Em Busca de Mim – Viola Davis

12 nov, 2023 Por Flavia Pedroso

É difícil encontrar uma pessoa que não tenha interesse em saber mais sobre a vida de algum famoso, principalmente se for uma pessoa que você admira. Por isso biografias escritas pela própria pessoa me chamam tanta atenção. Tenho tido o cuidado de incluir algumas em minhas leituras durante o ano, e uma que eu estava super curiosa era essa da Viola Davis.

Gosto da Viola, vamos fingir que sou íntima dela, tá bom rs, e sempre tive curiosidade para saber mais sobre a sua vida e o que a fez ser uma das poucas atrizes que ganharam prêmios em variados campos da dramaturgia, o famoso EGOT (Emmy, Grammy, Oscar e Tony, respectivamente).

Ela começa sua história com ela pequena ainda e vai desenrolando até sua vida adulta atual. Olhando de fora, ela parece ter uma vida glamourosa e não transparece o tanto de dor e sofrimento que ela passou crescendo com sua família em casa onde eles tinham que dividir tudo, nem sempre tinham como se lavar e nem sempre tinham comida. O tanto de bulliyng que ela sofreu também foi enorme, até por parte de professores, que deveriam ser auxílio e orientação.

Saber de sua vida e todas as coisas que aconteceram nela e a forma que ela encara a vida , é de um ensinamento tocante. Eu não tinha nenhuma ideia de como havia sido a vida de Viola antes da “fama”, ver todas as dificuldades e mesmo assim, seguir atrás de um objetivo foi edificante.

Duas passagens me tocaram mais, a primeira ela nos conta como houve época em que eles moravam junto com ratos e eles comiam as caras das poucas bonecas que ela e as irmãs tinham. (imagina o que não deve ter sido essa experiência na vida de uma criança). E a outra foi quando ela já estava tentando a vida como atriz na faculdade e passando por infinitas dificuldades, ela conversando com a irmã, diz que vai largar tudo e ser professora. No que a irmã pergunta se ela será feliz fazendo isso e que ela não precisa fazer nada disso e sim seguir com o que a faria feliz e que era seu objetivo de vida.

“Minha maior descoberta foi que você pode literalmente recriar sua vida. Você pode redefini-lo. Você não precisa viver no passado. Descobri que não só havia luta dentro de mim, mas também amor.”

Infelizmente o mundo ainda tem muito preconceito e mesmo ela já tendo ganhado vários prêmios, ainda é difícil pra ela conseguir trabalhos e que o pessoal grande se lembre dela, e isso é uma coisa que ela explica de forma bem clara durante o livro.

Pra mim, Em Busca de Mim foi uma leitura fantástica e foi ainda mais maravilhoso que como eu ouvi o audiobook, foi a própria Viola me contando sua história de vida. E que história! Se você consegue ouvir em inglês, super te recomendo, tanto que ela ganhou o Grammy por esse audiobook. Vou levar esses ensinamentos comigo e claro que foi um livro favoritado.

Avaliação: 5 de 5.

  • Finding Me
  • Autor: Viola Davis
  • Tradução: Karine Ribeiro
  • Ano: 2022
  • Editora: BestSeller
  • Páginas: 266

rela
ciona
dos