Resenha: Mar de Tinta e Ouro - A Leitora

Título Original: Sea of Ink and Gold - The Reader
Autora: Traci Chee
Ano: 2017
Editora: Plataforma21
Páginas: 464
Amazon - Saraiva

Imagine um mundo onde ninguém sabe ler. Sefia é a única pessoa que possui um livro e com ele ela aprendeu a ler sozinha, porém, todos que resolveram proteger este pequeno tesouro foram tiradas de sua vida. Com o dom da leitura e com o desejo de vingança, Sefia embarca em uma aventura sem volta e nas páginas desse livro ela vai descobrir que as histórias contidas nele e o real não são mundo tão distantes assim como imaginava.

A Leitora, da autora Traci Chee, é o primeiro livro da, então, trilogia Mar de Tinta e Ouro. Lançado no Brasil pela Plataforma21, o livro apresentará como protagonista Sefia, uma garota solitária que vive em Kelanna, um mundo onde ninguém sabe ler, apenas ela. Para que o passado não seja esquecido, as histórias são contadas boca a boca e repetidas vezes durante os anos e assim elas perpetuam. Dentre estas histórias está d'O Livro e acredita-se que quem o decifrasse seria portador de um grande poder.

Sefia não é a única pessoa que sabe sobre a existência d'O Livro e logo adentramos numa jornada épica de fuga e perseguição, juntos da protagonista teremos que descobrir se estas pessoas que a perseguem são as mesmas que assassinaram seus pais há anos atrás e de Nin, sua protetora, muito recentemente. Mas o principal mesmo é descobrir qual o objetivo deles com o tão peculiar artefato.

"Você sabe quem você é de verdade, ou você foi enganado? Você é mesmo o leitor, ou você é lido?"


Traci Chee me proporcionou uma das leituras mais interessantes e imersivas que provavelmente já li até o momento em 2017. O fato de estarmos lendo um livro que fala sobre um é apenas um dos bons fatores, mas o máximo é saber que nós realmente temos em mãos, o próprio Livro. A Leitora é uma leitura única e cheia de mistérios, literalmente viajamos pelas palavras ocultas, ou não, que encontraremos nestas páginas e por que não, somar a tudo isso uma frota de piratas, um capitão e sua tripulação?

A narrativa, em terceira pessoal, é rica e envolvente. Os acontecimentos se desenvolvem num ótimo ritmo ao ponto de que a leitura seja extremamente cheia de força e atitude. É fácil de se sentir parte da trama e eu particularmente adoro quando as histórias nos proporcionam isso, ainda mais quando o próprio projeto gráfico contribui para isso. Ao longo da leitura é possível encontrar várias dicas e mensagens escondidas pelas páginas de A Leitora, alguns mais perceptíveis, outros não. Então, leiam com atenção e fiquem atentos a todas as dicas que a autora dá durante a leitura.

Sefia ganha e perde alguns amigos ao longo de sua jornada. Fiquei bastante impressionada com o tanto que gostei de Arqueiro, um menino bastante misterioso e que mesmo sem poder falar, garante sua importância. Capitão Reed e sua tripulação fiel sempre roubam a cena, adorei cada momento em que eles aparecem e gostei ainda mais do mote que envolve Reed a este livro, é incrível a forma como a autora entrelaça a linha do tempo de A Leitora e como tudo se encaixa.



Bastante humana em certos aspectos, Sefia se mostra uma personagem interessante, com os erros e acertos que sempre envolvem personagens jovens adultos. O modo como ela não está isenta a isso e o modo como ela lida com a vingança e a raiva que afloraram dentro dela desde sempre, não a desmerecem como uma heroína. Mesmo embalada por estes sentimentos e tomando decisões não muito sábias é curioso saber que ela, como qualquer outra jovem da sua idade ainda tem muito a aprender. 

Durante a leitura alguns questionamentos sobre a base usada para que esta história se desenvolvesse vieram à tona. Dentre eles está a existência de um mundo onde a palavra escrita não existe e em minhas divagações comecei a ponderar sobre o quanto isso seria possível ou não. Infelizmente a autora não trabalha isso mais profundamente, pelo menos não neste primeiro volume, e nem como foram desenvolvidos os dialetos que deveriam, também, sofrer um tipo de alteração ruptura. 

"- A vida é mais do que ser jovem e bonita...ou feliz, na verdade. Sefia pensou em sua própria vida. Ela não estava vivendo para ser feliz. Fazia muito tempo desde a última que desejara algo tão simples quanto felicidade."



De qualquer maneira, o mundo criado por Traci Chee é bastante amplo e diante tudo que ela propõe, realmente acredito que isso seja apenas uma problemática que estou antecipando e não tão necessária na trama por enquanto. Existem sim, exceções nesta sociedade e acredito que seja nisso que a autora vá trabalhar daqui para frente. Diante a grandiosidade desse mundo, vi que nem um terço de Kelanna fora explorado ainda, portanto, os personagens devem e podem explorar outros lugares. Para ajudar na localização, podemos contar com um mapa logo no início do livro, o que facilitar muito numa história onde os personagens estão em constante movimento.

Como já mencionei, a arte geral do livro, seja ele dedicado ao contexto da história ou apenas como projeto gráfico da editora, está linda. A Plataforma21 entrega ao leitor uma edição linda, com uma ótima diagramação e um bom acabamento. Em me desculpem para quem gostou, com uma capa muito mais bonita que a edição original. Sem dúvidas a edição faz jus a sua história.

A forma como tudo em A Leitora é construído e planejado demanda uma certa paciência e assim o livro caminha no seu próprio ritmo. Deem uma oportunidade ao livro, a estes personagens e a Kelanna. Temos tudo o que amamos aqui, personagens intrigantes, magia e nas entrelinhas, leremos sobre o que realmente é ler algo ou alguém, a importância da leitura e o que isso proporciona. Sem dúvidas Traci Chee criou uma história para ser passada por gerações, uma história para não ser esquecida.

21 comentários

  1. Olá Joi ;)
    Sempre achei a capa desse livro linda (e estou apaixonada por essas ilustrações, meu Deus!), mas nunca me interessei muito em saber sobre o que era a história.
    Começo dizendo que não consigo imaginar um mundo onde ninguém sabe ler, que horror kkkk
    Só não gosto dessa narrativa em terceira pessoa, mas se o livro é envolvente, isso não vai me incomodar. Que bom que os acontecimentos da obra se desenvolvem em um ritmo bom e que o leitor consegue com facilidade se sentir parte do mundo da Sefia.
    Quero correr e ler A Leitora agora *-*
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ei Joi, tudo bem? Amei esta resenha!
    Achei tudo neste livro incrível, a sinopse, a capa, a edição! hahahha
    Já colocando na minha lista de desejos! <3
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Eu achei muito interessante este livro, a diagramação dele parece estar bem caprichada, que bom que a narrativa é envolvente.
    Gostei de sua resenha e fiquei bem curiosa para conferir a história deste livro, adicionei ele em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse livro, mas fiquei com muita vontade de ler ele! Achei super interessante isso do livro falar sobre um livro. E a história do livro realmente parece ser muito boa.
    Com certeza esse livro já entrou para a minha listinha :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Achei bem interessante a premissa desse livro e a trilogia parece render uma ótima leitura.
    Gosto de livros com ilustrações e mapas e esse é um gênero que me encanta, quando apresenta um enredo bem construído e personagens fortes e determinados. Fiquei curiosa pela leitura, mas vou aguardar a publicação dos demais livros da série.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Que história diferente, mas confesso que não me chamou a atenção!
    Bem diferente do que eu costumo ler, mas ótimas para pessoas que gostam mais de mistérios e aventuras.
    Claro que me deixou curiosa, mas a trama não é algo que eu costumo ler.

    ResponderExcluir
  7. Sou dessas pessoas que sempre julga um livro pela capa, e quando vi esse livro na livraria eu tinha certeza que eu não ia gosta dele.
    Até que ganhei esse livrinho de presente e acabei lendo, não estava muito ansiosa para ler, mais quando comecei eu não parei até terminar! Curti bastante esse livro e sem disse que o gráfico ficou lindo demais.
    Agora só espera pra ler os outros :)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Joi!!
    Que livro mais interessante, acho bem legal a autora ter criado uma estória de um mundo onde não existe livros e que as pessoas não sabem ler. Gostei bastante da resenha e sem dúvida essa trilogia vai ser maravilhosa.
    Voo se

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Eu ouvi falar recentemente desse livro eu adoro que a personagem tem características humanas como erros e acertos a premissa do livro Parece ser bem interessante, estou ansiosa para ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas achei a premissa super interessante.
    Uma coisa super gostosa deve ser ler um filho que fala sobre um haha
    Me encantei bastante pelos personagens e a editora arrasou na diagramação do livro!
    adorei a dica.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha e fiquei interessada, mas ando com uma preguiça de séries e trilogias! Cansada de me apaixonar pelo primeiro, sofrer com espera e a enrolação do segundo e, muitas vezes, ler um final mal explicado no terceiro...
    Agora, pretendo esperar as séries serem lançadas por completo e ouvir algumas opiniões antes de embarcar.
    Vou esperar você resenhar os próximos! =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu achei a premissa desse livro muito interessante. Eu nunca tinha ouvido falar dele, mas estou querendo muito ler ele agora. Acho que nunca li nenhum livro que falava sobre um livro, e fiquei muito curiosa pra conhecer esse mundo criado pela autora. Com certeza o livro já está nos meus desejados!! Adorei a dica *u*
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  13. Realmente através da sua resenha e possível notar o quanto o trabalho desta autora foi bem construído, uma trama muito envolvente, onde no deparamos com mistérios, uma fantasia autentica, cheia de revira voltas e acontecimentos, que prende o leitor do começo ao fim da estória, fazendo que sejamos parte desta aventura. Fiquei surpresa com sua resenha não imaginava me deparar com uma estória tão cativante, com personagens bem descritos, claro que já quero ler esta obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. O livro parece encantador e tem mistério que adoro, gostei das mensagens e dicas estarem escondidas se não prestar atenção então nem deve dar para perceber. Parece deixar o leitor curioso com seu conteúdo e deve ser uma aventura e tanto. Essa capa é linda mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Oi Joi,
    Já gostei de cara do livro por ter a temática da leitura em si. Adoro livros que têm mistérios, sempre saio marcando com um post it se eu achar que é uma pista hehehe
    A capa é sensacional e eu adoro livros de magia e fantasia, então com certeza vai para minha TBR.

    ResponderExcluir
  16. Oi Joi,
    Estava aguardando ansiosamente uma resenha desse livro, pois fui fisgada pela sinopse e, principalmente, pela capa, que está uma arraso!
    Adorei a proposta do livro, essa trama parece ter a essência da boa e velha fantasia, com muitas reviravoltas, magia e personagens intrigantes, sem falar no d'O Livro, um artefato peculiar que instiga o leitor a saber mais sobre ele.
    Estou ansiosa para acompanhar a trajetória da Sefia nessa grande aventura, viajar juntamente com os personagens para desvendar as tantas dicas e mensagens escondidas nas páginas. Que história mais rica e envolvente!
    Vou ficar de olho na trilogia Mar de Tinta e Ouro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Joi!
    Apenas pelo fato do livro falar sobre o poder da leitura, seja de algo ou alguém, já merece uma atenção diferenciada e se a isso, está acoplado uma grande fantasia, personagens instigantes e magia (ah! como gosto quando há magia...), não tenho como me furtar a leitura desse livro, embora seja uma série e traga sentmentos como raiva e vingança, estimulando a busca da protagonista (é que não gosto muito desses sentimentos).
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não tinha conhecimento desse livro mais vi que tem uma capa maravilhosa. A trama é muito envolvente, tem mistério que te faz querer ler para descobrir o final da história, e a personagem me deixou encanta por apenas gosta de ler e aprender só com um livro e também fiquei bem curiosa com esse artefato e por alguém ir atrás dele. O livro é muito interessante, uma história cheia de fantasias e aventura.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da resenha, e devo dizer que a capa do livro também me atraiu, a estória parece ser muito envolvente, sabe aqueles livros que começamos a ler e não queremos largar. Estou curiosa para ler, e entrar nessa aventura, e é claro que ter um livro que fala de outro livro é um ponto muito forte hahaha é legal.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  20. Oie amei sua resenha desse livro! Gente que capa incrível, estou muito curiosa para fazer a leitura dele, ainda mais depois dessa super resenha. Bjs!
    Blog: https://vickyalmeida.blogspot.com/

    ResponderExcluir