É possível dizer que a literatura, bem como a língua que ela usa como base, pode ser considerada como um instrumento de comunicação e de interação social. Uma vez que ela pode cumprir com o papel de transmissão de conhecimento e de cultura de determinadas comunidades. Por sua vez, a literatura pode ter um vínculo com as sociedades em que ela se origina, bem como com todos os tipos de arte. 

A obra literária pode ser considerada como o resultado da percepção de mundo do escritor, do público e das sociedades, uma vez que por meio de algumas obras em que os artistas podem transmitir o seus sentimentos e a sua visão de mundo. Ao levar os leitores a uma reflexão e até mesmo pode ocorrer uma mudança de posição diante da realidade. Por esse motivo, a literatura pode auxiliar durante o processo de mudanças sociais.

A literatura pode ser considerada como um tipo de arte que causa emoções por meio de palavras. Essas palavras, de modo geral, podem ser retiradas de um local comum e inseridas em outras realidades que podem ser consideradas como subjetivas para os seres humanos. 

É fundamental ter a consciência da relevância artística da literatura para a formação de cada um dos cidadãos de uma nação uma vez que não é possível em uma sala de aula negar para os alunos descobrirem as suas próprias subjetividades. Por essa razão, os professores da literatura têm o papel de desenvolver as interações com os mais diversos níveis da vida de cada indivíduo e, por meio da literatura, evitar fragmentações entre o mundo em que nós vivemos e a subjetividade do intelecto.

Alguns exemplos de ensaio literário como a escrita de um ensaio curto ou de um texto de ensaio podem servir como modelo. Uma vez que fazer um ensaio ou produzir um gênero textual além de escrever um artigo. 

A literatura brasileira 

A história da literatura no Brasil teve o seu início durante o ano de 1500 com a chegada dos portugueses em território brasileiro. Isso se deve uma vez que as sociedades que já viviam em solo brasileiro não tinham nenhum tipo de representação escrita. Dessa forma, as produções literárias começaram no momento em que os portugueses escreveram sobre qual foi a sua impressão da terra e dos povos que já viviam nela.

É válido ressaltar que mesmo que consistiam em diários e em documentos históricos, essas produções podem ser consideradas como as primeiras formas de manifestação escrita no território brasileiro. Por esse motivo, a literatura brasileira possui o seu desenvolvimento com base na língua portuguesa além de poder ser considerada como um desdobramento de sua literatura. 

A literatura brasileira contemporânea, o modo literário dos dias de hoje, de modo geral, pode ser produzido com foco na vida urbana e em todas as suas características subsequentes. Ao relatar os sentimentos de solidão, da violência, de determinadas e também das questões políticas vigentes. 

É essencial ressaltar que a literatura brasileira sempre foi um fator da identidade nacional do Brasil e, por sua vez, se tornou um marco bastante relevante na formação de cada um dos indivíduos como cidadãos brasileiros . É sugerido que a literatura deve ser ensinada ainda na infância de cada ser humano inserido na sociedade e na cultura brasileira.

Existem alguns modelos de ensaio literário prontos que demonstram a estrutura e os tipos de palavras que estão em português bem como as suas características para a escrita de um ensaio acadêmico. 

Os modelos de ensaios da literatura

Os textos literários podem ser considerados como os tipos de construção de texto que estão de acordo com os modelos e as normas da literatura, com os seus propósitos e com as suas características próprias. A linguagem de textos literários, no entanto, deve ser elaborada de maneira que possa causar algum tipo de emoção em seus leitores. 

Alguns textos literários são enquadrados como as peças de teatro, os romances, alguns poemas, entre outros tipos de produção literária. Uma das principais características de ensaios literários consiste na sua função poética, uma vez que é possível notar ritmos e tons de música, além das organizações mais específicas da palavra e de bastante criatividade.

O ensaio literário, além de tudo, é todo texto que utiliza a linguagem literária, um dos tipos de linguagem que pode atender finalidades estéticas para fomentar o interesse dos leitores. O autor de literatura procura as palavras que são apropriadas para a expressão das suas ideias e que estão de acordo com determinado estilo de escrita.

Por se tratar de um texto de opinião que pode expor algumas ideias, algumas críticas, além da impressão pessoal do autor sobre certo tema. De forma geral, essas produções literárias podem apresentar conclusões autênticas.

De qual forma escrever um ótimo artigo de história pode ser um tema abordado tanto em um ensaio dissertativo, bem como em um texto literário ou em um ensaio crítico que podem seguir um modelo textual que já está pronto. 

rela
ciona
dos