O Lama Branco, de Alejandro Jodorowsky e Georges Bess, é uma HQ publicada pela Editora Conrad. A obra mergulha em temas como destino, espiritualidade e transformação, que conduz o leitor por uma jornada de autoconhecimento e reflexão sobre o ciclo da existência.

No final do século XIX, o Tibete enfrenta um período turbulento após a morte do Grande Lama Mipam, momento em que a corrupção começa a se espalhar pelo país. Gabriel, um jovem órfão de exploradores ocidentais, é criado pelos habitantes locais e reconhecido como a reencarnação do Grande Lama. Dividido entre sua origem e seu destino espiritual, ele precisa superar desafios, aprendendo os ensinamentos sagrados enquanto enfrenta forças sombrias que ameaçam seu caminho e a tradição que jurou proteger.

Esse é um quadrinho que trabalha a “jornada do herói”, que é repleta de desafios, que explora a dualidade entre o mundo material, o mundo espiritual e o processo de transformação de Gabriel ao então Lama Branco, líder do povo tibetano. Além disso Jodorowsky critica o fanatismo religioso, tema que se mostra sempre atual independente de qual fatia histórica esta sendo retratado.

Com uma arte detalhada e um roteiro cheio de simbolismos, O Lama Branco se destaca como uma obra que convida à introspecção. O traço detalhado e expressivo de Bess, aliado ao uso marcante das cores, contribui para a atmosfera mística e filosófica da história que nos apresenta diversos ensinamentos do budismo e da cultura do Tibete.

Essa leitura foi uma grata surpresa, sem dúvidas fiquei bastante surpreendida, pois esperava algo muito mais raso, mas acabei sendo presenteada por uma trama profunda e cheia de significados. É impossível não se afeiçoar por Gabriel e por sua trajetória. Sem dúvidas é uma leitura obrigatória para qualquer fã de quadrinho e leitores de Alejandro Jodorowsky.


Alejandro Jodorowsky é um artista multifacetado, nascido no Chile. No universo dos quadrinhos, sua obra mais famosa é O Incal, criada em parceria com Moebius. Além disso, ele escreveu A Casta dos Metabarões e Bórgia. Georges Bess é um ilustrador francês que começou sua carreira na Suécia, onde trabalhou em revistas como Mad. No início dos anos 1980, ele viajou para o Tibete, experiência que influenciou profundamente seu estilo artístico.

  • La Légende du lama blanc
  • Autor: Alejandro Jodorowsky, Georges Bess
  • Tradução: Eduardo Nasi
  • Ano: 2025
  • Editora: Conrad
  • Páginas: 288
  • Amazon

rela
ciona
dos