Vamos falar sobre literatura infantil? Sim, vamos!
Sou pai de um menino de cinco anos e tenho um sobrinho de doze, costumo dar muitos livros para o menino mais velho, que já sabe ler e também leio muitos livros e conto muitas histórias de fantasia para meu filho, inclusive alguns contos de Lovecraft, os quais ele torce mais para os monstros que para os heróis.
Matheus Ueta é um ator mirim, que agora também se aventura na literatura. Entre os seus trabalhos na TV estão a novela infantil Carrossel e a apresentação do famoso Bom dia & Cia. Os Invisíveis e o Amuleto da Serpente é o seu primeiro livro, e ele já consegue mostrar que tem muita qualidade de escrita e se continuar investindo na literatura ele pode ter um grande futuro.
O livro conta a história de Matheus, um garoto que sofre com o bullying dos colegas na escola e faz parte dos excluídos da turma, junto com seus dois amigos Nina e Átila. Juntos eles tentam impedir que o PaleoPark, um parque de fosseis de Dinossauros, seja vendido e transformado em um estacionamento. Enquanto tentam se despedir do lugar, buscando motivos para impedir a mudança, os amigos encontram parte de um amuleto e juntos vão em busca do restante dele. Quando as quatro partes se unem abrem um portal, que os leva diretamente ao passado, para a cidade perdida de Shangri-la. Não será nada fácil para eles passarem ilesos por essa aventura, já que encontram muitos perigos, desafios e problemas escabrosos durante sua saga.

A edição feita pela Planeta de Livros, sob o selo de Outro Planeta, é algo perto do magnífico, inserindo diferentes diagramações nas páginas para diversas situações, como quadros especiais imitando telas de celular para cenas de trocas de SMS ou páginas com laudas imitando um diário. Além disso, a cada início de capítulo existe um glossário onde Matheus mostra o significado de palavras que serão importantes nas páginas seguintes e que muitas vezes, não estão inseridas ainda no vocabulário de crianças. Quanto as ilustrações presentes no livro, todas são lindas, bem-feitas e totalmente inseridas no contexto da história.
O livro é muito bem iniciado e encerrado, assim como todo seu decorrer é fluído e não deixa nenhuma ponta solta. Matheus apesar de ser um menino de treze anos apenas, se mostra muito promissor, inclusive fugindo de alguns clichês muito comuns dos livros, como por exemplo, inserir um relacionamento amoroso dentro do grupo principal da história. Outro insight bacana, são as últimas páginas da edição, que apresentarem uma lista, encontrada em um dos anexos do Paleopark, indicando que a história terá uma continuação. Este detalhe leva o leitor até a última página aonde é revelado o nome do próximo livro da série Os invisíveis e a Cidade Perdida.

Claro que você precisa lembrar que é um livro infantil. Provavelmente se um adulto o ler vai achar bobo e acreditar que os problemas enfrentados pelos garotos é algo banal e sem cabimento, mas eu, que li para meu filho, achei bem interessante e agradável, não me senti em nenhum momento entediado com a leitura.

Os Invisíveis e o Amuleto da Serpente é um livro pequeno, de 147 páginas, que atende a cem por cento das ideias às quais se propõe, não fica devendo em nada, tem um fechamento muito competente, sem deixar nenhuma falha ou dúvida. Matheus Ueta estreia muito bem nesse novo cenário e fiquei muito curioso para ler mais dele, imagino que as crianças que tiverem oportunidade de ler a obra também ficarão.
Se você gosta de ler, tem um filho, sobrinho, irmão ou até mesmo primo entre a faixa etária de quinze anos, e quer que essa criança sinta como é bom sair um pouco da frente da televisão e do seu vídeo game, sem perder aquilo que ela mais gosta, sem perder a sua diversão, Os Invisíveis e o Amuleto da Serpente será sem dúvida um incentivo a esse novo hábito. É impossível ler o livro e não gostar, tenho certeza que toda criança ficará muito ansiosa para a sua continuação e enquanto não é lançado, vai acabar procurando outras coisas do gênero. O segredo é descobrir que existe uma imensa gama de livros que não são aquelas coisas chatas que a escola obriga a criança a ler e passará a ter o mesmo prazer que nós temos quando estamos com um bom livro nas mãos.

  • Os Invisíveis e o Amuleto da Serpente
  • Autor: Matheus Ueta
  • Ano: 2017
  • Editora: Outro Planeta
  • Páginas: 160
  • Amazon

rela
ciona
dos