Minnie mora em Leicester com suas tias, é uma jovem tímida, discreta, que faz questão de se manter longe das atenções, sempre buscando se manter o mais discreta possível. Quem a observava, pode enxergá-la como uma mulher simples, de aparência recatada e pouca beleza, pois ela realmente se esforça para transparecer isso, sua meta é apenas encontrar um marido descente e viver uma vida tranquila.

Plano este que estava caminhando bem, até que ela se depara com Robert Blaisdell, o nono duque de Clermont, um homem excêntrico e bem diferente dos demais nobres. Intrigada e por ser uma jovem atenta, ela não demora a desvendar uma atividade, um segredo do duque, algo que acaba por impactar diretamente a sua vida, deixando-a em uma posição complicada, dando brechas para que olhem e investiguem seu passado. O que Minnie com certeza não quer que aconteça.

Determinada a evitar tamanha exposição ela vai até o duque e o confronta, e acaba sendo surpreendida por uma proposta ousada. Obviamente que Minnie, fugindo a qualquer normalidade, o rejeita, criando ali mesmo um tipo de desafio entre ambos, um duelo, um jogo, uma caçada onde claramente nenhum dos dois tem chances de ganhar, mas ainda assim, os levando para onde nem imaginavam…

“Fique quieta. Não entre em pânico. Nunca diga a verdade a ninguém. Minnie vivia sob aquelas regras fazia doze anos, e para quê? Para que um dia tivesse a sorte de ser completamente esquecida.”

O Segredo da Duquesa, me surpreendeu em vários aspectos, e foi uma leitura muito feliz. Ambientado em um período de tensão social, econômica e política, a obra apresenta um enredo recheado de críticas sociais e contextos históricos; tais como os primeiros passos para a formação de sindicatos, a luta por melhorias de condições de trabalho, corrupção, privilégios e muito mais. Os personagens, sejam eles protagonistas ou secundários são muito bem desenvolvidos e prendem o leitor em suas histórias com muita facilidade.

Minnie, é uma mulher notável, por baixo da armadura de recato e timidez, ela luta bravamente para ocultar suas reais emoções e reações, assim como, o fato de ser uma mulher à frente de seu tempo, dotada de uma inteligência aguçada, determinação e sagacidade. Sua personalidade adulta foi totalmente moldada por acontecimentos traumatizantes do seu passado, passado este que ela tanto tenta esconder e se envergonha.

Um dia ela ousou ser melhor que um homem, em meio a uma sociedade completamente machista e patriarcal – para não dizer hipócrita e ridícula -, e esse fato, quase a destruiu. E ela até que estava tendo sucesso em seus objetivos de seguir despercebida, até o arranjo de um casamento benéfico, aceitando sua realidade, se não fosse pela aparição de Robert, o nono duque de Clermont. Ele surge do mais absoluto nada, despretensioso, ou pelo menos tenta aparentar tal coisa, e no processo se encontra com Minnie, ele a enxerga de verdade, por baixo de todas as máscaras que ela usa, e isso a intriga, na mesma medida que a choca, como um homem como o duque poderia lê-la tão bem?

O fato é, que Robert também não é apenas o que aparenta ser, ele possui seus próprios segredos, segredos esses que Minnie desvenda rapidamente, e a fascina esse lado do duque, admira sua ousadia. Ele é um nobre que luta contra os privilégios da aristocracia, ele rejeita toda a pompa, possui um forte senso de justiça, e quer dar voz a aqueles que não podem falar. Um homem forjado por uma infância difícil, que o marcou profundamente e o moldou o adulto que é. Grato pelos amigos que possui, que o ajudaram em seus piores momentos, personagens espirituosos, livres, que fazem qualquer coisa, um pelo outro. É de fato um personagem cativante, que não posso falar muito devido aos spoilers.

E olha que ainda nem mencionei o romance. Regado a provocações, diálogos inteligentes e divertidos, Robert e Minnie despertam o melhor um do outro, na mesma medida que se irritam. Tornando impossível para o leitor não torcer para que eles se escolham, se amem, se curem de uma vida de privações e provações. E é muito curioso que apesar de ser um romance de época, o foco da história está nas trajetórias individuais de cada um e em como seus objetivos acabam os ligando de maneira poderosa, exigindo em determinado momento, confiança, lealdade, escolher difíceis e perdão.

“Não era porque não acreditasse no amor. Pensar no amor era como pensar em água no deserto. E esse, sim, era um clichê estúpido, que o fez pensar em um homem com roupas maltrapilhas se arrastando pelo Saara, em busca de um oásis em meio às dunas de areia.”

Com certeza uma obra diferente do que estamos acostumados a ler no gênero, e ainda assim muito interessante. O plot de Minnie, não foi algo que se quer imaginei, e olha que fiquei criando várias teorias. Em linhas gerais não é um livro perfeito, mas é uma obra onde os pontos positivos se sobressaem, por isso deixo aqui essa dica de leitura. O Segredo da Duquesa é o primeiro volume da série, Os Excêntricos, e eu já estou animada e pronta para ler os próximos.

  • The Duchess War
  • Autor: Courtney Milan
  • Tradução: Caroline Bigaiski
  • Ano: 2022
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 336
  • Amazon

rela
ciona
dos