O Grande Gatsby | Scott Fitzgerald

11 jun, 2022 Por Andressa Sousa

Nos tempos de Jay Gatsby, o jazz é a música do momento, a riqueza parece estar em toda parte, o gim é a bebida nacional (apesar da lei seca) e o sexo se torna uma obsessão americana; o livro é narrado pelo aristocrata falido Nick Carraway, que vai para Nova York trabalhar como corretor de títulos. Passa a conviver com a prima, Daisy, por quem Gatsby é apaixonado, o marido dela, Tom Buchanan, e a golfista Jordan Baker, todos integrantes da aristocracia tradicional. Mas o romantismo obsessivo de Gatsby com relação a Daisy se contrapõe ao materialismo do sonho americano, traduzido exclusivamente em riqueza.

Apesar de ler um clássico de poucas paginas, posso dizer que Fitzgerald caprichou nesse aos nos entregar bons personagens, a historia é cativante e realmente consegue nos colocar em Nova York nos anos 1920, todo o clima e as descrições de roupas nos levam rapidamente aquela cidade, as festas dadas por Gatsby… tudo ali encanta, a não ser por alguns detalhes que deixam a historia um pouco perdida na narração.

Pode ter sido questão de edição escolhida para a leitura mas, nos primeiros capítulos me senti um pouco perdida a cerca e quem era quem e da localização espacial dos ambientes e das pessoas que estavam nele. Alguns personagens te deixam incomodado, formas de falar e atitudes que nada salva daquela pessoa, nem beleza.

Em um resumo de tudo O Grande Gatsby é uma boa obra, com uma leitura interessante porém não fluida, e mesmo te deixando perdido em algum momento consegue te transmitir a sensação de que jazz, festas e bebidas não são tudo e que uma hora, mesmo você estando cercado de pessoas, dando risadas e dançando, você esta mais sozinho do que parece.


FILME X LIVRO

Aqui devo dizer que a adaptação de O Grande Gatsby é simplesmente incrível! Creio que é uma das melhores adaptações de um clássico que eu já vi.

Nessa adaptação de 2013, protagonizada por Leonardo DiCaprio como Jay Gatsby e o fofo Tobey Maguire como Nick Carraway, temos uma adaptação feita de forma dedicada pois, desde o figurino, até as atuações estão deslumbrantes. A trilha sonora também foi composta linda, as cores nas festas trazem a vida tudo o que eu não consegui imaginar devida a grandiosidade das festas de Gatsby.


Leonardo traz um Gastby realmente extravagante e ao mesmo tempo misterioso, a quantidade de pessoas, as roupas da época, os carros, tudo em volta de Gatsby tem muita energia e pomposidade. Tobey como Nick conseguiu me ganhar com um personagem fofo, tímido e infelizmente influenciável pelas companhias que, aparenta ter medo de contrariar e magoar as pessoas com que se importa.

Então, no geral tanto livro quanto filme nos trazem uma ótima ambientação, personagens que são misteriosos ao mesmo tempo que demonstram medo, ansiedade e receio. Pessoas complexas em um ambiente vivaz e cheio de brilho onde dinheiro e o amor nunca estiveram tão longe e tão perto.

  • The Great Gatsby
  • Autor: F. Scott Fitzgerald
  • Tradução: Edições Best Bolso
  • Ano: 2016
  • Editora: Edições Best Bolso
  • Páginas: 210
  • Amazon

rela
ciona
dos