Uma das mais novas séries da Netflix conta a história da enfermeira Ratched e toda obscuridade que existe por de trás das macas e dos pacientes que ela cuida. Preparados?

Ratched foi lançada agora, em setembro de 2020, e é a adaptação de um sucesso literário dos anos 60, Um Estranho no Ninho, obra escrita em 1962 por Ken Kesey. O livro conta a história de R.P. McMurphy, um assassino que para fugir da cadeia se finge de louco e acaba trancafiado em um hospício. O mais atrativo do livro é que ele é resultado de estudos que o escritor fez em hospícios e locais para tratamento de usuários de drogas, durante a década de 50. O resultado do seu estudo, se mostra como um livro perturbador e cheio de realismo, principalmente para época na qual ele foi escrito, onde muita coisa era varrida para de baixo do tapete e pessoas com problemas de saúde eram extremamente marginalizadas.

A nova série da Netflix segue os moldes do livro, porém a personagem principal é uma das enfermeiras, e não o paciente em si. Mildred Ratched chega para trabalhar em um hospital psiquiátrico californiano, chamado Lucia State Hospital e Sem ter recomendações, precisa se infiltrar para que seja aceita no lugar. Desde o começo da série já conseguimos notar que algo, ou alguém, ali é do interesse da enfermeira e que ela não está apenas galgando um bom lugar no hospício, já que o lugar vive sobre os olhos do governador e está prestes a ser desativado por causa de denuncias de maus resultados.

O elenco da série é maravilhoso, contando com Sarah Poulson no papel principal, a atriz ficou mundialmente conhecida pela sua atuação na série American Horror Story, que lhe rendeu várias indicações ao Emmy, mas foi premiada, finalmente, pela sua participação incrível na temporada de The People v. O.J. Simpson, na série American Crime Story.

Confira a crítica de American Horror Story

Além de Poulson, ainda há a participação especial de Sharon Stone em alguns capítulos, e todos personagens do elenco principal interpretados por Finn Wittrock, Cynthia Nixon e Jon Jon Briones, são muito bem interpretados, deixando a história maravilhosamente assustadora.

Sim, mas por que eu estaria trazendo, no mês do terror, a indicação de uma série de suspense? Porque a maneira que seu enredo é construído apresenta uma forma diferente de horror, as cenas da série, em alguns momentos, são extremamente fortes, horripilantes, elas acontecem em momentos inesperados, deixando o espectador completamente atônito, assustando muito mais do que séries criadas para assustarem diretamente.

A série é dirigida por Ryan Murphy e isto é fundamental para ela ser tão boa, além de falar muito sobre sua construção de cenas e enredo, já que Ryan era diretor também de American Horror Story. E eu achei que muitos elementos da série de terror estão presentes em Ratched, mesmo que os enredos sejam completamente diferentes. As cenas horripilantes, que causam temor e enjoo em quem está assistindo, seguem os mesmos moldes daquelas que tanto aterrorizaram em AHS.

Ratched é uma série ambientada em 1947, sua história está cheia de mistérios e possui uma fotografia maravilhosa, cheia de cores, com uma trilha sonora incrível, muito bem dirigida, com figurinos incríveis, tudo de acordo como que se vivia na época, até para aqueles entusiastas de carros antigos, a série se mostra interessante, já que os modelos utilizados na década de 40 e 50, estão bem presentes nas cenas.

Esta é uma série que não é de terror, mas passa uma sensação diabólica por seus personagens, atores muito preparados, atuando perfeitamente bem, passando para as cenas toda emoção e frieza que elas necessitam. Cenas horripilantes, como braços sendo amputados ou pessoas passando por lobotomia serão comuns e  tudo será retratado da mesma forma quando a “técnica” era aplicada em uma era onde a medicina ainda não tinha evoluído da forma como é hoje. Tudo isso baseado em uma personagem que apareceu primeiro em um livro, Um Estranho no Ninho criou Ratched, a enfermeira fria e calculista, cheia de objetivos e que não poderá ser impedida de conseguir aquilo que almeja.

Mais uma daquelas séries de TV que você tem obrigação de assistir, a série terá uma segunda temporada!

  • Ratched
  • Lançamento: 2020
  • Criado por: Ryan Murphy
  • Com: Sarah Paulson, Finn Wittrock, Cynthia Nixon
  • Gênero: Suspense
  • Duração: 8 Episódios - 50 minutos

rela
ciona
dos