A Estratégia do Charme | Alison Cochrun

13 nov, 2022 Por Carol Marçal

Contos de fadas são reais, ao menos se você acreditar num reality show com um enorme arsenal montado, profissionais excelentes e um enredo duvidoso. Porque é isso o que Charlie Winshaw decide viver, para pesadelo dos produtores do programa. Um descrente de conto de fadas com muito mais história no passado que o faz ser quem é.

Por outro lado, temos Dev Deshpande, produtor designado para acompanhá-lo e fazer da vida do príncipe encantado a melhor possível. Ou para ajudar a desandar com o conto de fadas de uma só vez! Afinal, como fazer alguém aceitar um final feliz que não encaixa? Como passar de um conto de fadas para o tão esperado “…e viveram felizes para sempre”? Mais importante: como fazer o príncipe se encantar pela “escolha perfeita”? 

Nesse romance levemente cômico de Alison Cochrun, com tradução de Vitor Martins, podemos ver por trás das câmeras dos famosos realities, onde glamour e encenação andam lado a lado, assim como tramoias e intrigas, bebidas e festas. 

“Ele acabou de conhecer vinte mulheres e esqueceu o nome das vinte mulheres, e não tem muita capacidade mental para compreender nada além do fato de que seu terno está, por algum motivo, coberto de glitter.” 

Essa é uma leitura com personagens muito mais complexos do que o prometido à primeira vista, com visibilidade queer, menção a transtornos e a forma correta de lidar com determinadas situações. Leve e denso na medida certa, trazendo um toque de realidade a todo mundo mágico, seja do faz de contas, seja do show.

Cheguei a esse livro devido uma indicação, fui com a expectativa alta e não me arrependi em nenhum momento a escolha de lê-lo. A autora aqui nos apresenta não só os podres que podem ser facilmente encontrados em shows armados para o público, como também o modo como isso mexe com cada pessoa envolvida. Traz gatilhos a uns e um desconforto enorme a outros. Não tem como não se agarrar à forma de narrativa, fluido e com um ritmo excelente, não tem altos e baixos, não tem uma quebra brusca da narrativa, mas traz pontos de vista alternados entre Charlie e Dev; dito os dois protagonistas da obra.

rainbowd00dles

Fanart por: rainbowd00dles

Mas não se deixe levar só por aí, vá de mente aberta para encontrar representatividade queer: ace, bi, e tantas mais importantes letras de uma sigla com tamanho peso como LGBTQIAP+

Qual o limite de se expor para manter sua imagem após um “escândalo” que o deixou longe da própria empresa? Quais os limites para entender que suas necessidades, medos e restrições não são frescura? Qual o limite para aprender a se aceitar como é? Nesse livro temas assim também são abordados, e na minha humilde opinião, de uma forma fabulosa e cautelosa. Tudo amarrado com o devido cuidado para fazer de uma obra de romcom algo memorável e querido.

“Continua pensando enquanto as câmeras se movem novamente para as gravações do momento de descontração. Então, uma mulher loira o pega pelo pulso e Charlie não consegue pensar em mais nada que não seja o toque indesejado.”

A Estratégia do Charme é super indicado para leitores vorazes que adoram maratonar a leitura numa sentada! Também indicado para aqueles que buscam ver um pouquinho de vida real dentro de uma obra ficcional, e indicado, claro, para os românticos incorrigíveis que adoram um romance “impossível”. Neste livro você encontrará, dentre muitos outros temas abordados: autoaceitação, TOC, medos reais, autocuidados, amor.

  • The Charm Offensive
  • Autor: Alison Cochrun
  • Tradução: Vitor Martins
  • Ano: 2022
  • Editora: Paralela
  • Páginas: 328
  • Amazon

rela
ciona
dos