Atenção! Como Arruinar Um Casamento aborda temas fortes, como suicídio e perda.
Após perder seu gato e ser traída pelo marido, Phoebe Stone resolve se hospedar na Pousada Cornwall. Para afogar as magoas e se preparar para um recomeço? Não! Phoebe está disposta a tirar sua própria vida neste local. Seus planos parecem estar indo “bem” até descobrir que a pousada foi inteiramente reservada para um casamento de luxo e a noiva não está nem um pouco disposta a permitir que Phoebe acabe com seus planos.
Apesar do plot inicial ser um tanto quanto forte, a verdade é que Como Arruinar Um Casamento é um romance contemporâneo que mistura humor, dramas e reflexões profundas como: dor, relações humanas e a possibilidade de recomeçar.

Tudo se inicia, com a chegada como um furacão de Lila, que transforma a trajetória trágica de Phoebe, e de um dia para noite ela acaba envolvida em um casamento, com os convidados e com todas as correlações que vão se revelando durante esses dias. A relação e amizade dessas duas personagens, traz um tom mais dinâmico para a narrativa, com humor e ironia dos fatos, mas sem deixar de refletir sobre os temas que já mencionei.
Esse contraste nos faz questionar sobre nossa realidade, sobre as mentiras que contamos e de como é fácil transmitir uma imagem irreal de nós mesmos. É fácil estar em um casamento cheio e luxuoso, quando só existe vazio dentro de nós. E neste caso nem estou falando da protagonista aqui. São muitas as contradições em que vivemos e cabe só a nós achar no meio de todo este caos que é vida, motivos para continuar, da melhor forma possível.

Acrescento aqui um ponto que sempre me pega nos livros. A discussão sobre o luto e suas diversas formas de sentir. Muito além do luto que Phoebe sente pelo seu gato e pelo seu casamento arruinado, outros personagens dessa trama se mostram em diferentes fases desse sentimento, é viúvo que perdeu a esposa, um irmão que perdeu a irmã, uma filha que perdeu um pai… Esse é um livro em que temos uma protagonista sim, mas que se engrandece ainda mais por suas histórias paralelas.
Como Arruinar Um Casamento é um livro simples, mas profundamente marcante. Não foi à toa que performou entre minhas melhores leituras de 2025. Ao conhecer Phoebe, nos deparamos com uma vida imperfeita, cheia de dilemas emocionais, mas com a certeza que sempre podemos buscar e encontrar a felicidade mesmo nos locais e com as pessoas mais improváveis. Gosto da forma leve que Alison Espach abordou isso, num núcleo pequeno, numa pousada por poucos dias, mas suficientes para mudar vidas para sempre. Amei.

- The Wedding People
- Autor: Alison Espach
- Tradução: Laura Folgueira
- Ano: 2025
- Editora: Harlequin
- Páginas: 368
- Amazon


