Resenha: Star Wars - A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi

Título Original: Star Wars: The Life and Legend of Obi-Wan Kenobi
Autor: Ryder Windham
Ano: 2016
Editora: Universo Geek
Páginas: 192
Compre: Saraiva - Amazon

No começo do ano a Universo dos Livros, através do seu novo selo Universo Geek anunciou sua imersão no universo expandido de Star Wars. A editora pretende lançar diversos livros de uma das franquias mais amadas de todas as galáxias e Star Wars - A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi é um dos primeiros livros lançados.

Abrindo a série Legends da editora, série que identifica as histórias que não fazem parte da cronologia oficial da história, mas que ainda assim são de grande importância e valor para os fãs, teremos aqui um compilado de todas as aparições de Obi-Wan durante todos os episódios dos filmes, com alguns extras ao longo da leitura. Neste caso, não é preciso falar que o livro conterá spoilers de todos os seis episódios lançados até aqui

Obi-Wan é um personagem icônico no universo Star Wars por ter sido subestimado, ainda quando padawan e depois, por virar o mestre Jedi de Anakin Skywalker, aquele que destruiria a Ordem Jedi e a República quando virasse o temível Darth Vader. Posteriormente, Obi-wan também viraria mestre do único Jedi capaz de, finalmente, libertar Darth Vader das influencias do lado sombrio da Força. Estamos falando de Luke Skywalker

O livro sobre a vida do mestre Kenobi promete não só trazer detalhes perdidos da sua existência, mas também apresentar aos novos fãs da franquia, a lenda que foi um dos personagens mais importantes da série. Parte da sua infância, do seu treinamento Jedi e sua relação com seu mestre, Qui-Gon são encontramos neste exemplar também.


Porém, para quem já é um fã de carteirinha, parte do conteúdo do livro pode parecer repetitivo e trazer poucas novidades em relação ao personagem. A narrativa é dividida em capítulos divididos em duas partes. Na primeira, teremos uma pequena apresentação pela perspectiva de Luke, que volta a Tatooine, na cabana do seu mestre (entre o episódio V e VI), em busca de resposta sobre o seu passado. Entendemos que Luke encontra o diário pessoal de Obi-Wan, onde era registrado todas suas experiências em vida e acontecimentos dos filmes através da sua perspectiva, algo bastante interessante. 

Nestas sequencias teremos as passagens exatas sobre o que Luke está lendo descritas através dos diálogos que realmente aconteceram nos filmes. Algo não tão novo para os fãs, mas bom para relembrar aqueles que gostam de uma sensação de nostalgia durante a leitura. Há também aquelas passagens onde nos daremos conta que os personagens principais e Kenobi coexistem neste universo e seremos presenteados com a visão isolada do personagem. Focando nas atividades de Obi-Wan enquanto Luke ainda era uma criança por exemplo. Isto é ou não é maravilhoso? Está fórmula de narrativa se perpetua durante todo o livro, é por este motivo que comentei que o livro pode parecer um pouco repetitivo para aqueles que tem a história de Star Wars ainda fresco na memória.


De modo geral, o autor Ryder Windham consegue trazer algo de novo na sua narrativa. Ficou a cargo do autor a existência de respostas que rondaram os fãs por anos, como as pequenas falhas que existem na narrativa de Star Wars. Por pertencer a cronologia não-oficial do universo, cabe ao leitor acreditar em Ryder, ou não. O que posso dizer é que existem algumas pequenas surpresas ao longo do livro, informações adicionais sobre o personagem que na minha opinião, agradaram bastante, principalmente falando sobre final. 

Para os fãs de Star Wars, é incrível ver esta franquia tão querida ganhando relevância novamente (se é que um dia deixou de ganhar) não só nos cinemas, mas também na literatura nacional. É certo também que o momento é propicio para o mercado, porém, expandir este universo no Brasil é mais do que necessário, pois aqui, são poucas as editoras que apostaram nisso. A Universo dos Livros meteu a cara e tenho certeza que os fãs agradecem, Star Wars nunca será demais.

10 comentários

  1. Como ainda não conheço muito o mundo de star wars, mas por causa dos filmes, e desenhos que já assistir acabei me interessando pelo livro. A leitura, me parece ser de fácil compreensão, além de que os acontecimentos tornam a trama mais envolvente, prendendo o leitor. Quero muito dar uma chance a essa leitura.

    ResponderExcluir
  2. Oi Joi, preciso começar a ler mais os livros de Star Wars para ficar mais por dentro da história. Não dá pra ficar só com o que os filmes nos contam.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Joi
    Além de ser apaixonada por Star Wars, esse livro em especial quero ler porque o OBI-WAN KENOBI é um dos meus personagens favoritos, senão o favorito...
    Já anotado para compra aqui.
    Valeu pela resenha.
    “O verdadeiro sentido do Natal não está nos presentes e nem no papai noel, mas sim no nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos libertar do pecado e ser o nosso único salvador!” (Andréia Godoi)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus! Quanto mais lançam livros de Star Wars mais eu me enrolo pra começar a a ler, um ciclo sem fim. Mas preciso mesmo começar logo, daqui a pouco não posso mais nem me chamar de fã. Com certeza esse livro vai para minha lista de leitura mesmo sendo 3 estrelas, porque sempre quis saber mais sobre o Obi-Wan e acho que não vou achar repetitivo porque a pessoa tem uma memória péssima e eu nem ia perceber que o diálogo era igual ao do filme, acho que eu entenderia melhor a história conhecendo a vida do Obi-Wan mais afundo, já que ele é um personagem tão importante nessa saga. Obrigada por esse post, Joi. Acho que sem ele nem ficaria sabendo da existência desse livro kkkk :)

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nem assisti nada relacionado a Star Wars, então acho que não tenho muito no que ficar dando, mas a sua resenha ficou boa, apesar de eu não ter entendido quase nada, espero que pra quem conheça esse universo seja uma leitura agradável, quem sabe um dia eu não comece a acompanhar esse mundo que tantos dizem ser maravilho.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Joi

    Ainda não li nada de Stars Wars, mas já assisti os filmes, são bem legais, da pra entender porque essa é uma daquelas séries que sempre faz sucesso, não importa em que ano estejamos. Sua resenha ficou ótima

    Beijos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Adorei esse livro, gosto muito do Obi-Wan e sempre achei ele um dos personagens mais misteriosos por não sabemos quase nada do seu passado, achei bem interessante o conteúdo desse livro e estou curiosa para poder ler e descobrir mais, ele está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  8. Oi Joi! É muito bom ver que as editoras estão finalmente investindo em trazer os livros de Star Wars para o Brasil. Embora, eu esteja tão perdida que nem sei por qual começo...
    Eu acredito que mesmo sendo uma fã não teria problemas em ler esse livro, já que quando assisti os primeiros filmes era tão novinha que nem me lembro direito! Me parece ótimo, acredito que conte detalhes da vida de Obi-wan que não são muito bem esclarecidos nos filmes! Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nem assisti nenhum filme de SW (Bem, digamos que já assisti o primeiro mas acabei dormindo no meio do filme kkkkkk), mas confesso que às vezes até pago de poser pois acho que iria gostar muito. Minha meta para esse ano é assistir aos filmes e ler essas belezurinhas aí! ^^

    ResponderExcluir
  10. Sou fã da série, mas estou ficando perdida e desesperada, pois não para de sair livros e fica difícil comprar todos, pra começar ainda não comecei minha coleção rs. Muito interessante o livro para saber mais sobre o personagem, pra mim não ficaria repetitivo pois faz tempo que assisti os filmes, então praticamente não lembro de muita coisa.

    ResponderExcluir