A Abadia Vermelha sempre fora um mito para Maresi, porém, após o inverno da fome, a pequena Maresi de 13 anos precisou rumar para o lugar que antes só exista em histórias antigas. Menor, a ilha habitada apenas por mulheres, é um refúgio, um local protegido daqueles que não aceitam que mulheres podem estudar e ser independentes, mas também um local para meninas que só estão em busca de abrigo ou fugindo da fome.

Hoje com 17 anos, Maresi irá narrar esta história a partir da chegada da novata Jai, uma garota solitária, cheia de cicatrizes pelo corpo e traumas incorrigíveis. Jai estava fugindo e precisava da Abadia para ter uma chance de sobreviver, e para isso, rumou para Menor com todo o dinheiro e joias que sua mãe conseguiu unir. Porém, seu pai, contrariado pela rebeldia de Jai, jamais deixará isso em branco e a perseguirá para onde quer que for para encontrá-la.
Entre a amizade que se forma entre Maresi e Jai, e de suas rotinas, entenderemos como esta sociedade se formou, como a Abadia funciona, como dividem tarefas e como as mulheres dali sobrevivem isoladas do mundo.
Esta é uma obra sublime, simples, enxuta, mas poderosa. Aqui acompanharemos as mulheres e meninas da Abadia Vermelha usando de todos seus ensinamentos ancestrais, recorrendo a todos os seus poderes para se manterem unidas e combater os perigos que vem de fora e que desejam corromper tudo que construíram até agora. Após participar de uma leitura conjunta, organizada pela Editora Morro Branco, eu só tenho que agradecer por ter conhecido uma história tão bela. Cheia de significados e ensinamentos. Maresi é o tipo de leitura que deve ser lida por todas as idades, pois eu tenho certeza que esta leitura proporcionara uma certa identificação para com os leitores e que todos compreenderão a grandiosidade que foi criado aqui pela autora Maria Turtschaninoff.
Tudo é envolto de uma religião. As irmãs da Abadia Vermelha veneram a Primeira Madre, uma entidade que representa a mulher em todas suas personificações, a Donzela, a Mãe ou a Velha, que guiou as sete primeiras irmãs até a ilha, um solo sagrado, onde construíram a Abadia com todo o conhecimento que conseguiram carregar consigo. Gerações após gerações, estas mulheres se mantiveram firmes, abrigando e ensinando novas noviças.

Falando um pouco sobre a protagonista, Maresi como personagem é esplendida. Ela tem sede de conhecimento, quer saber tudo sobre tudo e questiona cada regra dentro da Abadia. É por isso também que ela ainda não foi escolhida como aprendiz em uma das casas e ao longo da sua jornada, após conhecer Jai e a crueldade do mundo lá fora, acompanharemos o despertar de uma personagem mais do que especial, mas pronta para confrontar todos seus medos. Ela é incrível, sério!
O livro é classificado como young adult, mas posso dizer que a leitura reserva vários momentos chocantes, mas que Turtschaninoff narra de uma forma única, utilizando-se de toda a sutiliza das palavras para descrever as situações mais aterrorizantes. Aliás, não só nos momentos mais tensos que a autora recorre a isso, ela também usa um certo simbolismo para falar sobre diversas coisas que envolvem o mundo feminino, como por exemplo, a menstruação e o fato de todas, por viverem juntas, menstruarem nos mesmos dias. É uma narrativa muito fluída e isso contribui para que a leitura do livro, que já curtinho, passe num piscar de olhos devido ao seu enredo envolvente.

A Morro Branco está prestes a lançar Naondel, o segundo livro da trilogia As Crônicas da Abadia Vermelha. Ele é um prelúdio de Maresi, mas que pode ser lido de forma independente também. Nele conheceremos a história das fundadoras da Abadia. Estou muito curiosa para esta leitura, pois assim como Maresi, sabemos que a Abadia é cheia de segredos, e conhecer mais sobre este mundo criado por Maria e entender de onde veio a força dessas mulheres deve ser fascinante. Maresi Red Mantle, terceiro volume da trilogia, saiu finalzinho do ano passado lá fora, mas ainda não há data para o lançamento aqui.
Por fim, esta é uma história que falará sobre sororidade, a união das mulheres, de amizade, de sobrevivência num mundo predador, amor e igualdade. Há também uma aura mágica que encanta e envolve a história, que se equilibra muito bem com as críticas encontradas nas entrelinhas destas páginas. Maria critica a nossa sociedade machista, a religião como se conhece hoje e também como é visto a posição da mulher no meio de tudo isso. Enfim, é um livro incrível e que tem tanto a ensinar.
![]()

- The Red Abbey Chronicles #1 - Maresi
- Autor: Maria Turtschaninoff
- Tradução: Lilia e Pasi Loman
- Ano: 2018
- Editora: Morro Branco
- Páginas: 200
- Amazon



10 Comentários
Oi, Joi
Li algumas resenhas desse livro recentemente, estou apaixonada pelo enredo. Claro que já esta na lista de desejos.
Adorei o enredo e a crítica que a autora faz sobre a sociedade, religião. Mesmo sem ler adorei Maresi por nunca abaixar a cabeça, confrontar as regras e ensinamentos, assim como ela gosto de saber o porque, enfim compreender tudo o que nos é imposto.
Quero muito conhecer o livro, beijos!
Olá!
Uau, não tinha conhecimento desse livro mas fiquei um tanto curiosa por ele. Tem uma premissa muito maravilhosa e que me deixou bem interessada para ler. Espero em breve ter a oportunidade de conhecer a escrita dessa autora e a historia que ela conta.
Meu blog:
Tempos Literários
O livro realmente parece muito bom. Já ouvi falar bem dele mais de uma vez e cada vez me sinto mais empolgada para o ler.
Tramas cheias de significados e ensinamentos são uma das minhas favoritas. Adoro a sensação de terminar de ler um livro e sentir que o mesmo agregou ensinamentos a minha vida.
Um ponto que me deixa mais intrigada com a história e me faz sentir que já devia ter lido o livro é o fato de que, como você disse, a autora explora temas como o machismo na sociedade, a religião e onde as mulheres se encaixam no meio de tudo isso. Realmente, são temas que eu acho super interessantes para serem abordados em um livro.
Estou curiosa para conhecer mais sobre Maresi, Jai e todas que vivem na Abadia.
Adorei a resenha! Bjs!
A editora esta arrasando com seus livros ainda não li nenhum dela, mas já tenho dois aqui em casa. Fiquei muito curiosa em conhecer essa ilha e essa protagonista que parece conquistar o leitor logo de cara, achei interessante essa união das mulheres e conversarem sobre tudo inclusive da menstruação que dificilmente se vê citado nas historias. Leitura bem importante essa.
Nossa, só de ler a resenha o livro me parece maravilhoso! ❤ Estou curiosa pra saber mais sobre como é a vida das mulheres na Abadia.
Fiquei muito empolgada em saber que o livro trata temas como o machismo, que por ser algo tão presente em nossa sociedade, é importante ser abordado. Gosto muito de livros que trazem temas sociais. Também fico feliz em saber que tem continuação.
Espero ter a oportunidade de ler esse livro ❤
Olá! É tão bom ver livros assim, que contam histórias fortes e interessantes, de leitura obrigatória para todos, ainda não conhecia o livro, mas gostei bastante de tudo que li, a edição parece linda, a editora realmente está de parabéns, torcendo para que não demore em publicar todos os livros da trilogia por aqui.
Que edição linda desse livro. Amei demais.
Não conhecia nem o livro e nem a escritora, parece uma história bem bacana, Vou deixar a dica anotada.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Li uma resenha deste livro estes dias e já o mandei para a lista de desejados. Não é somente sobre Maresi, mas sobre Jai e seu passado misterioso e este entender que a menina já sofreu demais.
É sobre amizade, sobre partilhar e achei linda essa junção!
E pelo que se lê acima, a amizade entre as duas vai render muita coisa, muita superação e claro, esse revirar o passado atrás de respostas!!!
A capa é uma lindeza só!
Lerei!
Beijo
Angela Cunha Gabriel(O Vazio na Flor)
Nossa, parece um livro excelente. Quero muito poder conhecer a estória da Maresi e da Jai e também conhecer as regras e a vida dentro da Abadia. Eu achei que, por ser um livro tão curtinho, ficasse aquela sensação de que ficou faltando alguma coisa. Aina bem que não parece ser esse o caso aqui.
Não conheço a escrita da autora. Estou curiosa.