Graças a sites que disponibilizam exemplares digitais, atualmente é possível consumir obras a partir de qualquer dispositivo, seja pelo computador ou por meio de smartphones. Além de também ser possível baixá-las em formatos como PDF e ePUB, que possibilitam a leitura no Kindle e outros e-readers.

Lançado em novembro de 2004, com um acervo inicial de 500 obras, o Portal Domínio Público propõe o compartilhamento de conhecimentos, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores uma biblioteca virtual, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Para encontrar os títulos disponíveis na plataforma, basta seguir os passos abaixo: Acesse a página Domínio Público, no menu lateral à esquerda, faça uma pesquisa escolhendo o “tipo de mídia” selecionando “texto”. Se deseja alguma categoria, autor, título ou idioma específico, estes dados também podem ser selecionados.

Outra opção é acessar diretamente a alguma das listas de destaque, como: Obras Machado de Assis, Poesia de Fernando Pessoa, Literatura Infantil em Português, A Divina Comédia em Português, etc. Inclusive, encontrei uma lista muito boa com 305 títulos no site na Unifucamp (clique aqui).

DICA EXTRA PARA USUÁRIOS DO KINDLE

Muitos usuários, antes de comprar um Kindle por exemplo, pesquisam justamente sobre a possibilidade de ler PDF no leitor. Indo direto ao ponto, se você fizer da maneira certa, o Kindle se sai relativamente bem nesta tarefa. Além do formato PDF, o Kindle também oferece suporte aos seguintes tipos de arquivo: Microsoft Word (.doc, .docx), HTML (.html, .htm), RTF (.rtf), JPEG (.jpeg, .jpg), GIF (.gif), PNG (.png), BMP (.bmp) e EPUB (.epub).

Em muitos arquivos, a fonte pode ficar pequena, porém tem a opção de girar a tela, o que faz com que as palavras fiquem um pouco maiores. Outra questão é sobre materiais que possuem muitos gráficos ou tabela, que podem ficar um pouco ruins dependendo da forma que você enviá-lo para o seu Kindle.

Como enviar arquivos PDF para o e-mail do Kindle?

A melhor maneira de ler PDF no Kindle é mandando o arquivo para o e-mail que você cria no e-reader e no assunto colocar a palavra ‘convert’. Desta forma, o arquivo vai para o Kindle num formato mais confortável, já apropriado para ele.

Veja o passo a passo de como fazer isso: encontre o endereço do seu Kindle. Faça login no site da Amazon. Vá para a página Gerencie seus conteúdos e dispositivos. Após descobrir seu e-mail do Kindle, abra seu aplicativo de e-mail preferido e envie o arquivo PDF no anexo. Lembre-se de digitar CONVERT na linha de assunto do e-mail; Depois de enviar o e-mail, a Amazon converterá automaticamente o arquivo PDF para um tamanho que seu Kindle possa controlar com mais facilidade.

Encontrei essas dicas no site Uma Dica por Dia que, a propósito, tem um ótimo artigo instruindo como escolher seu Kindle.

Para finalizar, iniciativas como esta do Portal Domínio Público é uma grande oportunidade que oferece acesso a livros a muito mais gente, especialmente com tantos autores brasileiro que podem despertar ou desenvolver em muitas pessoas o gosto pela leitura. Então, aproveite, busque uma obra para iniciar e vamos juntos nessa!

rela
ciona
dos