Em setembro de 1926, nascia, no estado de Connecticut, um garotinho adorável e com todas as características que unimos para considerar uma pessoa “normal”, porém à sua frente surgia um caminho único, caminho este que poucos imaginariam – para não dizer acreditariam – existir e que muitos provavelmente teriam receio de enfrentar.Esse garotinho se chamava Ed Warren, hoje conhecido e destacado como um grande demonologista. Não muito distante de Ed, no ano de 1927, nascia Lorraine, uma garota graciosa que veio ao mundo com o dom de ser uma clarividente e médium de transe leve. Admirada por muitos, e de uma sabedoria que conquista até os mais despreocupados Lorraine era a peça que faltava na equação que se formou no dia em que Ed nasceu. Essas duas almas únicas estavam destinadas a se encontrar, porém, muito mais do que unir-se em matrimonio, Ed e Lorraine Warren se uniram também para trilhar uma tarefa dura e incompreendida, a de auxiliar pessoas com problemas ligados ao sobrenatural.

Você provavelmente já ouviu falar do casal Warren, aquele par de “caça fantasmas” que enfrentam casas mal-assombradas e bonecas demoníacas nos filmes de terror. Você provavelmente já ouviu dizer que, os filmes onde o casal surge como personagens importantes e auxiliam as almas desamparadas de pessoas como eu e você, são baseados em fatos reais. Mas não se engane, o conhecimento do casal, sua trajetória e missão vai muito além do que os filmes poderiam demonstrar, e é sua trajetória, sua sabedoria e conhecimento, seus casos mais sombrios, que iremos desvendar em Ed e Lorraine Warren: Demonologistas.

Ed e Lorraine Warren iniciam sua carreira no ano de 1940, porém, até o ano de 1970 o casal permanece, digamos, no anonimato. Os casos que atendiam e o trabalho que faziam, até aquele momento não era divulgado, conhecido pelo público, mas nunca deixou de ser único e de grande valor para aqueles que lidavam com o desconhecido e não faziam ideia de como se livrar dele. O início de seu aparecimento ao público, do conhecimento e divulgação do nome dos dois, bem como, de tudo o que vinham fazendo levará então, no ano de 1976, o casal para o caso Amityville e a partir disso, garantir que mais e mais pessoas pudessem contar com seus serviços e conhecer seus nomes. Levando os dois para uma espécie de fama, e trazendo grandes responsabilidades.
Quanto mais casos atendiam, mais o casal descobria e assim foi se tornando possível construir um conhecimento especializado sobre o mundo sobrenatural, as características dos espíritos humanos e inumanos, bem como quais são ou podem ser as intenções de um espírito com relação a família, pessoa ou objeto que manipula ou tenta manipular. Muito mais do que sua trajetória, a obra escrita por Gerald Brittle, nos apresenta casos com os quais o casal lidou e informações obtidas ao longo de toda a sua trajetória. Tudo repassado ao leitor por meio de citações do próprio casal e a condução didática e certeira do autor.
Após finalizar a leitura da obra, confesso que alguns aspectos específicos surgiram em minha mente. O primeiro está direcionado com o tratamento dado as informações passadas para o leitor e, desse aspecto, surgem dois detalhes que considero interessante abordar nessa resenha. Tenha em mente portanto, daqui em diante, que a abordagem do livro é específica, direta, com um toque acadêmico, porém acessível ao leitor.
O que percebi, entendendo então a abordagem do autor, foi a falta, ou talvez omissão, de detalhes importantes que fariam diferença ao longo da obra. Logo na introdução encontramos explicações relacionadas a abordagem utilizada e as informações contidas no livro, porém, destaca-se que serão também explorados aspectos científicos relacionados aos casos dos Warren. Apesar de existirem informações importantes, justificativas e uma abordagem séria sobre o assunto, senti falta de uma visão “mais científica”, de informações exploradas sob um prima diferente, da real união entre o sobrenatural e os dados científicos que os confirmem, do discurso científico e metodológico capaz de convencer muitos. Sei que isso poderia pesar a narrativa, torna-la até mesmo maçante, mas considerando a importância que essa obra possuí e o fato de que Ed e Lorraine são profissionais sérios, esse detalhe poderia ter sido explorado.
O segundo detalhe pode se tratar de uma “chatice” minha, da necessidade e desejo de uma leitora que enxerga a obra com o olhar sério que possuí. Assim, digo que senti falta de uma bibliografia, sim, uma bibliografia. Ao longo do livro o autor se aproveita de citações de personagens importantes, bem como, outros autores ligados ao tema da demonologia. Da mesma forma, ele faz uso da citação de títulos de obras que se mostram relevantes para o contexto. Assim, talvez fosse interessante fornecer a bibliografia, o material utilizado para complementar a obra, tornando-a, ao meu olhar, mais completa.
Por fim, considero Ed e Lorraine Warren: Demonologistas, um aviso que não quer ser ouvido. Nossa sociedade, vivendo na era da comunicação e informação, possuindo todo o tipo de acesso a conhecimentos nunca antes vistos e compartilhados, insiste em achar que é capaz de controlar a tudo e todos. A popularização de tabuleiros Ouija, as brincadeiras com o obscuro, a banalização do mundo espiritual nos torna reféns de algo que não entendemos, mesmo fingindo entender. Acredito que o importante do livro, além da trajetória do casal e de todo o conhecimento compartilhado, é justamente o aviso, a mensagem de que não devemos mexer com aquilo que desconhecemos.
No fim, não importam suas crenças, seu ceticismo, sua religião, o aviso é claro e simples. Após anos e anos de descrenças, da criação e estabelecimento de religiões que nos precaviam do desconhecido, após anos e anos em que desaprendemos a importância da prudência e do “ter cuidado”, os Warren nos aconselham a não brincar com o que desconhecemos. No final do dia, quando desejamos contatar o outro lado, devemos estar preparados, pois algo pode responder, e podemos não gostar da resposta.

  • The Demonologist: The Extraordinary Career of Ed and Lorraine Warren
  • Autor: Gerald Brittle
  • Tradução: Giovanna Louise Libralon
  • Ano: 2016
  • Editora: Darkside Books
  • Páginas: 268
  • Amazon

rela
ciona
dos

Deixe seu comentário

32 Comentários

  • Giulianna Santicioli
    25 fevereiro, 2019

    Adoro esses temas sobrenaturais, já vi muitos vídeos e artigos que falavam sobre a vida do casal Warren e a trajetória deles nesse mundo, já tinha visto esse livro mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, gostei bastante dessa, achei que apontou as partes boas e as que poderiam ser melhoradas, gostaria de ter a oportunidade de ler e me aprofundar mais no sobrenatural.

  • Lana Silva
    25 fevereiro, 2019

    Nunca tive interesse em ler esse livro, por se trata de assunto um tanto quanto confuso, e que me dá medo, principalmente porque a leitura me pareceu ser rica nos detalhes tenebrosos. Não conhecia a história do casal, pelo simples fato não curti muito esse cenário terror, com coisas mal assombradas. Deixo passar essa leitura, mas para quem gosta desse gênero deve com certeza dar uma chance a leitura.

  • Priscila Tavares
    25 fevereiro, 2019

    Olá, eu não sou fã de histórias assim, não faz parte do meu gosto literário. Li a resenha para ver se esse mudaria minha opinião, mas não. Em contra partida, achei a arte da capa muito bonita.BeijosQuanto Mais Livros Melhor

    • Ryoko Bel
      19 março, 2019

      Oi Priscila, tudo bem ???
      A capa desse livro é bem bacana né ?! Gosto porque ela me lembra um pouco os livros do Andrew Pyper, também lançados pela Darkside, e tem jeito de um livro antigo e cheio de segredos !!! O que não deixa de ser, rsrsrsr.
      Pena que não se interessou pela obra. Mas as resenhas também servem pra isso né ?! Para tirar nossas dúvidas sobre ler ou não determinado livro !!! ^-^

      Beiinhos

  • suzana cariri
    25 fevereiro, 2019

    Oi!Esse não é muito o tipo de livro que gosto de ler, mas achei bem interessante esse livro, já tinha ouvido falar sobre o casal Warren, mas conheço muito pouco sobre eles, por isso achei legal um livro explicado melhor sua historia e a diagramação esta maravilhosa !!

  • Jacqueline Nowinski
    25 fevereiro, 2019

    Como uma grande fã do gênero terror, sempre tive muita curiosidade sobre esse livro. Mas, sua resenha me deixou um pouquinho desanimada! Eu esperava algo mais próximo de "uma aula sobre o sobrenatural", mas também com várias explicações e comparações científicas 🙁 e por se tratar de uma biografia seria sobre os Warren, uma bibliografia deve realmente fazer muita falta, talvez seja pelo fato da primeira edição ter sido lançada oficialmente nos EUA nos anos de 1980, mas talvez seja justamente o que faria a bibliografia ser tão relevante, pois na época não existiam pesquisas no Google! Mas, inegavelmente, a Darkside caprichou, como sempre!

    • Ryoko Bel
      19 março, 2019

      Oi Jacqueline, tudo bem contigo ???
      Confesso que a falta de detalhes científicos, de uma abordagem um tanto diferente, também me deixou desanimada. É claro que levei em consideração o fato de que o livro foi escrito em 1980, porém, mesmo na época, existia o apreço e o foco científico, uma visão mais racional dos fatos. Não nego que isso aconteça aqui, o autor leva tudo para o lado racional, porém me faltou explicações sob outro prisma !!!
      Apesar de tudo, gostei muitíssimo do livro e o indico para todos aqueles que possuam alguma curiosidade sobre o tema !!!

      Beijinhos

  • Marina
    25 fevereiro, 2019

    Não tenho vontade de ler livros com essa temática, mas a resenha está bem clara!

  • Gislaine Lopes
    25 fevereiro, 2019

    Oi Izabel,Estou muito curiosa em realizar esta leitura. Fui saber sobre a existência deste casal através das adaptações cinematográficas de alguns de seus casos. Entendo o que vc quis dizer ao mencionar a falta de uma visão mais científica dos casos, pois faz parte da natureza humana ir atrás de explicações de fatos que nos interessam, mas temos que entender que se trata de casos "sobrenaturais", ou seja, nem tudo terá uma explicação aceitável ou justificável ou, ainda, uma comprovação por escrito do fato em si. Quem for fazer esta leitura tem que ter a mente aberta para ler e aceitar as explicações dos casos, afinal de contas, o livro conta a história de 2 demonologistas e não termos detalhes mais técnicos de seus trabalhos tem tudo a ver com as situações que tiveram que lidar, do sobrenatural, do oculto ou do mundo espiritual!!

    • Ryoko Bel
      25 fevereiro, 2019

      Olá Gislaine, tudo bem contigo ???
      Gostei muitíssimo do seu comentário, e agradeço profundamente por ter lido minha resenha e compartilhado sua opinião comigo !!!
      Compreendo bem que, em se tratando de um livro que aborda fenômenos sobrenaturais, coisas que acontecem e vão além de nossa imaginação e razão, nem sempre será possível realizar uma abordagem científica. Porém, quando comento sobre o fato, o assinalo pois logo na introdução o autor menciona que irá sim trazer a razão e a ciência aos casos abordados. Sendo assim, minhas reflexões se baseiam no material disposto em minha frente e nas palavras do autor. Quando ele sem propões a algo, e em seguida não o faz ou se faz é de maneira muito leve, sinto a necessidade de destacar o erro.
      Novamente, compreendo tudo o que disse, e concordo que em diversos momentos a razão não será capaz de explicar tudo, mas nesse caso, acredito que a ciência da época poderia ter sido melhor incorporada !!!

      Beijinhos

  • RUDYNALVA
    25 fevereiro, 2019

    Izabel!O livro tem sido um dos mais desejados por mim, primeiro porque gosto de saber sobre as experiências sobrenaturais, depois porque são baseados em fatos reais e o casal tem um alto conceito em seus experimentos. Gostaria de analisar não apenas as histórias vividas por eles, bem como as fotos que deixaram registradas dos eventos sobrenaturais.”Natal não são as luzes lá fora, mas a Luz que brilha em seu coração… Feliz Aniversário, Senhor!” (Daniela Raffo)Boas Festas! cheirinhos Rudy http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    • Ryoko Bel
      27 fevereiro, 2019

      Olá Rudynalva, tudo bem contigo ???Se tiver a possibilidade de conferir essa obra, leia !!! Apesar de meus poréns e de algumas chatices minhas, o livro é ótimo !!! Vale muitíssimo a pena !!!Se já se interessa pelo casal e por tudo o que eles viram, tenho certeza de que irá gostar da obra !!! ;)Beijinhos

  • Maria Alves
    07 janeiro, 2017

    Achei bem interessante esse livro saber nos detalhes por pessoas entendidas no assunto é muito gratificante, saber como eles conseguiam resolver os problemas e como apareciam apesar de ser assustador deve ajudar o leitor a entender melhor sobre o assunto, pois é difícil entender quando se tem muitas pessoas falando o que não sabe, concordo que não devemos mexer com o desconhecido.

    • Ryoko Bel
      10 janeiro, 2017

      Olá Maria, tudo bem ???
      Fico feliz por saber que achou toda a proposta do livro interessante !!!
      Acredito que muito mais que um livro para os fãs, esse também é um livro para alertar e trazer um pouco de luz sob um tema tão complexo e muitas vezes difamado mundo afora.

      Beijinhos

  • Maria Alves
    27 fevereiro, 2019

    Achei bem interessante esse livro saber nos detalhes por pessoas entendidas no assunto é muito gratificante, saber como eles conseguiam resolver os problemas e como apareciam apesar de ser assustador deve ajudar o leitor a entender melhor sobre o assunto, pois é difícil entender quando se tem muitas pessoas falando o que não sabe, concordo que não devemos mexer com o desconhecido.

  • Maria Alves
    26 fevereiro, 2019

    Achei bem interessante esse livro saber nos detalhes por pessoas entendidas no assunto é muito gratificante, saber como eles conseguiam resolver os problemas e como apareciam apesar de ser assustador deve ajudar o leitor a entender melhor sobre o assunto, pois é difícil entender quando se tem muitas pessoas falando o que não sabe, concordo que não devemos mexer com o desconhecido.

  • Marina
    03 janeiro, 2017

    Não tenho vontade de ler livros com essa temática, mas a resenha está bem clara!

    • Ryoko Bel
      10 janeiro, 2017

      Olá Marina, tudo bem ???
      Fico feliz por saber que acho minha resenha bem clara !!! 😉
      Pena que não possuí interesse pela obra …

      Beijinhos

  • Giulianna Santicioli
    22 dezembro, 2016

    Adoro esses temas sobrenaturais, já vi muitos vídeos e artigos que falavam sobre a vida do casal Warren e a trajetória deles nesse mundo, já tinha visto esse livro mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, gostei bastante dessa, achei que apontou as partes boas e as que poderiam ser melhoradas, gostaria de ter a oportunidade de ler e me aprofundar mais no sobrenatural.

    • Ryoko Bel
      10 janeiro, 2017

      Oi Giulianna, tudo bem contigo ???
      Fico muito feliz por saber que se interessou pelo livro !!! Espero que tenha a oportunidade de conferir a obra, tenho certeza de que irá gostar !!!

      Beijinhos

  • Gislaine Lopes
    19 dezembro, 2016

    Oi Izabel,
    Estou muito curiosa em realizar esta leitura. Fui saber sobre a existência deste casal através das adaptações cinematográficas de alguns de seus casos. Entendo o que vc quis dizer ao mencionar a falta de uma visão mais científica dos casos, pois faz parte da natureza humana ir atrás de explicações de fatos que nos interessam, mas temos que entender que se trata de casos "sobrenaturais", ou seja, nem tudo terá uma explicação aceitável ou justificável ou, ainda, uma comprovação por escrito do fato em si. Quem for fazer esta leitura tem que ter a mente aberta para ler e aceitar as explicações dos casos, afinal de contas, o livro conta a história de 2 demonologistas e não termos detalhes mais técnicos de seus trabalhos tem tudo a ver com as situações que tiveram que lidar, do sobrenatural, do oculto ou do mundo espiritual!!

    • Ryoko Bel
      10 janeiro, 2017

      Olá Gislaine, tudo bem contigo ???
      Gostei muitíssimo do seu comentário, e agradeço profundamente por ter lido minha resenha e compartilhado sua opinião comigo !!!
      Compreendo bem que, em se tratando de um livro que aborda fenômenos sobrenaturais, coisas que acontecem e vão além de nossa imaginação e razão, nem sempre será possível realizar uma abordagem científica. Porém, quando comento sobre o fato, o assinalo pois logo na introdução o autor menciona que irá sim trazer a razão e a ciência aos casos abordados. Sendo assim, minhas reflexões se baseiam no material disposto em minha frente e nas palavras do autor. Quando ele sem propões a algo, e em seguida não o faz ou se faz é de maneira muito leve, sinto a necessidade de destacar o erro.
      Novamente, compreendo tudo o que disse, e concordo que em diversos momentos a razão não será capaz de explicar tudo, mas nesse caso, acredito que a ciência da época poderia ter sido melhor incorporada !!!

      Beijinhos

  • RUDYNALVA
    18 dezembro, 2016

    Izabel!
    O livro tem sido um dos mais desejados por mim, primeiro porque gosto de saber sobre as experiências sobrenaturais, depois porque são baseados em fatos reais e o casal tem um alto conceito em seus experimentos. Gostaria de analisar não apenas as histórias vividas por eles, bem como as fotos que deixaram registradas dos eventos sobrenaturais.
    “Natal não são as luzes lá fora, mas a Luz que brilha em seu coração… Feliz Aniversário, Senhor!” (Daniela Raffo)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    • Ryoko Bel
      10 janeiro, 2017

      Olá Rudynalva, tudo bem contigo ???
      Se tiver a possibilidade de conferir essa obra, leia !!! Apesar de meus poréns e de algumas chatices minhas, o livro é ótimo !!! Vale muitíssimo a pena !!!
      Se já se interessa pelo casal e por tudo o que eles viram, tenho certeza de que irá gostar da obra !!! 😉

      Beijinhos

  • Jacqueline Nowinski
    17 dezembro, 2016

    Como uma grande fã do gênero terror, sempre tive muita curiosidade sobre esse livro. Mas, sua resenha me deixou um pouquinho desanimada! Eu esperava algo mais próximo de "uma aula sobre o sobrenatural", mas também com várias explicações e comparações científicas 🙁 e por se tratar de uma biografia seria sobre os Warren, uma bibliografia deve realmente fazer muita falta, talvez seja pelo fato da primeira edição ter sido lançada oficialmente nos EUA nos anos de 1980, mas talvez seja justamente o que faria a bibliografia ser tão relevante, pois na época não existiam pesquisas no Google! Mas, inegavelmente, a Darkside caprichou, como sempre!

    • Ryoko Bel
      10 janeiro, 2017

      Oi Jacqueline, tudo bem contigo ???
      Confesso que a falta de detalhes científicos, de uma abordagem um tanto diferente, também me deixou desanimada. É claro que levei em consideração o fato de que o livro foi escrito em 1980, porém, mesmo na época, existia o apreço e o foco científico, uma visão mais racional dos fatos. Não nego que isso aconteça aqui, o autor leva tudo para o lado racional, porém me faltou explicações sob outro prisma !!!
      Apesar de tudo, gostei muitíssimo do livro e o indico para todos aqueles que possuam alguma curiosidade sobre o tema !!!

      Beijinhos

  • suzana cariri
    15 dezembro, 2016

    Oi!
    Esse não é muito o tipo de livro que gosto de ler, mas achei bem interessante esse livro, já tinha ouvido falar sobre o casal Warren, mas conheço muito pouco sobre eles, por isso achei legal um livro explicado melhor sua historia e a diagramação esta maravilhosa !!

    • Ryoko Bel
      10 janeiro, 2017

      Olá Suzana, tudo bem contigo ???
      Essa obra é realmente muito interessante, além de apresentar casos específicos estudados por Ed e Lorraine, ela nos apresenta um pouco da vida do casal. Para quem possuí interesse é uma obra muito válida !!!

      Beijinhos

  • Priscila Tavares
    15 dezembro, 2016

    Olá, eu não sou fã de histórias assim, não faz parte do meu gosto literário. Li a resenha para ver se esse mudaria minha opinião, mas não. Em contra partida, achei a arte da capa muito bonita.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    • Ryoko Bel
      10 janeiro, 2017

      Oi Priscila, tudo bem ???
      A capa desse livro é bem bacana né ?! Gosto porque ela me lembra um pouco os livros do Andrew Pyper, também lançados pela Darkside, e tem jeito de um livro antigo e cheio de segredos !!! O que não deixa de ser, rsrsrsr.
      Pena que não se interessou pela obra. Mas as resenhas também servem pra isso né ?! Para tirar nossas dúvidas sobre ler ou não determinado livro !!! ^-^

      Beiinhos

  • Lana Silva
    15 dezembro, 2016

    Nunca tive interesse em ler esse livro, por se trata de assunto um tanto quanto confuso, e que me dá medo, principalmente porque a leitura me pareceu ser rica nos detalhes tenebrosos. Não conhecia a história do casal, pelo simples fato não curti muito esse cenário terror, com coisas mal assombradas. Deixo passar essa leitura, mas para quem gosta desse gênero deve com certeza dar uma chance a leitura.

    • Ryoko Bel
      10 janeiro, 2017

      Olá Lana, tudo bem contigo ???
      Te entendo perfeitamente, dependendo do assunto, ou gênero literário, também não me arrisco a ler determinados livros !!!
      Porém, com relação aos detalhes, confesso que o livro detalha cada caso estudado por Ed e Lorraine até certo ponto. O que nos é passado é o que é necessário entende ?! Não chega a dar medo, até porque o estilo de escrita do autor é mais explanativo. 😉

      Beijinhos