Folheando sobre o Wattpad


Oi pessoal! O Folheando da vez vai falar sobre uma plataforma gratuita e digital de leitura! Muita gente, já ouviu falar, mas não conhece como funciona realmente o Wattpad. O Wattpad nada mais é do que uma comunidade em que seus usuários, sejam eles escritores, leitores e afins podem publicar suas degustações, histórias, fanfics e poemas para a leitura online. Atualmente, com mais de 60 milhões de livros cadastrado, o usuário pode ler tanto através de seu computador ou também através de um aplicativo de celular/tablet (Android ou iOS). Mas como uma ferramenta desta pode trazer retorno para o autor, sendo ele gratuito?

Por este motivo que pedi para minha querida Thati Machado, autora que já publicou suas obras de diversas formas, tanto em e-book na Amazon com Com Outros Olhos, físico através da Laço Editorial, e agora pelo Wattpad com Poder Extra G! Nada melhor do que saber a opinião do próprio autor, não é mesmo? Vamos ver o que ela acha?

"Sou uma escritora proveniente da web. Comecei no Orkut e quando ele caiu em desuso, fiquei órfã. Eu estava publicando o meu primeiro livro físico, é verdade, mas eu havia perdido algo que sempre amei: a interação direta com o leitor. E então, há alguns meses, conheci o Wattpad. Comecei meio reticente, é verdade, mas não é que a plataforma me ganhou? Enquanto escritora, digo que não há nada mais incrível do que ter o leitor participando de forma ativa enquanto você cria a sua história. A interação deles pode mudar o rumo de algumas coisas e eles podem te ajudar a melhorar suas ideias. Enquanto escritor você escreve para alguém, certo? Quando esse alguém pode fazer parte do curso da história... A coisa não tem como ficar melhor. Enquanto leitora, afirmo com convicção que o Wattpad é um universo mágico com as mais incríveis histórias e o melhor? Totalmente de graça. Tudo bem ali, ao seu alcance. Tenho me realizado cada dia mais na plataforma. Jamais imaginei que a história da Nina fosse ganhar tanta repercussão. Uma história cheia de personagens atípicos... É algo arriscado, mas perceber que os leitores os estão recebendo bem e estão gostando deles, bom, isso é tudo que eu podia querer. Se você ainda não tem uma conta no Wattpad, bom, você acaba de descobrir o que está perdendo. E não é pouco, não!"

Se você se interessou em começar a conhecer este universo e deseja iniciar pelo livro da Thati, Poder Extra G clique no link e boa leitura! Conheçam também seus outros trabalhos aqui.


Sabemos que é cada vez mais complicado lançar um livro, tudo tem um custo muito alto e necessita de um investimento super alto do autor. É através do Wattpad que muitos autores encontram uma maneira de divulgar suas obras sem o capital inicial. O autor pode liberar seu livro aos poucos, tendo assim, um retorno dos leitores que podem comentar e interagir totalmente com o autor e tudo que você precisa é fazer um cadastro no site, assim como a Thati comentou. Não é apenas os leitores e autores que visitam o Wattpad, as grandes editoras também ficam de olho, e aqueles livros que recebem mais visualizações, curtidas e comentários recebem mais notoriedade permitindo assim que os autores possam ter oportunidade de lançarem suas obras fisicamente, ou seja é só vantagens!

É importante salientar a questão do plágio também! Para o autor que tiver receio em publicar sua obra na ferramenta pode ficar tranquilo! O Wattpad não permite que os usuários copiem os textos, sem contar que hoje em dia já existe outras ferramentas para os autores se precaverem deste tipo de ação. Falado tudo isso, e vocês? O que acham? Já conheciam o Wattpad?

29 comentários

  1. Conheci esse site essa semana
    ainda não tive um contato mais afundo com ele
    mas depois vou dar uma olhada

    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  2. Oi Joi, tudo bem flor?
    Eu não conhecia o site mas já fiquei encantada *-* Achei a ideia fascinante e acredito que dai pode sair inúmeros autores. Já aderi e vou publicar algumas coisas por lá.
    bjus,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar, mas não sabia bem o que era rsrs Estou super encantada .. Vou dar uma conferida e me cadastrar logo rsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Joi!
    Eu adoro o Wattpad e também amei como ele protege os textos de plágios!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Géssica, você que escreve deve fazer um uso muito bom ^^ Bjs

      Excluir
  5. Que legal essa rede social. Não a conhecia, vou me cadastrar e vê se consigo aprender a mexer nela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em apresenta-la para você Lissandro!

      Excluir
  6. Oi, Joi!
    Já ouvi falar muito sobre o Wattpad, mas não tinha muito conhecimento sobre a plataforma.
    Adorei saber um pouco mais sobre o seu funcionamento. Tanto que fiquei mais tentada a dá uma passadinha por lá e conferir o que tem de bom.
    Adorei a dica sobre o livro da Thati.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Site permite baixar um aplicativo no seu tablet ou celular ^^ Bjs

      Excluir
  7. Oi Joi!

    Conheço o Wattpad a bastante tempo, e estava lendo minha trilogia favorita por lá, Dissolução da Cláudia Lemes e agora estou acompanhando a nova história da autora Bruna Fontes, Sob o Mesmo Tempo.
    Eu mesma já publiquei alguns textos meus lá e agora estou postando um romance <3 Com a Bola Toda (se caso te interessar pra ler -q)

    Beijos!
    ~nathália n.
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que legal Naty vou dar uma conferida sim! Obrigada!

      Excluir
  8. Super ótima ideia esse wattpad!
    Nossa, vou fuçar ela hoje mesmo.
    Não sei como anda a divulgação dele, mas eu nunca ouvi falar. Mas confesso que voltei a ler faz pouco tempo, então estou bem desatualizada com as novidades.
    Valeu pela dica!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post. Eu ja conhecia sobre o Wattpad, mas sei la o pq, nunca procurei fazer um pra mim e participar e desfrutar dessa maravilha!! acho que vou atras logo para nao perder mais tempo kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, eu tenho escutado falar muito sobre o wattpad, mas ainda não tive tempo para entrar e olhar bem, mas sei que tem muita coisa boa por lá.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o wattpad, mas adorei! Já vou começar a usar!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Já conheço a plataforma e estou aprendendo a usá-la, o problema é que tem gêneros que tem bem mais visualizações que outros e fica complicado achar umas "pérolas" de outros gêneros. Eu costumo ler a noite e o aplicativo não tem lá uma regulagem de brilho muito boa e fica ruim de ler :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gio você pode configurar pelo seu celular tbm =D Ou tablet!

      Excluir
  13. Já conheço o wattpad e sinceramente não gostei, tentei ler vários livros e achei todos péssimos, então logo desisti da rede, não sei se agora está melhor ou se era eu que não sabia usar, mas enfim, não gostei dele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena, assim como livros físicos, existem historias boas e ruins, acho que você deu azar... Te dou a dica da Thati, autora que comentou no post. Os livros dela são ótimos!

      Excluir
  14. EEEEE também adorei o Poder Extra G! Descobri por acaso no Wattpad, fui lendo e lendo e soltando boas risadas :)

    Beijão, Joi!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber Babi, em breve você vai saber ^^

      Excluir
  15. Oi Joi, tudo bem contigo ???
    Já tinha ouvido falar no Wattpad, mas admito que nunca pesquisei nada sobre ele, e nem cheguei a acessar a plataforma, sempre fiquei no ouvi falar mesmo.
    A verdade é que eu tenho um enorme problema com qualquer tipo de leitura que não seja na forma de livros físicos. Não tenho nada contra as diversas plataformas, nem contra os e-books, longe de mim, mas é uma coisa minha sabe ? Não consigo me acertar, não consigo me dar bem, rsrsrs, por isso fico meio distante dessas novidades.
    Apesar de tudo, concordo contigo, essa é uma ótima forma de lançar novos escritores, de garantir que eles ganhem mais notoriedade e tenham suas obras publicadas. Gostei bastante do comentário da Thati, algumas das experiencias que ela descreveu me lembraram um pouco do meu escritor preferido, Chuck Palahniuk, que também tentam manter contato com os leitores !!!
    Adorei o texto. Fiquei feliz por saber mais sobre o Wattpad e também sobre a opinião de uma autora com relação a plataforma. Me deixou mais animada para conhecer o site.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  16. Gente, não conhecia esse site. Achei bem legal porque os leitores e o autor podem interagir. Vou dar uma olhada no site, com certeza.

    ResponderExcluir
  17. Oiii.
    Eu conheci o wattpad por acidente kkk
    Estava na escola em horário de aula vaga ano passado e queria ler um livro e não tinha nenhum físico ali comigo, então comecei a mexer no celular e achei um app wattpad, escolhi uns livros e salvei. E mesmo eu não gostando de ler livros digitais adoreii o app, pois quando estou em algum lugar longe de casa, longe de livros eu posso ler pelo celular mesmo.
    Eu pretendo também postar meu livro que terminei esse ano depois de 2 anos escrevendo, vou posta-lo no wattpad, assim que registrar, pois esse lance de plagio é triste né?
    Amei o post
    beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  18. Oii
    Já tinha ouvido falar, mas não entendia muito bem como funcionava..
    Achei bem legal a ideia, acho que a tendência é mesmo as coisas de modo geral terem sua representação na internet e isso não é diferente no caso dos livros.
    Uma tendência também é a interação, como a Thati disse, entre autores e seus leitores, acho que isso dá um gostinho especial para a leitura!

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, acho que este feedback que os autores dão é essencial para o autor.

      Excluir
  19. Gosto bastante do Wattpad, tem muito texto interessante e bom por lá.
    Tudo que Motiva | Participe do nosso TOP Comentarista ♥

    ResponderExcluir