confie em Ninguém é uma obra inquietante, angustiante, dolorosa, intensa, densa e voraz. Ela irá pegar suas emoções embaralhar e te deixar sem rumo, sem fala, sem reação. Charlea Donlea foi particularmente cruel, sua intenção era nos deixar com um sabor amargo na boca, e ainda assim extasiados diante de uma leitura perturbadora e fantástica. Nos pegamos tão absortos e chocados com as reviravoltas da história que não nos damos conta do virar das páginas, a leitura é dinâmica e muito rápida, ficamos ávidos pelo que está por vir, necessitando descobrir a verdade o mais rápido possível.
Nesta história acompanharemos a sede pela verdade de uma jovem que perdeu dez anos de sua vida desesperada pela liberdade, familiares, amigos, uma sociedade inteira te observando e acompanhando cada dia do seu trabalho e fatos que podem mudar tudo a qualquer momento. O que posso dizer a vocês, é que nada o que eu diga aqui, irá prepará-los para o que vocês irão encontrar.

3 – A GAROTA PERFEITA – Mary Kubica | Planeta de Livros Brasil

Uma mãe desesperada por qualquer pista que a coloque no caminho certo na busca por sua filha. Um detetive esforçado, preocupado com as possibilidades que envolvem um desaparecimento, principalmente um que aparentemente não deixou qualquer vestígio. Um pai relapso, egoísta, maníaco por trabalho e sua carreira. Um sequestrador em conflito com si mesmo, perdido em meio as suas escolhas e com um futuro incerto. Uma jovem linda, inteligente, talentosa e solitária. Uma família influente, aparentemente perfeita aos olhos da sociedade, mas que está totalmente danificada e sem nenhum alicerce. Escondidos atrás de mentiras e tramoias que resultou em uma situação que foge totalmente do controle.A Garota Perfeita mescla passado e presente. Narrado através de três pontos de vistas: A mãe, o detetive e o sequestrador. Te convidando a desvendar o suspense e o mistério que paira sobre o desaparecimento de uma jovem de vinte e cinco anos, sem nenhum motivo aparente. Ela é Mia, filha de um poderoso Juiz, que acabou por abandonar tudo que seu pai desejava para ela, escolhendo viver do seu modo, tornando-se professora de artes, levando sua existência de maneira simplória e tranquila em seu pequeno apartamento, longe do show que é a vida de sua família. Fato esse que torna as investigações ainda mais difíceis, já que ninguém conhece de fato a rotina, amizades, e vida pessoal da jovem. Teria Mia, realmente sido sequestrada? E sem sim, quais as motivações por trás do seu rapto? Preparados para desvendar este mistério?


4 – ÓRFÃO X – Gregg Hurwitz | Planeta de Livros Brasil

Evan ou o Homem de Lugar Nenhum é cercado por mistérios, cuidados extremos e uma mania incansável de perseguição. Buscando sempre estar à frente de seus inimigos e a um passo daqueles que precisam de sua ajuda. Meticulosamente cuidadoso e atento a tudo e todos a sua volta. Um homem alto, atlético, bem-apessoado, treinado com afinco, exímio e eficiência, ele é o Órfão X, ou pelo menos foi quando o projeto Órfão o resgatou de um orfanato quando ele tinha doze anos, o transformando em um dos melhores agentes secretos já existentes, por sua dedicação, entrega e eficiência em suas missões.Porém, determinada situação o fez questionar tudo e trouxe para dentro de si uma nova perspectiva, o que o fez abandonar seu antigo posto e se dedicar a quem verdadeiramente precisasse de ajuda, é quando o Homem de Lugar Nenhum, assume seu posto, um justiceiro solitário e muito eficaz… até que um pequeno deslize o faz ficar cara a cara novamente com seu passado e uma mira constante apontada em sua cabeça. É dado início a uma verdadeira caça, onde todas as suas habilidades serão exigidas e seus julgamentos colocados em prova.

Órfão X é uma obra eletrizante, capaz de te roubar o fôlego do início ao fim. A escrita de Gregg é envolvente e sua narrativa viciante, ele sabe como nos enredar em sua teia de mistérios que é cheia de suspense e reviravoltas. Dando vida a um personagem brilhante como Evan e tornando-o grande e herói aos nossos olhos.


5 – DEPOIS DA QUEDA – Dennis Lehane | Companhia das Letras

Uma mulher sem estrutura psicológica. Uma mulher a procura de algo que lhe falta, tentando preencher um vazio que habita dentro de si desde sua infância, buscando um sentido para sua existência. Demorei em me conectar com ela, a compreendê-la, mas, com certeza, esse foi um ponto proposital do autor. Para mim ele gera reflexões, questionamentos e acusações o tempo todo, desafiando o leitor. E tudo isso apresentado a partir de um único ponto de vista, o da própria Rachel, ou seja, não é muito confiável, o que torna tudo ainda mais complexo e intenso quanto ela própria.

Depois da Queda nos pega exatamente neste ponto: como reagimos após uma queda? Após perder o controle de algo que tínhamos tanta certeza de estar certo? Estamos cientes de como mudamos, nos transformamos após cada uma? O amor realmente deveria ser o sentimento que rege nossas escolhas? Aqui ele é apresentado em sua forma mais crua, selvagem. Inconsequente, louco e cruel, sendo usado como justificativa para atitudes impulsivas, insanas, errôneas. E ainda somos massacrados pela monstruosidade humana, seres egocêntricos e egoístas. E não posso deixar de mencionar sobre o quanto não conhecemos ninguém de verdade, tudo é uma teia de mentiras, um quebra-cabeça de enganos, dúvidas e inseguranças. Neste livro nada é entregue de mão beijada e rapidamente. As respostas para todas as perguntas chegam em dose homeopática, sempre deixando novas perguntas e tornando o final algo imprevisível.

Uau! Acho que está bom por hoje, né? Prometo que volto em algum momento com mais algumas dicas desse gênero que vem me conquistando mais a cada dia. Se tiverem curiosidade, aquela palpitaçãozinha no coração, leiam! A experiência de leitura será no mínimo interessante. Sempre é gratificante ler algo que te tire da zona de conforto, que te incite a pensar, a questionar valores, princípios e verdades que você tinha como absolutas. Desafie-se, e se não curtir aquela história em especifico, parta para a próxima!

E vocês, gostam do gênero, que outros me indicariam para ler?
Beijos, até a próxima!

rela
ciona
dos