Mensageiro da Verdade é o quarto volume da série Maisie Dobbs, da autora Jacqueline Winsper, publicado pela Arqueiro e que faz parte do selo Mistérios em Série. No primeiro volume, que leva o nome da protagonista, conhecemos Maisie Dobbs, uma investigadora e psicóloga que depois de servir como enfermeira na Primeira Guerra Mundial, volta a Londres para trabalhar com o médico e detetive Dr. Mauricie Blance. A editora publicou os três primeiros em 2022, e esse quarto volume, no segundo semestre de 2023. A série já conta com 17 histórias. 

Londres, 1931. Maisie Dobbs recebe em seu escrtitório, a famosa jornalista de guerra, Georgina. Seu irmão, Nick Bassington-Hope, caiu de um andaime enquanto montava sua nova exposição de arte. Contudo, depois de dias insistindo com a polícia que fizesse uma investigação, Georgina resolve recorrer a uma investigação particular. Ela acredita que seu irmão foi assassinado.

Maisie ao escutar a jornalista, decide aceitar investigar o acontecido. Os segredos parecem ser maiores do que as duas imaginavam, quando descobrem que muitos artistas tentam, através de suas obras, denunciar os horrores da guerra. Muitos segredos serão revelados dessa Inglaterra imersa em uma crise sem igual.

Desde o  primeiro livro eu rasgo elogios para Maisie, gostei dela logo de cara. Como já estou no quarto volume da série, já criei uma conexão com a personagem. Sinto que conheço ela muito bem. Vi Maisie se formar como detetive e formar um estilo próprio de investigação. Contudo acredito que seja esse mesmo estilo e a personalidade dela que tenham sido fatores negativos neste volume. Maisie é uma mulher doce, sensível, inocente e muito dedicada. Ela não é uma pessoa maldosa e acredita na bondade das pessoas. Pelo jeito de Maisie, é claro que ela tem uma visão aguçada para os acontecimento, mas achei que as coisas aconteceram muito facilmente para ela. 

Conheça a série Maisie Dobbs

Nesse volume, a autora não deixa de fora a contextualização sobre Maisie e traz no diálogo de outros personagens uma pequena retomada sobre a vida da detetive. O contexto da Inglaterra não é dos melhores, o país está em crise, e a Grande Depressão está chegando no seu ápice no Reino Unido. Esse é um dos motivos de eu gostar tanto dessa série, por ela ser uma ficção histórica. A autora sempre traz alguma informação que era novidade pra mim. Aqui, foi principalmente o tema da arte como denúncia das atrocidades da Grande Guerra. 

Aqui, a autora fugiu um pouco da fórmula dos livros anteriores, e gostei bastante disso. Achei extremamente interessante a autora trazer a arte como foco nessa trama. Maisie descobre que Nick retratava pessoas reais em suas pinturas, e isso dava uma importância ainda maior para suas obras. Aqui, a autora mostra artistas depois da guerra, usando a arte como  uma denúncia. Além disso, a autora vai ainda mais longe ao mostrar como países ricos adquiriram obras de arte nos momentos delicados após os conflitos mundiais.

Outro ponto muito importante que a autora aborda, é a diferença de classe. Jacqueline foca bem na questão da saúde e em como ricos e pobres têm e não têm acesso a um bom tratamento médico. Ela realmente mostra os dois lados, mas fiquei extremamente sensibilizada com a questão de saúde envolvendo Lizzie, a filha de seu ajudante, Billy.

“Às vezes a ajuda assume a forma de uma orientação. E a paz é algo que encontramos quando temos companhia em nossa jornada.”

Uma ajuda importante na investigação de Maisie vai ser a relação que ela cria com Georgina, a irmã de Nick. Georgina tem seus próprios mistérios a serem revelados, e sua família não fica para trás. Além disso, há um colecionador, também mega suspeito, interessado em ter toda a obra de Nick. Todos parecem ter segredos, e é muito interessante ver a detetive descobrindo, mesmo que (como eu falei no começo da resenha) muitas informações venham facilmente para ela. Por isso, achei esse o livro mais fraco da série.

Mensageiro da Verdade mostra o impacto da guerra na arte e já introduz questões (acredito eu) para o futuro da série. Torço para que a editora arqueiro publique mais livros da série, pois quero continuar lendo.

Avaliação: 3.5 de 5.

  • Messenger of Truth
  • Autor: Jacqueline Winspear
  • Tradução: Nina Schipper
  • Ano: 2023
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 320
  • Amazon

rela
ciona
dos