Sophie tinha uma vida muito confortável, repleta de amor e carinho, ao lado de James, pai da sua filha e um político muito importante. Bom pai, bom marido, extremamente competente em tudo que faz, se tornando inclusive o braço direito do Primeiro Ministro britânico, mas em uma noite tudo desmorona.

Sophie estava esperando James para irem em um jantar com os amigos, mas sua demora causa estranheza, ela já estava pronta, a filha deles já estava com a babá, tudo ajeitado para que eles saíssem. Com o passar do tempo ela não tem mais desculpas para dar aos amigos que estão os esperando, desmarcando o compromisso.

Quando James chega, nem a babá está mais na casa, Sophie está exausta e decepcionada, mas observando o rosto do marido tudo desaba. Ele está arrasado, sério, com a cara acabada, junto com a fisionomia ele traz uma notícia alarmante, que faria a vida dos dois mudar completamente. James resolveu revelar tudo de uma só vez: estava sendo acusado de assédio sexual no trabalho.

Anatomia de Um Escândalo é bem escrito, daqueles que nós ficamos na dúvida se é realmente apenas ficção. Mas no fundo sabemos que em algum momento aqueles fatos aconteceram de verdade com pessoas anônimas, o que dá um peso muito maior para o tema exposto na obra.

Porém, o livro não é sobre o escândalo em si, não é a batalha judicial e midiática que tudo isso acaba se tornando durante o desenvolvimento, e sim sobre Sophie. Ela é uma mulher que teve a vida arruinada sem ter nenhuma culpa ou sem poder interferir de alguma maneira, que viu da noite para o dia seu mundo desabar, por escolhas daquele que ela achava que protegeria a ela e a sua filha, alguém que ela confiava e amava.

A história gira em torno de como ela recebe essas mudanças e de como isso vai fazê-la se tornar uma nova pessoa. A cada momento ela vê o buraco sem fundo em que James a meteu aumentar, primeiro com a revelação do caso naquela noite, depois com as manchetes nos jornais, com ela sendo vista como a mulher traída de um crápula. A cada novo dia tudo só piora, como ela poderá viver com aquilo? Quais decisões ela deve tomar? Ficar com ele, perdoar o caso e acreditar que nada do que a vítima estava falando era verdade ou dar ouvidos a tudo que estava sendo dito sobre o homem que ela mais amou na vida?

Essa é uma obra perigosa, cheia de gatilhos e muito reflexiva, que entrega diversos questionamentos sobre a sociedade e a forma como vivemos, sabendo que várias mulheres estão em ambos papéis, tanto no de Sophie como no da vítima, que precisam tomar decisões muito parecidas com aquelas apresentadas nessa ficção, mas que vão muito além dela.

Anatomia de Um Escândalo é tão bom que virou série na Netflix com o mesmo nome. A temporada é ótima, consegue desenvolver mais a história e da rosto para aquela pessoa que está sofrendo no livro. São 6 episódios de uma hora, bem completos, mas o livro, como sempre, é bem melhor e a história consegue ficar muito mais penetrante.

Se você está pronto para um livro com esse peso, se tem a curiosidade de saber como as ações de outra pessoa pode interferir diretamente na vida de alguém neste contexto e como a verdade pode ser devastadora, essa é uma leitura pra você.

Avaliação: 5 de 5.

  • Anatomy of a Scandal
  • Autor: Sarah Vaughan
  • Tradução: Carolina Simmer
  • Ano: 2023
  • Editora: Record
  • Páginas: 350
  • Amazon

rela
ciona
dos