Resenha: 8 Segundos

Título Original: 8 Segundos
Autora: Camila Moreira
Ano: 2015
Editora: Suma de Letras
Páginas: 275
Compre: Submarino - Amazon

Por várias e várias vezes, vi a capa de 8 Segundos em divulgação, e sempre tive uma curiosidade enorme para saber sobre o que se tratava. Pois bem, dias desses fui ler a sinopse, e adorei, ele é um new adult, porém, não como os que estamos acostumados. 

Por ser de uma autora brasileira, ela conseguiu unir assuntos nossos, como fazendas e rodeios. Já li alguns livros do gênero, e adorei que esse fugiu da fórmula de sempre. Vamos à história?

Pietra Alcântara é filha única do fazendeiro Roberto Alcântara. Fútil, linda, mimada e jovem, são adjetivos perfeitos para Pietra. A jovem leva uma vida sem nenhum propósito, sem nunca ter estudado, trabalhado. Sua maior responsabilidade é passar o dia no shopping gastando o dinheiro do pai, e depois, passar a noite em um motel caro com algum gatinho. 

As brigas com o pai são constantes, e o distanciamento dos dois, aumenta a cada dia. A mãe de Pietra faleceu quando ela era ainda era uma criança, assim, ela passou mais tempo em colégios e internatos do que qualquer outro lugar. Após mais uma de suas intermináveis brigas com o pai, ele a mandou passar 30 dias na fazenda. Se ela cumprir com o acordo, conseguirá o que mais deseja ultimamente, um apartamento em Paris. Não pode ser tão difícil assim passar 30 dias no meio dos caipiras. Pode?


Pietra chega a pé pela estrada de chão batido que dá acesso a fazenda Girassol, carregando consigo suas duas malas Louis Vuitton. Obviamente, discutiu com o pai no meio do caminho, e ele a largou no meio da estrada. Os saltos enterrando no barro da estrada, suada e cansada, até que avista um caipira a cavalo. Até que o caipira era bonitinho, e que olhos!

"-Odeio você, seu caipira desgraçado. - Não, não odeia não."

O caipira, trata-se de Lucas, veterinário, que sonha em um dia participar de um rodeio em Barretos. Lucas perdeu pai e mãe quando tinha apenas 10 anos, e desde então, sua família é o tio Santiago, e a prima Mariana. Santiago é caseiro na fazenda Girassol, e Lucas, é o veterinário dos animais da fazenda e de outras da redondeza. Sua prima, Mariana, é um linda morena de 18 anos, que vem arrancando suspiros dos rapazes da região, porém, Lucas fará o possível e o impossível para manter a galera afastada da prima querida. Afastou inclusive, seu melhor amigo, Pedro, formado em Agronomia, que também trabalha pelas redondezas.


Já na fazenda, Pietra não faz questão de tratar ninguém com respeito, pelo contrário, ela é dona do lugar, então todos devem fazer suas vontades. Tudo que ela quer, é sobreviver aos 30 dias e dar o fora dali o mais rápido possível. Logo no primeiro dia ela descobre que não poderá ficar enfurnada no quarto, sozinha. Seu pai pagou para Mariana lhe fazer companhia. 24 horas por dia. Ou seja, sempre juntas. 

Poderia detalhar aqui mais um monte de coisas que acontecem nesse livro, mas acho que parando por aqui a minha resenha, fica bom, livre de spoilers! Adorei ver o crescimento de Pietra ao longo do livro, como menininha fútil, para mulher resolvida no final. No início do livro ela é simplesmente insuportável! Se eu fosse a Mariana tinha matado ela! Falando em Mariana, ela é outra personagem que se descobre ao longo do livro, e passa de mulher submissa, a mulher com palavra e posicionamento. 

"Aprendi com o Lucas o que significa a palavra esperança", pois com ele descobri que posso ter uma vida diferente."


Lucas é um cara bacana desde o início, mulherengo convicto, sabe que é bonito e que pode ter a mulher que bem entender, apesar de tudo, é humilde e generoso, sempre disposto a ajudar os outros. 

Achei que a autora Camila Moreira acertou em cheio nessa dose, peão, mais rodeio, mais fazenda, mais cidade do interior. O livro ficou divertido, com emoção, surpresas e reviravoltas. Ainda não li O Amor Não Tem Leis, outro livro da autora, mas com certeza já faz parte da minha lista de desejados! Espero que tenham gostado da resenha, e quem já leu o livro, deixe o seu comentário, mas cuidado com os spoilers!

XO, 
Enjoy.

6 comentários

  1. Lili!
    Sabe o que achei mais legal no livro, além do romance quase improvável, é claro, foi o amadurecimento da Pietra e quanto o Lucas foi importante para todo esse processo.
    Tem um romance ambientado na zona rural também ajuda muito.
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de livros nacionais, por esse fator de aborda temas e assuntos de nosso cotidiano. Também amei o fato dos personagens amadurecerem juntos no decorrer da trama, junto do amor e da atração que cada um sentia pelo outro, mesma quando tudo parecia desmoronar, você sabe do que to falando. A única coisa que me incomodou um pouco durante a leitura, foi a forma como a autora usou para descrever as cenas hot, por não estar acostumada, achei um pouco exagerado. Enfim, esse e um livro muito bom, recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lili! Embora a maior parte da trama se passe em um ambiente que eu não curto muito, como fazendas e rodeios, acredito que se tiver a oportunidade não deixarei de ler esse livro, principalmente porque adorei sua resenha! Acho que seria interessante ver o choque de mundos e valores tão diferentes do casal de protagonistas, além da convivência e o amadurecimento das duas garotas! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Estou bem curiosa sobre esse livro, ainda não li nada da autora, mas lendo a resenha gostei muito dessa historia dela, acho muito legal quando a personagem cresce ao longo do livro e quando se chega no final vemos que não é a mesma do começo, também gostei de autora focar o livro nos personagens secundários também e com certeza irei ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Até gosto de New Adult, mas não é o que procuro no momento, mas por ser nacional, vem sendo super bem falado, com certeza é aquela história que devemos ler. Como eu disse, não é o que procuro no momento, mas com certeza o lerei em algum momento.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fazia tempo que via muita gente falar desse livro. E tinha muita vontade de ler. Agora que li sua resenha, fiquei com mais curiosidade ainda. Já ta na minha listinha Haha <3
    Beijos. Amei sua resenha.

    http://umagalaxiadaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir