Resenha: Belo Desastre

Título Original: Beautiful Desaster
Autora: Jamie McGuire
Ano: 2011
Editora: Verus Editora
Páginas: 392
Compre aqui

Amor e Ódio definem: Amor pela trama viciante e temperada, traçada na medida certa pela autora Jamie McGuire. Encontramos situações que acreditamos não serem reais e forçadas, quando na realidade são totalmente possíveis. Belo Desastre nos questiona sobre o que realmente queremos na vida e quem realmente somos por trás das "ditas" aparências, sem querer nos dar uma lição de moral.

Ódio pela relação obsessiva e sem limites que os personagens me apresentaram. Fiquei com medo do rumo que esta relação podia levar, mas confesso que quebrei as pernas, este ódio no fim, virou uma admiração que prova que nunca devemos desistir de alguém, passem por cima de tudo e caia se precisar, mas não pare de lutar. Infelizmente não consegui dar nota cinco por um único motivo e vou falar mais dele no final. Nada define mais meus sentimentos por agora, só posso dizer que é bem contraditório tudo que senti.

Abby Abernathy é uma garota assombrada por seu passado. Ela resolve deixar tudo que a atormenta para trás quando decide se mudar com sua melhor amiga, América, para a cidade de Wichita em Kansas. Decidida a ter uma vida comum e enfim terminar seus estudos na faculdade de Eastern, tudo parece estar tomando o rumo perfeito até o dia que ela conhece o badboy Travis Maddox que pode facilmente ameaçar o seu recomeço. Os dois acabam se conhecendo através das lutas clandestinas organizada por alunos no campus da faculdade e protagonizadas pelo Travis.

"A expressão séria se derreteu em um sorriso quando ele viu minha blusa. Limpando meu rosto com uma toalha, ele me disse: - Desculpe por isso, Beija-Flor."

Travis é conhecido por sua reputação na faculdade, ele é forte, tatuado, fala palavrões e leva uma garota diferente por dia para o seu apartamento e todas são facilmente descartadas no dia seguinte. Irmão mais novo de uma família só de homens, desde que sua mãe faleceu, jamais conseguiu ser gentil com uma garota. Abby é o extremo feminino dele. Ele é exatamente tudo aquilo que Abby não suporta e mantem distância devido seu passado e o ignora sempre que pode, mas Travis não é do tipo que se contenta com uma recusa e intrigado com suas atitudes, ele começa a se aproximar mais de Abby. Os dois começam uma amizade, até então, saudável. Ela, é um baú trancado a sete chaves, ele se entrega muito mais, sem rodeios.

Em sua próxima luta, Abby acaba acompanhando Travis e está assustada por ele enfrentar um oponente desta vez desconhecido e possivelmente mais forte. Travis a tranquiliza, dizendo que nada aconteceria a ele e que nem se quer seria atingido. Abby duvida e aproveitando a oportunidade Travis sugere uma aposta: se ele perder ficaria sem sexo por um mês, se ele ganhasse Abby passaria um mês no apartamento dele e dormindo na sua cama. Ela perde a aposta.

A partir daí, acompanhamos esta nova experiência para ambos e o surgimento de um novo sentimento, de início tudo é meio confuso e preso, Abby não aceita que esteja se apaixonando por ele, e Travis nunca havia sentido algo semelhante por garota nenhuma. Temos agora um relacionamento cheio de ciúmes, reviravoltas e possessividade, mas o que é tem que se dizer: verdadeiro.

" - É perigoso precisar tanto assim de alguém. Você está tentando salvar o Travis e ele espera que você consiga. Vocês dois são um desastre."

A história estava morna, sem nada surpreendente até eu descobrir o tal segredo de Abby e quando enfim descobri, a personagem ganhou outro rumo na minha cabeça, ficando muito mais interessante. Adorei saber seu segredo e de certa forma, Abby ficou muito mais envolvente e isso alavancou a leitura. Mas lembram o que falei lá no começo? O que afinal me incomodou na leitura foi saber que Travis sempre foi um cara seguro e bem resolvido, mas quando conhece Abby simplesmente vira um cachorro sem dono, que literalmente rasteja por ela. Abby por muito foi extremamente egoísta, mesmo quando estava totalmente estregue a ele. Esta obsessão me incomodou muito, chega a ser sufocante. Ao final, consegui amenizar tudo isso ao decorrer das páginas e com bastante relutância consegui enxergar uma explicação plausível daquilo que Travis tinha se tornado.

Belo desastre é narrado apenas por Abby, ou seja, veremos tudo na perspectiva dela e é ai que renasce minhas esperanças em relação ao personagem de Travis. Abby narra tudo de forma exagerada e eu não sei se isso foi intencional por parte da autora, mas estou levando fé nisso, afinal, em Belo Desastre estamos presos a visão dela, uma personagem que custou a aprender com seus erros e decai muito ao meu ponto de vista.

A série hoje é composta por quatro livros, Belo Desastre, Desastre Iminente, Belo Casamento e por fim Algo Belo, mas desta, também nasceu um spin-off com mais quatro livros sobre os irmãos Maddox. Em Desastre Iminente, temos a mesma história, mas narrado por Travis. Neste veremos sua perspectiva, seu ponto de vista e será só após ler este volume que vou conseguir ver se Travis, é ou não é, este cara doentio que vi ao decorrer de Belo Desastre. Sinceramente estou torcendo, do fundo do meu coração, que ele não seja assim. 

Além de nos presentear com uma bela e complicada história, a autora Jamie McGuire nos presenteia com personagens secundários carismáticos e marcantes, assim como os quatro irmãos de Travis, Thomas, Taylor, Tyler e Trenton. 

" - Sabe por que eu te quero? Eu não sabia que estava perdido até que você me encontrou. Não sabia que estava sozinho até a primeira noite em que passei na minha cama sem você. Você é a única coisa certa na minha vida. Você é o que eu sempre esperei, Beija-Flor"

Sabendo tudo o que estes dois personagens tiveram que passar para chegar a este desfecho é bem gratificante, não muito longe da realidade, ao final das contas. Mesmo com toda a demasia de sentimentos em certos pontos, vi desde o início que o casal carregava um sentimento único. Se vocês procuram por uma história tumultuada e intensa, mas que ao mesmo tempo te fascina, esta é a história certa para você, Travis e Abby levam um relacionamento cheio de tensão, mas com uma química imbatível, foi sim uma leitura válida, após refletir, notei que talvez o relacionamento deles não é tão absurdo assim e que talvez seja mais comum do que imaginamos.

66 comentários

  1. Olá,
    Confesso que essa série nunca foi de meu interesse. Não gosto de livros do gênero, por isso nem encararia uma série. Parabéns pela resenha!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a resenha, deu vontade de ler o livro e conhecer mais dessa história ;p
    Bjss!!

    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jéssica, leia sim e tire suas próprias conclusões ;)
      Beijos Joi

      Excluir
  3. Hey, Joi! Já li "Belo Desastre" há tanto tempo que eu já nem me lembrava mais da história, eu só me lembro que teve uma cena aí desse livro que eu achei A cena! Tipo A cena mesmo! rs Não posso dar detalhes porque senão é spoiler! Mas confesso que não tenho vontade de ler Desastre Iminente, por ser a mesma história, e agora também já passou tanto tempo que também não lerei "Belo Casamento" :(
    Adorei sua resenha, quem é que não quer um romance desses, né?
    Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi algumas resenhas Tici que fala que a historia narrada pelo Travis parece outra, por isso estou animada ^^

      Quem sabe daqui um tempo você dê outra oportunidade ;)

      Beijos Joi

      Excluir
  4. Nossa, tá ai um livro que eu dei 3 estrelas por pura caridade huahuahuahuahua. Justamente pelo que vc falou. O Travis é obsessivo, totalmente. Ele se transforma e a Abby se torna um objeto e uma máquina de sexo. Achei isso terrível no livro. Não sei, não curti o casal. Quando resenhei esse livro brinquei que ele era um Desastre, sem o Belo na frente huahuahuahua e é essa a minha opinião bem resumida =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Kel e o pior, esta semana fiquei sabendo de uma "curiosidade" da qual a autora conta que escreveu o livro ema penas algumas semanas, talvez esteja ae o descaso dela com o protagonista.

      Quem sabe que com mais tempo ela tivesse colocado mais atenção em cima dos personagens, pois a historia tinha potencial sim.

      Beijos Joi

      Excluir
  5. Oi minha flor!!!!!
    Eu amo essa história, também queria viver uma amor assim!!!
    Teve partes do livro que eu quis matar ela, depois matar ele, muito intenso, sofrimento! Aff
    No fim, eu concordo contigo que teve partes que nosso Travis parecia uma cachorrinho sem dona! ahaha Isso me incomodou também! Mas é um romance tão bom que eu amo e é um dos meus favoritos do estilo!
    Amei a resenha!!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/05/resenha-maybe-someday-talvez-algum-dia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahha sim Paula é exatamente assim que nos sentimos ;) Tenho quase que certeza que o roteiro para o filme sera melhor viu ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  6. Amei a resenha. Já li Belo desastre e agora estou lendo Desastre iminente. Eu também acho esse amor do Travis pela Abby doentio e as vezes chega a me dar nervoso. Não vejo a hora de terminar e ler Belo casamento.
    É serio mesmo que vai lançar o livro? Tinha visto essa história, mas faz tanto tempo e até agora nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim Isabelly vai ser lançado um filme e também os spin-offs sobre os irmãos do Travis ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  7. Não sabia que o livro dois era a mesma estória, isso é legal, ver tudo de pontos de vista diferentes. Eu não tinha muita vontade de ler esses livros, agora fiquei. Amo leituras que deixam esse sentimento de amor e ódio, acho que posso gostar, então.

    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainah dizem que a mesma historia sendo narrada pelos olhos de Travis parece ser outra, vou ler para crer ^^ Dai volto aqui e conto para vocês! Obrigada pela visita.

      Bjs Joi

      Excluir
  8. atualmente estou querendo começar a ler essa serie, mas ainda não tive tempo com mt coisa empacada aqui em casa pra ler fica difícil sabe.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente Alice, mas a leitura é bem fluida viu, acho que terminei em um dia sem grandes esforços ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  9. Gostei bastante da sua resenha, mas não leria o livro. Não gosto muito do gênero e vejo diversas críticas negativas sobre a obra. Certamente não leria.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gênero leva polemica sempre ^^ e sim, a obra esta longe de ser um ótimo New Adult, mas a leitura foi tão rápida que valeu a pena ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  10. Oi, Flor! Tudo bom?
    Lembro como se fosse ontem quando Belo Desastre chegou em casa, comprei ele antes de começar toda a febre pelo Travis e quando precisei de alguém para conversar sobre o livro, não encontrei. Achei intenso, Deus, quem não quer um Travis na vida e que decide mudar por causa de uma mulher, como ela é sortuda!
    A autora foi muito feliz por começar a história dessa maneira, quando nos deparamos com um história que se segue em uma trilogia ou saga, o primeiro livro as vezes nos castiga um pouco com a monotonia, mas não esse, com certeza!
    Estou doente para comprar Belo Casamento, quero só ver pelo que eles vão passar, com certeza vamos ter muitos conflitos, apesar que rezo muito para que Abby melhore, porque vamos concordar, da muita vontade de bater nela, não é?

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De socar você quis dizer né Fê? Ahaha já leu Desastre Iminente? quero ler para tirar mais conclusões sobre Travis, minha relação com ele ainda esta abalada ;)

      Beijos Joi

      Excluir
  11. É uma leitura de um dia, mesmo que seja um pouco futil.
    Sim, eu amei o tema mas achei futil e cliche. Se bem que o núcleo das lutas foi bem explorado

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhum, mas todo clichê quando bem explorado acaba sendo bom, hoje em dia é cada vez mais difícil ter algo original ;)

      Beijos Joi

      Excluir
  12. Oi, tudo bom? Gostei bastante da tua resenha! Mas não sei se leria pelo tamanho de criticas negativa que esse livro traz consigo.
    Beijos,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A relação dele é amor e ódio Jessica, só lendo mesmo para tirar suas próprias conclusões ;) Quem sabe mais pra frente você da uma chance pra autora?

      Beijos Joi

      Excluir
  13. Já li algumas resenhas desse livro e tem muita gente que AMA de paixão mas também tem gente que não se interessou muito...
    Adorei a sua resenha, você explica sempre tudo tão bem! Parabéns!
    Já tenho o e-book e assim que tiver um tempinho, vou me dedicar à leitura desse livro, pois a sinopse despertou a minha curiosidade.

    Beijo <3

    http://prologuesepilogues.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Miriam, e tire suas próprias conclusões, no momento quero ler a historia narrada pelos olhos do Travis, para dai sim fazer as pazes com ele...ou não ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  14. Oi! ^^
    Ainda não li esse livro. Ele me chama muita atenção desde que vi sua capa (linda) pela primeira vez. Acho que um dia vou lê-lo.
    Gostei muito da sua resenha. Está bem explicativa com o que você achou de positivo e negativo.

    Adorei o blog!!
    Já estou seguindo!! Desculpa a demora em visitá-lo.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e volte sempre viu ;)

      Leia sim, é uma leitura rápida e fluida. Beijos Joi

      Excluir
  15. Oi!
    Amo muito Belo desastre, foi o new-adult que me fez gostar do genero, foi uma leitura tão rapida <3.
    Adorei sua resenha, fico contente em saber que gostou.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que compartilhamos da mesma ideia Guilherme!

      Beijão Joi

      Excluir
  16. Oi, passando pra conhecer seu blog!
    Adorei estar aqui.
    Confesso que essa série nunca encheu meus olhos. Só daria a chance se ganhasse o livro, mas comprar está fora de cogitação.
    Parabéns pela resenha.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcelo, sinta se a vontade de voltar sempre que desejar!

      Joi

      Excluir
  17. Oi, Joi!

    Resenha super completa, adorei :)

    Pois é, menina, ando bem sumida mesmo! É que to cheia de coisa para fazer, quase nao tenho parado em casa e quando chego quero ir direto para a cama. Mas acho que daqui uma semana mais ou menos consigo me organizar de vez e voltar com o cronograma do blog ;)

    Beijão!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é a correria Babi! estarei ansiosa pela sua volta. Se organiza ai linda ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  18. Quero muito ler esse livro ... Até tenho na minha estabte...
    Mas leio opiniões bem contrastantes sobre ele..
    Forever a Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camylla! Bem...é como eu disse é uma relação complicada com o livro hahaha
      Leia e tire suas próprias conclusões!

      Beijos Joi

      Excluir
  19. Que pena que você não gostou tanto deste livro quanto eu, mas em alguns aspectos eu concordo com você, muitas cenas da Abby me fizeram ficar morrendo de raiva dela, parabéns pela resenha e sucesso com o blog, bjs ♥

    http://sobangulos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não foi meu preferido Letícia mas não é de todo ruim não ^^ no fim o casal consegue te cativar
      Beijos Joi

      Excluir
  20. Oie, tudo bom?
    Eu comprei esse livro há alguns meses e estou com um pouco de receio para começar a ler. Acho que vou odiar o Travis, mas acredito que a narrativa vai me envolver (dá pra entender?) kkkkk
    Gosto do gênero NA e espero que a leitura me agrade apesar dos meus medos em relação a leitura.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da pra entender sim Aline, pois eu sou exatamente assim! hahaha, eu não sei se odeio ou amo o Travis, acho que só lendo Desastre Iminente mesmo para descobrir!

      Beijos Joi

      Excluir
  21. Olha, estava sem muita vontade de ler, mas a sua resenha aguçou mais a vontade e já vou colocar em minha lista..... Vamos ver se me conquista né? Mas tem muita gente falando bem dele, adoro isso heheheh...

    Estou te seguindo também ;)

    Pri ;*
    http://closettgarden.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! E volte sempre e fico mega feliz em saber que te influenciei positivamente. Beijos Joi

      Excluir
  22. Eu adoro esse penúltimo quote que você citou :)
    Mesmo tendo adorado Belo Desastre eu não tenho vontade de ler os livros que vieram depois, em especial Desastre Iminente, justamente por não querer conhecer Travis tão a fundo quanto esse livro deve permitir, já que é narrado pelo ponto de vista dele. Para mim, são as inúmeras contradições e a imprevisibilidade do Travis que fazem dele um personagem interessante, então acredito que, ao conhecer a história a partir do seu ponto de vista, isso irá se perder. Prefiro ficar só com a versão da Abby mesmo.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante seu ponto de vista Mariana. Bem quem sabe você leia Belo Casamento é narrado pela Abby mesmo! Já eu sou muito curiosa e fiquei muito intrigada com o personagem, com certeza vou "pagar" para ver mais dele.

      Beijos Joi

      Excluir
  23. Olá =).
    Eu realmente não curto muito livros NA e não me interessei nem um pouco por este em especial, mas muitas pessoas gostam demais.
    Esses sentimentos que parecem meio doentios não são os que mais me agradam e a premissa me pareceu clichê, esse tipo de coisa que sempre vemos em filmes americanos...
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, eu não curtia o gênero também, mas se tu quer realmente ler um ótimo livro NA leia Entre o Agora e o Nunca, acho que ele vai mudar seu pensamento com o gênero!
      Beijos Joi

      Excluir
  24. Oie! Estou louca para ler os dois últimos livros que foram lançados da serie!!! Espero que sejam tão bons quanto esse!
    Bjs, comentar por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/05/os-assassinos-do-cartao-postal.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentarei Naylane! Beijos e volte sempre. Joi

      Excluir
  25. Oi Meninas, tudo bem?
    Vim conhece o blog de vocês e adorei, já estou seguindo. E logo de cara, quem eu encontro? Um livro difícil de superar até hoje para mim. Amei, amei, amei. Eu sei, eu sei, também não gostei nem um pouco do que a Abby fez com ele, reprovo suas atitudes. Vamos combinar??? Ela não o merece!!!! Mas tem uma coisa que não podemos negar, essa obsessão não é nem um pouco saudável.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Nossa concordo totalmente com tudo que disse, pois foi realmente tudo o que senti. Volte sempre e obrigada por vir nos visitar, volte sempre!
      Beijos Joi

      Excluir
  26. Oi, Joi
    Gostei da resenha, mas não se tenho interesse nessa trilogia. Protagonistas indecisas/irritantes me incomodam e mocinhos obsessivos (a la Edward) também. Mas admito que fiquei curiosa com relação ao segredo da Abby!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso te garantir é um segredão e fez a historia muito mais agradável!
      Beijos! Joi

      Excluir
  27. Gostei muuito da resenha, porque tenho muuita vontade de ler esse livro,ehehehhehehehe :)
    Preciso comprá-lo looooogo!


    Beeijinhos ^^
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre sim Carol ^^ é uma leitura bem gostosa! Beijos Joi

      Excluir
  28. Oláa, adorei a resenha! eu sou louca para ler esse livro e todos da série. pretendo ler em breve :D

    http://keetring.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Kétrin e obrigada pela visita linda! Beijos

      Excluir
  29. Respostas
    1. Thais! Assim vou morrer de curiosidade! Sabia que eu tinha que ter um pouquinho de esperança nele!

      Beijos e Obrigada pela visita ^^
      Beijos Joi Cardoso
      Estante Diagonal

      Excluir
  30. Oiiii, amo demais essa história... E ainda tive o prazer de conhecer a Jamie quando ela esteve aqui no Brasil... Muito amor pelo Travis!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que inveja! Queria muito ter o prazer de conhece-la! Mas por aqui onde moramos é quase impossível =/ Beijos Joi

      Excluir
  31. Sou super suspeita pra falar, pois sou completamente apaixonada por essa série. Amor demais pelo Travis! ♥
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Estou tentando AMO-LO também espero conseguir hahaha.

      Beijos Joi

      Excluir
  32. Olá Joi,

    Gostei muito da sua resenha, mas apesar do sucesso dessa série não leio por não fazer meu estilo...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco, mesmo assim obrigada por ter vindo aqui conferir a resenha =D Beijão Joi

      Excluir
  33. Eu sou extremamente apaixonada pelo livro Belo Desastre! A história de amor desses dois de mundos tão diferentes( ou nem tanto assim) me conquistou desde que li as primeiras páginas. O segundo livro ainda não tive oportunidade de ler mas acredito que seja tão bom quanto o primeiro. :D Bjs até mais

    ResponderExcluir