Kitty Talbot foi rejeitada pelo noivo três meses antes do casamento. Isso se transforma no pior pesadelo para ela que dependia desse casamento para pagar as dívidas do pai e dar uma vida digna às suas quatro irmãs. Determinada, ela parte para Inglaterra a fim de encontrar um marido na temporada social. Lá, ela vai conhecer o rico Archibald de Lacy, e uma relação de amizade vai nascer.

Contudo, sua temporada vai ser mais complicada com a chegada do irmão de seu novo alvo, o lorde Radcliffe. Ele está determinado a não deixar seu irmão se relacionar com Kitty, pois tem certeza que ela é uma caça-fortunas. Os dois vão se surpreender com a determinação de Kitty em salvar sua família da falência.

Eu preciso sempre ler pelo menos um romance de época por ano. Isso é muito menos do que eu gostaria de ler, mas meu ritmo de leitura anda baixo apesar do desejo de ler muito. Há muitas autoras consagradas e famosas quando o assunto é romance de época, mas eu também gosto muito de ler autoras novas e que tem novas perspectivas para as histórias. E como Manual para Damas em Busca de um Marido (Rico) é o primeiro livro da Sophie Irwin, achei que era uma boa ideia conhecer.

O livro realmente traz características que fogem do que eu estava acostumada a ler em romances de época. Acho que o ponto principal é a construção da personagem principal. Kitty Talbot é uma mulher determinada e nada vai impedi-la de alcançar seu objetivo, um bom casamento. Até porque não é somente a vida dela que depende disso, o futuro de suas quatro irmãs está em suas mãos.

Acredito que essa preocupação, muito válida, claro, foi o que impediu a autora de construir um romance mais leve e fofinho. Eu consegui perceber outras características positivas da protagonista, mas sua determinação em relação ao seu objetivo se sobressai o tempo todo. Eu cheguei a ficar preocupada achando que a trama ia ser só sobre isso.

“Nem todos nós podemos seguir o coração”

Quando ela conheceu o rico Archibald de Lacy, eu gostei muito da interação entre eles, mesmo percebendo que ela só tinha um objetivo em mente, os momentos com eles estavam, tomando um rumo mais divertido. Por um breve momento acreditei que ia ser ele a pessoa dela. Contudo, eu estava errada. O surgimento de seu irmão mais velho, O lorde Radcliffe, vem para mudar o rumo da narrativa. Mas foi nesse quesito que acho que a autora pecou, as trocas que eles fazem são sempre rudes e nada fofas. Ou há momentos que parecem negócios, então ficou difícil ver algo mais romântico surgindo. Eu cheguei a ficar com dúvidas sobre qual o caminho que a autora iria seguir.

Depois que a relação deles vira algo mais de “negócios”, eu consegui visualizar um final, mas mesmo assim faltou momentos engraçados e trocas mais românticas entre o casal. Sempre penso que quando leio um romance de época, quero ler fofura e romancinho. Dá para trabalhar muitas questões e mesmo assim ter uma história bonita. Contudo, fora esse deslize da autora, o tema do livro é bem interessante.

Há muitos momentos da burguesia dos quais a gente adora ler, os jantares, os bailes e muitas interações  sociais, que dependem de uma boa reputação da dama. E foi aqui que a autora inseriu uma combinação benéfica para os dois personagens. Eu gosto bastante de livros que apresentam uma pessoa nova nesse cenário e todo o falatório que isso gera nos ciclos sociais. Como Kitty não fazia parte dessa burguesia, ela mostra estar consciente do papel que teve assumir para ter seu lugar entre essas pessoas. Sophie sabe mesclar bem esses momentos e apresenta uma trama bem fluida, com uma escrita bem leve.

Manuel para Damas em Busca de um Marido (Rico) é com certeza um livro que inova dentro do gênero. Por isso, acredito que essa leitura tem que ser feita sem a expectativa de encontrar um romance de época nos moldes das tramas que estamos acostumadas. Aqui falta romance e sobra determinação. Uma boa leitura para inovar dentro do gênero!

Avaliação: 3 de 5.

  • A Lady’s Guide to Fortune-Hunting
  • Autor: Sophie Irwin
  • Tradução: Livia de Almeida
  • Ano: 2023
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 272
  • Amazon

rela
ciona
dos