Os livros são uma das formas mais eficazes de guardar e compartilhar conhecimentos. Neles estão armazenados milhares de conteúdos informativos e históricos que são passados entre gerações. Um bom livro nunca sai de moda e ler os clássicos é fundamental.

Esse poder tão magnífico dos livros se reflete nos mais variados âmbitos, desde o ensino tradicional até os jogos de mesa, tabuleiros ou carta. No campo do entretenimento e dos passatempos, os livros assumem diferentes funções, todas elas fundamentais para o andamento das partidas.

Créditos: Wizards of the Coast

O papel mais tradicional é o de livro de regras, o conteúdo informativo que armazena as normas e diretrizes do jogo e estabelece os limites e os desafios dos jogadores; logo, em alguns jogos, a informação sobre estratégias e possibilidades é fundamental para evoluir como praticante, como o xadrez, poker e principalmente nos RPGs, onde o mestre se baseia para direcionar a campanha.

Hoje trazemos diversas dicas de jogos que encontraram nos livros um poderoso aliado para ensinar e divertir os seus jogadores.

A magia do RPG

O sucesso dos jogos de RPG reside justamente na capacidade de transportar o jogador a um mundo fantástico e colocá-lo no papel de um personagem fictício com suas próprias habilidades e objetivos, além disso, a campanha é jogada com outros participantes e cada ação e escolha reflete nos acontecimentos futuros da partida.

Os livros são a base fundamental da experiência de um bom RPG. Em Dungeons & Dragons, existe um responsável por narrar a história e conduzir o jogo, que encontra nos livros um guia detalhado para criar mundos imersivos, povoados por personagens fascinantes e repletos de desafios empolgantes. Os jogadores, por sua vez, mergulham em manuais e suplementos para moldar seus personagens, escolhendo suas classes, habilidades e equipamentos, tornando-se protagonistas ativos da narrativa.

Através da leitura, os jogadores expandem seus horizontes, aprendendo sobre diferentes culturas, mitologias e sistemas mágicos. Essa bagagem cultural enriquece a interpretação dos personagens e as interações entre eles, tornando a experiência de jogo ainda mais profunda e significativa.

Poker

Um dos jogos de cartas mais populares do planeta, o poker integra a lista de jogos da mente, dividindo status com jogos como xadrez e cartas em geral. Para vencer nesse jogo é fundamental contar com diversas capacidades intelectuais, deixando a sorte de lado.

Ao exigir dos seus participantes habilidades mentais, como estratégias elaboradas, muitos jogadores encontram nos livros o conhecimento necessário para vencer no poker. Um clássico é “Teoria do Poker”, escrito por David Sklansky, que apresenta a lógica e o pensamento de um profissional sobre o jogo.

Atualmente, o poker conquistou um novo território, a internet. Apoiado em plataformas especializadas, a modalidade ocupa um lugar de destaque no mercado de jogos eletrônicos. São apresentados os mais variados modos de jogo, além de uma vasta biblioteca de conteúdos informativos, como as principais estratégias, ranking das mãos e, até mesmo, um dicionário com os termos mais comuns.

Xadrez

O xadrez é o jogo de tabuleiro mais popular do planeta. Ao impor um desafio intelectual de alto nível, esse esporte mental atraí uma base sólida de fãs e os avanços tecnológico, como os sites especializados, tornaram as partidas mais simples e muito mais desafiadoras, uma vez que é possível encarar jogadores de todas as partes do mundo e enfrentar as mais variadas estratégias.

Nessa categoria, a relação com os livros também é valiosa e oferece aos jogadores a oportunidade de aprender e melhorar no jogo. Títulos como “Meu Sistema” de Aron Nimzowitsch servem como guias para os jogadores aprimorarem suas estratégias, aprenderem novas aberturas e aperfeiçoarem suas táticas. 


Os livros e os jogos têm uma relação que não está limitada apenas pelo conteúdo “técnico”. Esses dois universos compartilham a capacidade de transportar seus participantes para outras realidades, seja num tabuleiro ou em um cenário fantástico. A leitura e os jogos proporcionam momentos de lazer e também podem ser ferramentas poderosas para o desenvolvimento de novas habilidades cognitivas, como a criatividade, a resolução de problemas e a análise crítica.

rela
ciona
dos