A editora Astral Cultural lançou, no decorrer do ano, quatro livros da coleção Inspirando Novos Leitores. Essa coleção é destinada ao público infantil e tem como objetivo apresentar a histórias de pessoas que fizeram história lutando por um mundo melhor. Já tivemos os livros destinados a Malala, a Barack Obama e a Anne Frank. E agora a história a ser contada é de Martin Luther King Jr. Ele foi um ativista político e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos, de 1955 até seu assassinato em 1968.

Martin Luther King Jr. nasceu em 1929, em Atlanta, nos Estados Unidos. Ao nascer em um lugar onde a segregação racial estava enraizada, Martin viveu desde pequeno com o racismo.  Foi por todo esse sofrimento, que ele decidiu se tornar um líder e lutar contra o racismo. A vida de Martin não foi fácil, mas ele teve um importante papel quanto o assunto são os protestos pacíficos contra a segregação racial. Ele também ajudou na conquista de muitos direitos civis dos negros.

“A Justiça em um lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar”.

Como o livro é voltado para o público infantil, a narrativa é simples, leve e apresenta as informações de forma muito direta, ao mesmo tempo que sentimos como foi difícil para Martin crescer em um bairro segregado e depois ter que lutar pelos direitos cíveis dos negros. Durante a leitura palavras são destacadas, dando ênfase a sua importância e outras ganham a sua explicação no mesmo momento. Há ainda, no final, um glossário para explicar essas palavras grifadas.

Um dos pontos positivos nesse livro é a linha temporal de momentos-chave na vida de Martin Luther King, que encontramos no decorrer da leitura. Outro ponto importante e extremamente importante para os leitores mais novos são as perguntas norteadoras de pensamento que foram inseridas nos capítulos. São questionamentos muito pertinentes para pensar a realidade da época, mas com questões atuais. Isso ajuda os pequenos a refletir sobre o que aconteceu, instigando o pensamento sobre certo e errado

Conheça A Coleção Inspirando Novos Leitores

Digo e repito, essa coleção está ficando muito linda. A edição é um capricho, com o livro em capa dura e os elementos dela em relevo; com ilustrações que deixam a leitura mais dinâmica. Ao terminar a história, há um teste com perguntas sobre a vida Luther King e uma parte destinada a relacionar as lutas de Martin com nossa realidade atual.

A História de Martin Luther King Jr. é uma leitura poderosa para o público infantil. Uma história inspiradora e que mostra o poder da luta contra o racismo.

  • Story of Martin Luther King Jr.
  • Autor: Christine Platt
  • Tradução: Marcia Blasques
  • Ano: 2022
  • Editora: Astral Cultural
  • Páginas: 64
  • Amazon

rela
ciona
dos