Rose Gold acreditou por dezoito anos que era uma jovem seriamente doente. Desde os dois anos, ela usou uma sonda gástrica, pois tudo que comia vomitava, fora isso ela também possuía muitas alergias, e uma aparência abatida, frágil, principalmente por seus cabelos serem ralos, e seus dentes apodrecidos devido a medicação. Ela também precisa usar uma cadeira de rodas, pois não possui forças para se manter em pé e andar. Sua mãe, Patty Watts dedicou sua vida para cuidar de Rose, a levou em diversos médicos, tentou vários diagnósticos, fez de tudo para encontrar o fator causador de suas doenças, mas mesmo com todos os sintomas, seu problema de saúde nunca ficou claro. Moradoras de uma cidade pequena, sempre receberam muita atenção e ajuda de seus vizinhos, que idolatravam Patty, e sentiam pena da situação de Rose.

Tudo muda quando descobrem que na verdade, Patty não passava de uma mentirosa, um monstro na forma de mãe. Rose se torna ciente que de toda sua infância, e seu histórico médico, não passaram de uma farsa, e que na verdade todo seu sofrimento foi causado por envenenamento. Patty é presa, o depoimento de Rose é essencial para sua condenação e agora cinco anos depois, ela está para ganhar sua liberdade e quem a busca na porta da prisão é justamente quem a colocou lá… sua filha Rose Gold.

Rose Gold se virou para mim, como se eu tivesse falado em voz alta. Nossos olhos se encontraram de novo, e nos dela vi arrependimento, um pedido de perdão. Foi quando entendi: ela um dia voltaria para mim. Pagaria caro por sua traição, com certeza, mas íamos sobreviver a ela.

Seria o início de uma reaproximação? Teriam elas se perdoado pelos erros do passado? Obviamente que nada mais é como antes. Rose Gold agora é uma mulher adulta, com vinte e três anos, um emprego, levando uma vida saudável e mãe, ou seja, em nada se parece com a garota assustada e frágil de antes. Patty está ansiosa para deixar as mágoas do passado para trás, ela jamais confessou os crimes pelos quais foi condenada, quer recuperar a confiança de sua filha, ajudar a criar seu neto e fazer as pazes com seus antigos amigos, ainda que uma vozinha lá no seu inconsciente, insista em sussurrar que ela precisa acertar as contas com que a fez passar pela prisão, principalmente sua filha ingrata. Só que Rose Gold não é mais a mesma, e se infiltrar em sua rotina e casa, pode ser arriscado, ainda que Rose a tenha levado para morar com ela outra vez. Ela com certeza já a perdoou, não é?

Uau! Eu ainda não sei como me sinto em relação a essa leitura, e provavelmente nunca venha a saber, ou ter uma opinião certa sobre. O Segredo de Rose Gold, é o tipo de livro denso, tenso, com uma história amoral, cruel, insana, que te leva por um turbilhão de emoções. A cada página ficamos com a sensação de que algo muito ruim vai acontecer a qualquer momento. Tanto Rose, quanto Patty são perversas em seus pensamentos, com atitudes controversas, tornando impossível para o leitor identificar quem é a vilã, e quem é a mocinha – se é que existe uma. Ambas são mentirosas por natureza, a mentira saí delas com facilidade, naturalidade, existe uma frieza em suas ações, o que nos joga de um lado para o outro, nos desorientando, nos desafiando a tomar um partido, a escolher em quem confiar?

Mas ninguém quer ouvir a verdade de uma mentirosa.

Você consegue se imaginar vivendo em uma redoma, em um ambiente totalmente controlado, uma mentira por dezoito anos? Mentira essa, que flagelou seu físico, destruiu seu psicológico, que te roubou a chance de ter uma vida normal? E depois disto tudo, você seria capaz de perdoar, levar seu algoz para dentro da sua casa mais uma vez?

Que leitura tensa, incomoda, ácida, com reviravoltas inesperadas e um final duvidoso, talvez indigesto. Você vai sentir culpa por ter empatia em alguns momentos, se sentir assustada com algumas atitudes e enganada por cair em mentiras que pareciam óbvias demais e preso desde a primeira página, precisando enlouquecidamente descobrir o que é real de verdade. Apenas… não consigo encontrar uma palavra para descrever, é surreal.

Se você gosta de thrillers psicológicos, que tenha temas como relacionamentos familiares disfuncionais, relações tóxicas, sangue-frio, e que sejam baseadas, inspiradas em fatos reais, fica aqui essa dica para você, Rose Gold não vai te decepcionar. A nível de curiosidade a autora se inspirou na história da Gypsy Blancharde, que foi inclusive retratada na série The ACT. E apesar das semelhanças que a autora se aproveitou, aqui em Rose Gold, temos acontecimentos ficcionais, aos quais ainda não consegui decidir se são piores ou menos piores que a história real.

Leiam o livro e depois assistam a série. Você terá duas formas bem interessantes de ver a história retratada.

  • The Recovery of Rose Gold
  • Autor: Stephanie Wrobel
  • Tradução: Ryta Vinagre
  • Ano: 2020
  • Editora: Verus
  • Páginas: 308
  • Amazon

rela
ciona
dos