Fantasmas, eventos sobrenaturais, casas assombradas e pesquisadores paranormais. Possivelmente você já se deparou com alguns destes elementos em livros, filmes, seriados ou filmes. É provável que seu imaginário se encontre permeado por histórias de possessões, relatos de exorcismos, incidentes sobrenaturais, eventos inexplicáveis e uma porção de fantasmas que insistem em surgir sempre que o mês de outubro desponta com sua promessa de celebração do terror, horror, suspense e relatos que caminham furtivamente entre a realidade e a ficção. Mas onde encontramos os limites entre o folclore, as histórias criadas para nos assombrar e aqueles relatos verídicos de acontecimentos assustadores?

Ao longo dos anos uma diversidade de nomes reuniu, analisou e divulgou dados, relatos e pareceres científicos com o intuito de solucionar, ou mesmo pôr fim a questão. De famílias assustadas a padres respeitáveis, de cientistas renomados a escritores de ficção, de pesquisadores paranormais a profissionais provenientes de todos os campos do conhecimento publicaram-se livros que objetivavam reduzir a veracidade do sobrenatural, comprovar sua insustentabilidade científica e, por outro lado, confirmar a existência de assuntos e eventos que, ainda, pouco compreendemos.

O outro lado do terror parece instigar a curiosidade e busca por conhecimento na mesma medida em que impulsiona o surgimento de uma infinidade de visões, opiniões e histórias. Pensando nisso, selecionamos nove obras que demonstram a diversidade e fertilidade do assunto e que, de maneiras inusitadas e peculiares, permitem aos leitores o contato com diversos lados deste universo de terror, assombrações e mistérios que tanto amamos!


Amityville (Jay Anson) – Darkside Books

Cercada pela natureza, com janelas amplas e uma sacada espaçosa, ela poderia ser uma casa de bairro tranquila como todas as outras, não fosse seu passado devastador e sangrento. Em 1975, George e Kathleen Lutz resolveram recomeçar a vida em uma nova residência que compraram por uma pechincha. Vinte e oito dias depois, os cinco membros da família fugiram aterrorizados, deixando a maior parte de seus pertences para trás. Estranhos eventos começaram a acontecer, afetando a vida dos Lutz e indicando que uma presença maligna habitava a casa. Embora tenha sido amplamente divulgada pela mídia, em especial nos jornais e nas revistas da época, muitas vezes de maneira sensacionalista, a história da casa nunca havia sido contada com riqueza de detalhes — até Jay Anson decidir reconstruí-la e transformar seu livro de não-ficção em um dos relatos paranormais mais importantes e conhecidos de todos os tempos.


1977 Enfield (Guy Lyon Playfair) – Darkside Books

Uma residência simples de classe média baixa. Dentro dela, uma família em pânico. Os gritos acordavam a vizinhança, a polícia não sabia como investigar. Seria aquela uma verdadeira casa mal-assombrada? Dentro deste livro, você encontra o mais completo registro do fenômeno real que inspirou os filmes Poltergeist e Invocação do Mal. Guy Lyon Playfair, um dos especialistas em mediunidade que investigaram os fenômenos, morou no Brasil durante anos e é especialista na obra e na vida do médium Chico Xavier. Junto com o pesquisador do paranormal Maurice Grosse, Guy acompanhou por três anos o drama da Sra. Harper e de seus filhos, documentando inúmeros acontecimentos que a ciência não consegue explicar: objetos que se moviam sozinhos, barulhos sem causa aparente, vozes atribuídas a espíritos, levitação. Seria um caso de histeria coletiva ou puro charlatanismo? As fotos, os registros em áudio e vídeo e os depoimentos recolhidos por Guy Lyon e Maurice até hoje intrigam a comunidade internacional. Poucas vezes, o sobrenatural se mostrou tão real como aqui.


Crenças extraordinárias: Uma abordagem histórica de um problema psicológico (Peter Lamont) Editora Unesp

Este livro toma como ponto de partida a missão de responder duas perguntas: “você já se deparou com alguma coisa que não conseguiu explicar?” e “por que as pessoas acreditam no paranormal?”. Um dos argumentos comuns feitos por aqueles que estudam crenças no paranormal é afirmar que o assunto merece ser estudado porque podemos colocar a primeira pergunta de lado e nos concentrar na segunda. Ou seja: mesmo que os fenômenos não existam, muitas pessoas acreditam em tais coisas. Portanto, a segunda pergunta deveria ser o foco de nossa análise. Porém, nota-se que também para a segunda as respostas não vêm sendo conclusivas. É preciso retroceder e considerar: quais são essas crenças que desejamos explicar e por que tentamos explicá-las há tanto tempo? Fazer isso demanda uma perspectiva histórica – e esse é o objetivo deste livro: fornecer uma abordagem histórica de um problema psicológico, examinando os fenômenos nos quais as pessoas acreditam, as crenças que têm sido manifestadas em relação a esses eventos e as tentativas de compreendê-las.


Breakthrough: An amazing experiment in electronic communication with the dead (Friedrich Jürgenson) Colin Smythe

Este livro apresenta os resultados documentados de seis anos de pesquisas acerca de um fenômeno científico surpreendente, acidentalmente descoberto na Suécia por Friedrich Jürgenson em 1957. De alguma maneira, e por razões ainda não compreendidas, vozes de pessoas mortas que possuíam algum afeto ou interesse pelo pesquisador apareceram durante a reprodução das gravações, ainda que nenhuma dessas vozes fosse audível no momento em que as gravações ocorreram. As vozes sempre pronunciam seus nomes e podem ser identificadas como “femininas” ou “masculinas”, mas todas falam rapidamente e empregam um ritmo curioso. Ao longo de suas pesquisas acerca do fenômeno, o autor contou com a contribuição de eminentes cientistas, físicos, psicólogos e teólogos. As descobertas de Friedrich Jürgenson mais tarde seriam nomeadas como EVP – Fênomeno de Voz Eletrônica (em tradução livre).


Exorcismo (Thomas B. Allen) Darkside Books

Muitos não sabem, mas o livro escrito por William Peter Blatty não se trata de invenção. Ela foi inspirada num fenômeno ainda mais sombrio, desses que a ciência não consegue explicar: um exorcismo de verdade. Exorcismo narra em detalhes os fatos que aconteceram com Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos que gostava de brincar com sua tábua ouija, presente que ganhou de uma tia que achava ser possível se comunicar com os mortos. Thomas B. Allen contou com uma santa contribuição para a pesquisa do seu trabalho. Ele teve acesso ao diário de um padre jesuíta que auxiliou o exorcista Bowdern. Como resultado, seu livro é considerado o mais completo relato de um exorcismo pela Igreja Católica desde a Idade Média.


Ed & Lorraine Warren: Demonologistas (Gerald Brittle) Darkside Books

Biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral. Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed e Lorraine Warren. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas deste livro para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser mais assustadora que o cinema. Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.


Os Demônios de Loudun (Aldous Huxley) Biblioteca Azul

Aldous Huxley se debruça nesse ensaio potente, publicado em 1952, sobre um caso real do passado: a suposta possessão de todo um convento em meados do século XVII, no interior da França, por diferentes demônios. A prioresa Jeanne des Anges foi quem primeiro sofreu com a ação das criaturas infernais; não demorou para que as outras freiras ursulinas entrassem em convulsões, torcessem os corpos e proferissem blasfêmias.

Os acontecimentos ocorreram em 1634 e o padre Urbain Grandier foi condenado pelos crimes de feitiçaria, feitiços maléficos e pela possessões que recaíram sobre as freiras ursulinas.


Paranormalidade: por que vemos o que não existe (Richard Wiseman) BestSeller

Por que relatos sobre experiências fora do corpo, objetos não identificados, premonições, mesas que respondem perguntas, animais falantes, atribuições de significados espalhafatosos para sonhos, teorias da conspiração e seitas secretas são tão envolventes e aguçam tanto nossa imaginação? Qual fascínio o sobrenatural exerce sobre nossas vidas a ponto de enganar nossos cérebros? Em Paranormalidade, o professor Richard Wiseman desvenda, através de fatos científicos, os fenômenos sobrenaturais que deixam muitas pessoas de cabelo em pé. Conheça a verdade por trás do sobrenatural, encare o mundo de uma maneira mais realista e comece a desbravar a mente humana!


A Paranormal Casebook: ghost hunting in the new millennium (Lloyd Auerbach) Atriad Press

Nos casos em que fenômenos misteriosos confundem nossa compreensão do mundo material, especialistas em pesquisa paranormal podem fornecer explicações surpreendentes. Lloyd Auerbach, parapsicólogo e investigador paranormal com mais de 25 anos de experiência, delineia neste livro um relato pessoal e cativante de eventos comuns e incomuns para o campo da pesquisa paranormal. De encontros com entidades inteligentes a impressões de eventos passados, de objetos móveis a eventos aparentemente sobrenaturais, discute-se neste livro a formação de importantes centros de pesquisa paranormal, além de apresentarem-se maneiras de julgar a credibilidade de supostos caça-fantasmas.


Curtiu? Compre as indicações no link

rela
ciona
dos