Entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2024, o São Paulo Expo foi palco da 11ª edição da Comic Con Experience (CCXP), consolidando mais uma vez seu status como um dos maiores eventos de cultura pop do planeta. Com uma programação intensa e repleta de atrações, a CCXP24 encantou fãs com experiências imersivas, painéis de estúdios renomados e a presença de artistas nacionais e internacionais.

Estúdios e ativações que roubaram a cena
Os principais estúdios e plataformas de streaming marcaram presença com estandes grandiosos e interativos. A Amazon Prime Video trouxe produções de peso como Fallout, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder e The Boys. O Globoplay apostou em uma ativação criativa para promover Guerreiros do Sol, uma telenovela com estreia marcada para 11 de junho de 2025. Apple TV+ marcou presença com uma excelente ativação de Ruptura. A Warner Bros, TV Cultura, Paramount e SBT+ também estavam presentes.
Por outro lado, duas gigantes da indústria ficaram de fora e fizeram falta: Netflix e Disney. Provavelmente, a ausência dos dois estúdios se deve aos investimentos em seus próprios eventos. A Netflix apostou no Tudum, que ocorreu dois meses antes, enquanto a Disney realizou a D23 Brasil, onde concentrou seu calendário de lançamentos para 2025.







Palco Thunder
Durante os quatro dias de evento, o Palco Thunder recebeu convidados especiais que apresentaram novidades e bastidores de produções aguardadas.
No primeiro dia, a abertura contou com Vincent Martella (Todo Mundo Odeia o Chris), Misha Collins (Supernatural) e Matt Smith (A Casa do Dragão), que reuniou mais fãs de Doctor Who do que seu atual papel nas telonas. Também participaram Alex “Mako” Seaver, Amanda Overton e Reed Shannon, que falaram sobre a segunda temporada de Arcane. A Crunchyroll exibiu trailers de Fire Force, que está sem sua terceira temporada, Tobe Hero X e Attack on Titan: The Last Attack.
No dia seguinte, na sexta-feira, Wagner Moura foi homenageado e relembrou sua trajetória artística. Giancarlo Esposito subiu ao palco para discutir seus papéis, entre eles Breaking Bad e The Boys. Jovem Nerd e Azaghal, dois gigantes do entretenimento do mundo nerd, apresentaram seu primeiro longa, A Própria Carne, e uma prévia do episódio especial Caverna do Dragão: O Episódio Perdido.
No sábado, um dos dias mais cheios do evento, o elenco de O Auto da Compadecida 2 compartilhou curiosidades dos bastidores e exibiu o filme com exclusividade. Matheus Nachtergaele e Senton Mello estavam visivelmente emocionados e o momento foi muito especial ao lado do público. A Apple TV+ trouxe Anya Taylor-Joy (quase brasileira) e Miles Teller para falar sobre Entre Montanhas, assim como o elenco de Ruptura. A Paramount+ apresentou os elencos de Yellowjackets e Dexter: Pecado Original, que marcou o evento com seu próprio estande.
No último dia do palco, Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa foi transmitido com exclusividade. O elenco e o diretor do live action também marcaram presença. Por fim Robert Kirkman (The Walking Dead), Tim Miller (Deadpool) e Dave Wilson (Secret Level) compartilharam bastidores de grandes produções hollywoodianas. A Paris Filmes finalizou o painel com Bailarina.
Com tantas atrações simultâneas, é impossível aproveitar tudo em apenas um dia, então se você pretende visitar a CCPX em 2025 aposte em pelo menos dois dias. Eu acabei indo nos quatro e além de visitar o Palco Thunder, conferir alguns estantes e participar de algumas ativações, o Artist Valley também é uma parada obrigatória, lá conseguimos conversar com nossos quadrinistas queridos e ainda tive a oportunidade de autografar com Keum Suk Gendry-Kim.
Ao final de quatro dias inesquecíveis, fica aquela sensação de que a CCXP24 conseguiu, mais um ano, proporcionar momentos memoráveis, reforçando seu papel como o maior encontro geek do Brasil. Para quem ama cultura pop, é uma jornada incrível. A próxima edição já tem data marcada: de 4 a 7 de dezembro de 2025. Já conseguem escutar a música épica? Ooohhhh OOooohhh


