Brené Brown, durante meses e meses, foi uma autora que conheci através do olhares e indicações de outras pessoas. Por muito tempo observei os comentários de pessoas que leram seus livros e se encontraram; me apaixonei com as capas de suas obras, tanto as nacionais quanto as de outros países; me surpreendi ao conhecer sua jornada e confesso que adorei descobrir que ela também já discursou em uma edição nos famosos TED Talks.
Abraçar a vulnerabilidade necessária para se levantar mais forte depois de uma queda é algo que nos torna meio perigosos. As pessoas que não permanecem no chão quando caem ou tomam uma rasteira costumam criar problemas. São difíceis de controlar.
Neste livro, assim como no antecedente, Brené Brown irá abordar uma parte da pesquisa que realizou durante treze anos de sua vida acadêmica e profissional. A diferença neste livro está no fato de que, após termos nos familiarizado com os conceitos de vergonha e a vulnerabilidade, termos conhecido as maneiras de lidar com esses dois aspectos de nossas vidas, após termos compreendido como essas duas palavras estão profundamente espalhadas e enraizadas em nossa sociedade e são reproduzidas sem que possamos perceber o que estamos fazendo, iremos passar para um capítulo específico.
Capítulo este que surgiu conforme a autora avançava em suas pesquisas. Nessa obra iremos conhecer o processo que Brené caracteriza como o de “volta por cima”. Em outras palavras, iremos compreender o que acontece quando enfrentamos a vida de cabeça erguida e falhamos tremendamente, erramos, caímos de cara no chão, mas ainda assim, voltamos a nos erguer.

Ao contrário do que observei em A Arte de Ser Imperfeito, Mais Forte do que Nunca é um livro que está todinho centrado no gênero autoajuda. Apesar de não trazer regras, normas, ou passos para que o leitor siga e somente assim, alcance o caminho para uma vida plena, a autora irá abordar o processo de “volta por cima” com um olhar prático, metodológico e eventualmente, apresentará algumas dicas.Estas dicas funcionam como uma estratégia não para facilitar a vida e evitar que nossas tentativas falhem, mas sim para nos fazer refletir e evitar que caiamos nas armadilhas que encontradas quando estamos de cara no chão. Uma vez observados os casos, ouvidas as histórias de cada pessoa que participou da pesquisa, após analisar os dados recolhidos e aplicar sua metodologia ao que coletou, a autora aplica boa parte do que encontrou nesta obra, inclusive algumas histórias. Porém, uma vez demonstradas suas estratégias, o livro se torna repetitivo e por vezes, cansativo.
Que nome damos a uma história construída de dados reais limitados e dados imaginados, misturados numa versão coerente e emocionalmente satisfatória da realidade? Teoria da conspiração.

Se precisasse indicar as duas obras de Brené Brown que li até o momento para leitores que ainda não conhecem sua escrita e toda a sua pesquisa, pensando nas diferenças entre elas e em leitores específicos, indicaria A Arte de Ser Imperfeito para aqueles mais exigentes, para aqueles leitores que não se dão bem com o famoso gênero autoajuda, e podem encontrar problemas com certos detalhes da obra apresentada nesta resenha.
Mais Forte do que Nunca, porém, indicaria para aqueles que adoram uma boa história, para aqueles que valorizam a trajetória e dificuldades que encontramos em nossas jornadas, para aqueles dispostos a se aventurar de corpo e alma no gênero. Apesar de possuírem certa similaridade, Mais Forte do que Nunca, em minha humilde opinião, peca ao seguir por um caminho já explorado por tantos outros livros do gênero, porém não deixa de ser válido e até mesmo interessante. Acredito que no fim, tudo depende do que o leitor espera do livro, e de que tipo de leitor estamos falando.
![]()

- Mais Forte do que Nunca
- Autor: Brené Brown
- Tradução: Vera Lucia Ribeiro
- Ano: 2015
- Editora: Arqueiro
- Páginas: 264
- Amazon



27 Comentários
Como a Giulianna disse, também não curto muito esse gênero, mas achei ótima a proposta do livro. Acho que seria interessante encontrar essa temática em um livro com uma 'história', digamos assim kkk
Izael!Acho importante livros que abordam temas delicados do nosso cotiado e nos colocam frente a frente com possibilidades que nem imaginávamos poder existir.Gosto dos livro de autoajuda, sempre nos melhoram de alguma forma.”Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.” (Desconhecido)Boas Festas! cheirinhos Rudy http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!
Olá Rudynalva, tudo bem contigo ???Confesso que não tenho o costume de ler auto-ajuda, mas as vezes, quando tenho boas indicações e o autor – no caso, autora – pretende trazer algo diferente, gosto de me aventurar pelo gênero !!! No caso dos livros da Brene, fiquei muitíssimo feliz por ter arriscado !!! ^-^Beijinhos
Não curto muito livros de autoajuda, é bem provável que não vá ler, mas a resenha ficou bem legal, mostrou a intenção do livro e parece que pra quem curte esse gênero é uma ótima leitura.
Olá Giulianna, tudo bem ???Fico feliz por saber que curtiu a resenha, e, entendo quando diz que o gênero não é bem o seu estilo. O lado bom do mundo literário – e de outros também, rsrsrs – é que existe livros para todos os gostos né ?! E as resenhas ajudam a descobrir se aquele livro irá nos interessar ou não !!!Beijinhos
Esse tipo de gênero não é dos meus preferidos, a leitura não me chama atenção. Mas achei muito bom para quem gosta, pois treze anos pesquisando é muito tempo e deve sair dicas muito boas para os leitores interessados no assunto.
Oi Maria, tudo bem contigo ???Com certeza, quem passou treze anos pesquisando o tema, conversando com pessoas, lendo livros de outros autores e elaborando seus pensamentos, tem diversas histórias e dicas para compartilhar !!! Acho que foi por isso que gostei da Brene !!! Ela me trouxe algo mais real, não apenas as velhas dicas auto-ajuda !!! XDBeijinhos
Oi Isabel! Confesso que não conhecia a autora, mas depois da sua resenha fiquei bastante curiosa para ler os dois livros! De tempos em tempos, gosto de ler autoajuda, quando bem embasados levam o leitor ao autoconhecimento e a reflexão. Esse me pareceu ser incrível, afinal todos nós estamos sujeitos à quedas e a quebra a cara na vida, o que diferencia o processo é como daremos a volta por cima, e infelizmente Resiliência não é algo tão simples de ser aprendido.
Não tenho dado tanta atenção a livros desse gênero, porém já teve tempos que só li livros de auto ajuda e amava. Hoje em dia perdi um pouco o interesse, no entanto após ler essa sua resenha maravilhosa, foi difícil não querer adquirir os livros da autora. Já tinha ouvido falar nesse livro em especial, mas ainda não conhecia nada sobre o que se falava, e gostei muito. Principalmente abordar as dificuldade pelas quais temos de passar pela vida.
Olá Lana, tudo bem contigo ???Fiquei feliz por saber que se interessou pelo livro e pelas obras da autora !!! A escrita da Brene é muito gostosa, e o livro, mesmo sendo mais voltado para o gênero auto-ajuda, é bem bacana !!! Espero que tenha a oportunidade de conferir esse e os outros livros da autora !!!Beijinhos
Oi!Ainda não li nada da Brené Brown, mas achei bem interessante as duas obras da autora, principalmente Mais Forte do que Nunca, a edição parece mesmo está linda, e gostei muito dessa mensagem que a autora consegue nos passar ao longo da obra, achei interessante como o livro traz esse gênero de autoajuda mas de uma forma diferente !!
Olá Suzana, tudo bem ???Fiquei muito feliz por saber que se interessou pelas obras da Brené !!! Fazia um bom tempo que queria ler algo dela e quando finalmente tive a chance, ela não decepcionou !!!Espero que tenha a oportunidade de conferir os livros dela. ^-^Beijinhos
Oi!
Ainda não li nada da Brené Brown, mas achei bem interessante as duas obras da autora, principalmente Mais Forte do que Nunca, a edição parece mesmo está linda, e gostei muito dessa mensagem que a autora consegue nos passar ao longo da obra, achei interessante como o livro traz esse gênero de autoajuda mas de uma forma diferente !!
Olá Suzana, tudo bem ???
Fiquei muito feliz por saber que se interessou pelas obras da Brené !!! Fazia um bom tempo que queria ler algo dela e quando finalmente tive a chance, ela não decepcionou !!!
Espero que tenha a oportunidade de conferir os livros dela. ^-^
Beijinhos
Esse tipo de gênero não é dos meus preferidos, a leitura não me chama atenção. Mas achei muito bom para quem gosta, pois treze anos pesquisando é muito tempo e deve sair dicas muito boas para os leitores interessados no assunto.
Oi Maria, tudo bem contigo ???
Com certeza, quem passou treze anos pesquisando o tema, conversando com pessoas, lendo livros de outros autores e elaborando seus pensamentos, tem diversas histórias e dicas para compartilhar !!! Acho que foi por isso que gostei da Brene !!! Ela me trouxe algo mais real, não apenas as velhas dicas auto-ajuda !!! XD
Beijinhos
Como a Giulianna disse, também não curto muito esse gênero, mas achei ótima a proposta do livro. Acho que seria interessante encontrar essa temática em um livro com uma 'história', digamos assim kkk
Oi Marina, tudo bem contigo ???
Te entendo perfeitamente, e digo o mesmo que disse para a Giulianna, o lado bom do mundo literário – mas não apenas dele, rsrsrs – é que existem livros para todos os gostos, e se um livro ou um gênero não nos encantou, sempre existem vários outros para descobrirmos !!!
Não tinha pensado nisso, mas com certeza um livro com "história", uma ficção, abrangendo o tema, seria maravilhoso !!! 😉
Beijinhos
Não curto muito livros de autoajuda, é bem provável que não vá ler, mas a resenha ficou bem legal, mostrou a intenção do livro e parece que pra quem curte esse gênero é uma ótima leitura.
Olá Giulianna, tudo bem ???
Fico feliz por saber que curtiu a resenha, e, entendo quando diz que o gênero não é bem o seu estilo. O lado bom do mundo literário – e de outros também, rsrsrs – é que existe livros para todos os gostos né ?! E as resenhas ajudam a descobrir se aquele livro irá nos interessar ou não !!!
Beijinhos
Oi Isabel! Confesso que não conhecia a autora, mas depois da sua resenha fiquei bastante curiosa para ler os dois livros! De tempos em tempos, gosto de ler autoajuda, quando bem embasados levam o leitor ao autoconhecimento e a reflexão. Esse me pareceu ser incrível, afinal todos nós estamos sujeitos à quedas e a quebra a cara na vida, o que diferencia o processo é como daremos a volta por cima, e infelizmente Resiliência não é algo tão simples de ser aprendido.
Oi Jacqueline, tudo bem contigo ???
Fiquei muito feliz por saber que se interessou pelos livros da autora !!! Penso da mesma forma que você, quando o livro é bem embasado ajuda a levar ao leitor ao autoconhecimento, além de trazer muitos mais do que regras para se seguir, mostrando caminhos e coisas que podemos ou não fazer !!!
Beijinhos
Izael!
Acho importante livros que abordam temas delicados do nosso cotiado e nos colocam frente a frente com possibilidades que nem imaginávamos poder existir.
Gosto dos livro de autoajuda, sempre nos melhoram de alguma forma.
“Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.” (Desconhecido)
Boas Festas!
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!
Olá Rudynalva, tudo bem contigo ???
Confesso que não tenho o costume de ler auto-ajuda, mas as vezes, quando tenho boas indicações e o autor – no caso, autora – pretende trazer algo diferente, gosto de me aventurar pelo gênero !!! No caso dos livros da Brene, fiquei muitíssimo feliz por ter arriscado !!! ^-^
Beijinhos
Não tenho dado tanta atenção a livros desse gênero, porém já teve tempos que só li livros de auto ajuda e amava. Hoje em dia perdi um pouco o interesse, no entanto após ler essa sua resenha maravilhosa, foi difícil não querer adquirir os livros da autora. Já tinha ouvido falar nesse livro em especial, mas ainda não conhecia nada sobre o que se falava, e gostei muito. Principalmente abordar as dificuldade pelas quais temos de passar pela vida.
Olá Lana, tudo bem contigo ???
Fiquei feliz por saber que se interessou pelo livro e pelas obras da autora !!! A escrita da Brene é muito gostosa, e o livro, mesmo sendo mais voltado para o gênero auto-ajuda, é bem bacana !!! Espero que tenha a oportunidade de conferir esse e os outros livros da autora !!!
Beijinhos