Anisha Seubert e Eileen são agentes da ELITE. As duas se encontram em um momento bastante conturbado de suas carreiras e após o fracasso da última missão, a dupla acaba encontrando em um novo caso a chance que precisam para retomar credibilidade que possuem dentro da agência. Informações importantes foram roubadas dos laboratórios da Argotech, mas uma série de pistas e evidências apontam que o caso aparentemente simples, tem tudo para se transformar em algo ainda maior.

O cenário futurista do Planeta Sansara, criado por Deyvison Manes, coloca este quadrinho nacional de ficção científica entre os mais bonitos visualmente que já tiver a oportunidade de ler dentro do gênero, mesmo que o enredo em si não seja do tipo que me arrebate como leitora. Mas verdade seja dita, quando temos algo de qualidade em mãos isso precisa ser reconhecido. Isso é possível porque somos apresentados a tecnologias avançadas, raças novas e com direito até a um cachorro falante como personagem secundário. A arte e cores contribui para que o quadrinho que temos em mãos seja uma bela experiência e deve encantar os amantes da nona arte.
O fato de as protagonistas serem mulheres também é um fator interessante e que pode trazer uma certa identificação para novas leitoras. Mas falando sobre as personagens, conhecê-las enquanto estão por baixo, querendo se reerguer dentro da ELITE, permite que acompanhemos suas evoluções como heroínas dentro da história de uma forma consistente, não são apenas heroínas combatendo o crime, são personagens buscando crescimento.
Sobre suas personalidades, Anisha e Eileen possuem um temperamento forte e determinado, desta forma é muito legal acompanhar o desenvolvimento delas em ação, que se apresenta como uma dupla implacável.


Se você curte ficção científica somado a histórias policiais repletas de ação, com certeza este é o tipo de HQ que vai te instigar. O quadrinho é a soma dessas duas coisas, temos a trama policial evoluindo dentro de um cenário cheio de possibilidades, permeado de intrigas, desconfiança, investigação e crimes. Visualmente eu achei incrível e de certa forma, me lembrou muito o contexto de Minority Report.
Justiça Sideral é um projeto que começou há 10 anos. Na época, o antigo portal de HQs nacionais, chamado HQs e Afins era formado por quadrinistas independentes que faziam parte do fórum Central de Quadrinhos e Justiça Sideral compunha os diversos títulos do site. Hoje em dia a arte de Netho Diaz ganha a ajuda de diversos artistas, envolvidos com a criação das artes finais, cores e capas de cada capítulo. Um time de peso para dar vida a este quadrinho nacional com um roteiro digno de filme sci-fy e do mercado americano de HQs.
Falando nas capas, grandes nomes do mercado de quadrinhos foram convidados para desenvolvê-las. Dentre esses nomes está Marcelo Maiolo que registrou passo a passo da etapa de colorização da arte criada por Felipe Watanabe para a primeira edição.

Isso tudo você pode acompanhar ao final da edição, juntamente com alguns extras como concepts dos personagens, armas e figurinos, assim como o raio-x de algumas cenas em específico da história. Entendendo esta parte da criação podemos analisar o quanto desenvolver um quadrinho é muito mais complexo do que podemos imaginar e o quanto roteirista e arte precisam estar conectados, tudo para que o leitor siga a narrativa como ela foi realmente pensada.
Enfim, mais uma dica de quadrinho nacional aqui no site, lançada pela Editora Avec que espero que você gostem. Até a próxima!
![]()

- Justiça Sideral: Recomeços
- Autor: Deyvison Manes, Netho Diaz
- Ano: 2018
- Editora: Avec
- Páginas: 144
- Amazon



12 Comentários
Joi, esse mês está arrasando nas HQs hein! rs E estou adorando conhecer cada uma delas
Eu não sou de ler quadrinhos, nunca li nenhum. Mas o projeto gráfico desse quadrinho está maravilhoso. Gostei dos desenhos, das cores. Por ser algo policial também me chamou a atenção. Quem sabe um dia me aventure pela nona arte e leia essa quadrinho.
Olá!
Não sou muito de ler HQ ou quadrinhos, mas alguns vão me encantando com as historias que transmite nele. Esse me deixou super curiosa pela trama..
Meu blog:
Tempos Literários
Quase não leio HQs, mas gostei de saber que este é nacional e protagonizado por mulheres. Esta edição parece ser muito bem trabalhada e a história parece ser interessante.
As ilustrações estão muito bem feitas gostei e adorei pelas protagonistas serem femininas o autor mandou muito bem, ainda mais que elas estão evoluindo isso deixa a trama mais legal. Gosto quando tem muita ação é uma adrenalina e acompanhar com as imagens fica tudo muito bom. Ficção cientifica não é meu forte devido algumas serem bem complicadas, mas em um quadrinho acho que fica bem mais fácil o entendimento.
Olá! A história parece ser incrível, gosto muito de enredos cheios de mistérios, e mesmo não sendo muito fã de ficção científica fiquei curiosa para conferir, ainda mais sabendo que é um livro produzido por autores nacionais.
Joi vocês estão realmente gostando de quadrinhos em rsrs.. confesso que esse trio não me atrai muito, quadrinhos + ficção cientifica + histórias policiais.. achei muito lindo os desenhos, dão gosto de ver, ainda mais por ser nacional, muito bacana!
Oi Joi,
O fato de eu não ter muita experiência com ficção científica faz com que toda recomendação que recebo do gênero seja aguardada com bastante expectativa. E quando se trata de um quadrinho nacional fico ainda mais curiosa. Trazer protagonistas femininas para esse tipo de trama é muito interessante e algo que pouca vezes vemos sendo retratado. Se Justiça Sideral chama atenção por seu gênero para alguns leitores, outros poderão se identificar com as questões abordadas e alguns pela meio de reprodução dessa história. Achei os traços e cores da HQ lindos, nada muito brutal, mas com a força necessária para transmitir todos os significados da história.
Quadrinha nacional muuuuuito bom por sinal! Amei as ilustrações e quanto mais personagem feminino tiver, melhor!
Essa última foto tá linda e demonstra a qualidade do quadrinho. Gostei muito. Faz tempo que não coloco uma HQ na minha lista de leitura, mas achei a ideia bacana e a trama parece ser bem movimentada. O fato de ser protagonizado por duas mulheres me anima . E fiquei feliz por ser nacional. 🙂
Ver e ler posts assim dá um orgulho no coração! Nossa literatura nacional anda impressionando pela qualidade de suas obras e isso de apresentar novos autores está sensacional.
Ainda não tinha lido ou visto nada sobre essa Hq, por isso, amei ver as ilustrações acima e realmente, apresentar este cenário mais voltado para as mulheres é fascinante e dá um ar todo gostoso ao enredo.
Mesmo não sendo uma exímia conhecedora de Hq’s, quero muito poder conferir este trabalho e viajar nesta história!
Beijo
Angela Cunha Gabriel(O Vazio na Flor)
Além de gostar muito da história e achar o visual incrível, encontrei diversas referências a outros nomes do sci-fi, tanto no cinema quanto na literatura. Entre eles encontrei referências à Blade Runner, Duna, O Quinto Elemento e 2001: Uma odisseia no espaço. Com certeza devem haver outras, quem sabe eu consiga encontrar hehe ❤❤