Curiosamente, o mundo é assolado por pandemia de tempos em tempos. Entre 1347 e 1351, a Europa foi tomada pela Peste Negra, praga que matou milhões de pessoas. No meio dessa confusão, o italiano Giovanni Boccaccio escreveu o livro Decamerão, entre 1348 e 1353. O livro conta a história de um grupo, formado por sete moças e três rapazes, que se abrigam em um castelo para fugir da peste. Durante o tempo em que passam juntos eles vão contar, uns aos outros, 100 contos, formando assim um grande compilado de histórias.

Com a epidemia COVID-19 se alastrando pelo mundo, a romancista Rivka Galchen procurou a New York Times Magazine para escrever um artigo falando sobre o livro de Boccaccio. Contudo os editores tiveram outra ideia, fazer seu próprio Decamerão, e assim nasceu O Projeto Decamerão: 29 Histórias da Pandemia. O livro vai trazer contos de diversos autores, alguns bem conhecidos aqui pelo brasil, como Margaret Atwood e Mia Couto.

As pessoas precisam umas das outras. Gostam de estar perto umas das outras. Gostam de tocar umas às outras.

Daqui um tempo, a pandemia vai ser somente uma lembrança, e o papel da literatura é registrar e deixar na história esse acontecimento. Uma realidade que nem nos piores pesadelos iríamos imaginar, estar presos em casa e milhões de pessoas morrendo mundo afora por causa de um vírus do qual não conseguimos vencer. A vida do planeta inteiro mudou e isso teve muitos impactos na vida da população mundial. Uma das coisas mais significativas foi o fato de darmos mais valores à nossa vida e a momentos pequenos, que considerávamos insignificantes. A partir do conhecimento de diferentes realidades, fizemos reflexões, tivemos empatia com o próximo e passamos a ser sensíveis a diversas realidades que não conhecíamos.

O especial de livros de contos é sempre a diversidade dos assuntos trabalhados. Aqui não é diferente, até porque são 29 autores diferentes. Todos eles partem do contexto de isolamento social e mostram a quebra na rotina das pessoas e o impacto que isso teve em nossas vidas. Com isso, vamos refletir e se conectar com muitas das histórias e personagens dos contos. Começamos conhecendo um pouco sobre vizinhas em um prédio, passamos pela realidade de pais que cuidam de seu filho e vamos até um desempregado conseguindo trabalho na pandemia.

A proximidade com a realidade é o ponto chave desses contos. Temos temas como depressão, luto, amizade, relação familiar, desemprego, quebra da rotina, amor, separação, entre muitos outros. As narrativas falam de religião e crenças também, pois nesse momento de medo e insegurança, as pessoas buscaram forças em muitas áreas de suas vidas. Para minha felicidade, histórias sobrenaturais e um etzinho também apareceram nessa antologia.

Foi uma leitura muito diferente, pois mesmo que eu esteja sempre lendo contos e que eles sempre me fazem refletir sobre algo, o Projeto Decamerão é um retrato da realidade de muitas pessoas durante a pandemia, e por isso é um livro muito impactante. Adorei essa leitura!

  • The decameron project
  • Autor: Vários
  • Tradução: Isabela Sampaio, Luisa Geisler, Rogério Galindo e Simone Campos
  • Ano: 2021
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 320
  • Amazon

rela
ciona
dos