Paixão Libertadora é o segundo volume da trilogia Desejo Proibido aqui no Brasil. A série conta também com mais dois contos, o primeiro já disponibilizado pela Arqueiro. No primeiro livro, conhecemos Carter e Katherine, neste segundo, apesar da presença deles e dos acontecimentos em paralelo, iremos conhecer um novo casal.
Quando Carter percebeu o estado depreciativo que seu melhor amigo Max O’Hare estava se metendo pelo luto, pelo abandono e principalmente pelas drogas, não mediu esforços para ajudá-lo. Com a ajuda do amigo, iniciamos o livro com Max em uma clínica de reabilitação para se livrar das drogas e também conseguir lidar com as feridas do passado que quase o mataram. Enquanto isso Grace Brooks resolve começar a sua vida numa cidade do interior, mesmo com todo o receio de seu irmão em deixa-la vivendo ali, em uma cidade totalmente desconhecida. Mas isso é exatamente disto que Grace precisa. Um tempo para recomeçar, para redescobrir toda sua autoconfiança, que seu ex-marido destruiu em milhões de pedaços.
Grace agora é protegida por uma liminar, onde ele não pode mais se aproximar dela, porém, isso está longe de trazer a velha Grace de volta. Ela precisa confrontar todos seus medos e todos os traumas passados neste relacionamento abusivo. Foram anos de agressões físicas e psicológicas, o bastante para mudar completamente o comportamento de Grace. Os destinos desses dois personagens se cruzam no momento em que Max recebe alta de sua reabilitação e resolve adiar sua volta para Nova York, para se adaptar lentamente a nova vida longe de vícios. Seu refúgio é na casa do seu tio, onde trabalharia na construção da casa de Grace, que acabara de se mudar para a cidade.

Ele estava cansado, emocional e fisicamente. Por mais legal que fosse ver os rostos familiares dos amigos, aquilo no fundo o feria. Ali estavam pessoas que, de uma maneira ou de outra, ele tinha machucado, ferrado ou decepcionado.

Fazia tempo que um New Adult não me tocava tanto quando Paixão Libertadora e talvez o motivo disso seja por eu ter me identificar muito por partes da história de Max, situação semelhante que uma pessoa muito querida passou recentemente, ou talvez não, talvez a autora tenha acertado exatamente o ponto para emocionar eu como leitora.

O que posso dizer que a história é grandiosa apenas pela presença desses dois personagens, que mesmo pisoteados pela vida, conseguem forças para se reerguer. Não é uma tarefa fácil, é algo árduo e que leva tempo, mas a autora Sophie Jackson conseguiu passar exatamente todo este processo pelas poucas 350 páginas do livro. Nada que acontece aqui é repentino, faz parte de um processo de amadurecimento e com certeza de redenção.

A forma como os dois personagens resolvem se ajudar, rendem algumas cenas engraçadas e também algumas bem quentes, mas mesmo nesses momentos, nunca deixamos de notar a delicadeza que autora usou para transmitir cada momento, principalmente, lidando com os problemas de Grace. A forma que Max consegue, enfim, pouco a pouco, se libertar dos seus demônios fez também que meu coração batesse mais forte.

A leitura para mim foi emocionante. Enfim, encho de elogios Paixão Libertadora, a autora fez mais em sua obra, apesar da história ser uma velha conhecida para o gênero, a autora inovou em mostrar problemas tão reais e atuais na pele desses dois personagens. Com certeza você conhece ou já conheceu pessoas que já passaram por problemas com drogas, com o luto, com o abandono, com uma tragédia familiar, em um relacionamento abusivo ou tantos outros que existem. Tenho certeza também que já viram muitas dessas pessoas superarem muitos deles.

Sophie Jackson acerta assim, trazendo para as páginas problemas reais que estão a nossa volta, com personagens reais, suscetíveis ao erro, aos acertos, humanos. Não posso terminar esta resenha sem deixar de mencionar a presença dos personagens secundários neste livro, que tem tanta relevância quanto os protagonistas. Principalmente Carter, Kat e os irmãos Elliot e Riley. Inclusive, o próximo livro terá como protagonista Riley, onde finalmente descobriremos qual foi a paixão que o modificou tanto.
Finalizo esta resenha recomendando a leitura, recomendando a trilogia e a autora. Sophie sabe tocar o leitor e sabe prendê-lo pelas páginas. A história é envolvente, tocante e têm personagens intensos, que apesar do passado sombrio, não hesitam muito para se libertarem. Exatamente a fórmula que todo leitor ama.

Postada originalmente por mim no Livros e Chocolate Quente.

  • An Ounce of Hope
  • Autor: Sophie Jackson
  • Tradução: Thalita Uba
  • Ano: 2016
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 352
  • Amazon

rela
ciona
dos